Cozy Powell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cozy Powell
Informação geral
Nome completo Colin Flooks
Nascimento 29 de Dezembro de 1947
Origem Cirencenter, Inglaterra
País Reino Unido Reino Unido
Data de morte 5 de Abril de 1998 (50 anos)
Gênero(s) heavy metal, hard rock
Instrumento(s) bateria
Período em atividade 1968 - 1998
Afiliação(ões) Black Sabbath
Whitesnake
Rainbow
Página oficial www.CozyPowell.com

Cozy Powell (Cirencenter, Gloucestershire, 29 de Dezembro de 1947Bristol, 5 de Abril de 1998) foi um renomado e aclamado baterista britânico.

Muito solicitado em gravações de pop e rock, Cozy Powell foi quase uma lenda no estilo pesado de tocar bateria, tocando ao lado de nomes como Rainbow, Whitesnake, Mickie Most, Black Sabbath, Keith Emerson, Greg Lake (Emerson, Lake & Powell), ou mesmo no seu trabalho solo, como o single "Dance with the Devil", que foi seu maior hit no Reino Unido, em 1974.

Powell começou sua carreira profissional em 1965 com o The Sorcerers, eventualmente tocando com Jeff Beck, depois que este deixou o Yardbirds. Em 1971, formou a Bedlam, chegando a lançar um álbum, mas abandonou este projeto para produzir singles, como o "Dance with the Devil", faixa instrumental que chegou à 3ª posição no Reino Unido em 1974. Mais tarde ele formou o Cozy Powell's Hammer, que rompeu-se em 1975. Em 1975 se juntou ao Rainbow, do guitarrista Ritchie Blackmore, ficando até 1980. Sempre muito requisitado, ele alternava seus trabalhos entre seções de estúdio e concertos ao vivo com uma grande variedade de bandas como o Michael Schenker Group, Whitesnake e Black Sabbath, nunca permanecendo em nenhuma banda por muito tempo. Em 1996, ele trabalhou numa longa turnê com o Fleetwood Mac.

Em abril de 1998, Cozy Powell havia abandonado uma turnê com Yngwie Malmsteen por ter machucado o pé. Pouco tempo depois, em 5 de Abril, Cozy morreu num acidente de automóvel enquanto dirigia seu carro, um Saab 9000, a cerca de 170 km/h sob chuva, na rodovia M4 próximo à cidade de Bristol, na Inglaterra. De acordo com uma reportagem da BBC, no momento do acidente o índice alcoólico de Cozy estava acima do limite permitido. Ele não usava cinto de segurança e conversava com sua atual namorada, Sharon Reeve, no telefone celular. Ela ouviu o barulho da batida.[1]

Notáveis bandas e artistas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entertainment Girlfriend hears rock star die (em inglês) BBC News (25 de agosto de 1998).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um baterista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.