Diocese de Leopoldina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diocese de Leopoldina
Diœcesis Leopoldinensis
Localização
País  Brasil
Arquidiocese Metropolitana Arquidiocese de Juiz de Fora
Estatísticas
População 596 487
Área 8491 km²
Informação
Rito romano
Criação da Diocese 28 de março de 1942
Padroeiro São Sebastião
Governo da Diocese
Bispo José Eudes Campos do Nascimento
Jurisdição diocese
Contactos
Endereço Praça Dom Helvécio, 75, 36700-000, Leopoldina-MG
Página Oficial http://www.dioceseleopoldina.com/
E-mail recepcao@dioceseleopoldina.com

A Diocese de Leopoldina é uma divisão territorial da Igreja Católica no estado de Minas Gerais. Está inserida na província eclesiástica de Juiz de Fora. A sé episcopal está na Catedral de São Sebastião, na cidade de Leopoldina.

Limita-se a oeste com a Arquidiocese de Juiz de Fora, a norte com Arquidiocese de Mariana, a nordeste com a Diocese de Caratinga, a leste com a Diocese de Campos e a sul com a Diocese de Nova Friburgo e a Diocese de Valença.

História[editar | editar código-fonte]

A Diocese de Leopoldina foi criada em 28 de março de 1942 pela bula Quae ad maius do Papa Pio XII. Foi formada por territórios desmembrados da Arquidiocese de Mariana e mais as paróquias de Argirita e de Providência, que eram subordinadas à então diocese de Juiz de Fora. O decreto de constituição da diocese foi publicado pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Bento Aloisi Masella.

O pedido para criação da diocese foi feito ao papa Pio XII pelo próprio arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, em razão do grande território que formava sua arquidiocese. A diocese foi instalada em 5 de agosto de 1942, na presença do arcebispo de Mariana e dos bispos de Caratinga e de Valença. Na ocasião, Dom Helvécio nomeou o padre José Domingues Gomes como administrador da diocese até a posse do primeiro bispo, Dom Delfim Ribeiro Guedes, ocorrida em 31 de outubro do mesmo ano[1] [2] .

Em 1979, passaram para a jurisdição da Diocese de Leopoldina as paróquias dos municípios de Além Paraíba, Estrela Dalva, Volta Grande e Pirapetinga, as quais pertenciam à Arquidiocese de Juiz de Fora.[2]

A paróquia mais antiga da diocese é a Paróquia São João Batista, em Visconde do Rio Branco, fundada em 1810, quando era subordinada à então Diocese de Mariana[3] .

Divisão territorial[editar | editar código-fonte]

A Diocese de Leopoldina é composta por 64 paróquias, organizadas em 6 foranias. Seu território apresenta uma área de 8 491 km² que abrange 34 municípios da Zona da Mata Mineira: Leopoldina, Além Paraíba, Antônio Prado de Minas, Argirita, Astolfo Dutra, Barão de Monte Alto, Cataguases, Dona Eusébia, Estrela Dalva, Eugenópolis, Guarani, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Laranjal, Miradouro, Miraí, Muriaé, Palma, Patrocínio do Muriaé, Pirapetinga, Piraúba, Recreio, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, São Geraldo, São Sebastião da Vargem Alegre, Tocantins, Ubá, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande. [1] [4] .

A população da diocese é de 596 487 habitantes, segundo o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.[5] Estima-se que os católicos representem 75% da população da diocese.[6]

Bispos da diocese[editar | editar código-fonte]

# Nome Período Notas
José Eudes Campos do Nascimento 2012-atual
Dario Campos, OFM 2003-2011 Nomeado Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim
Dom Célio de Oliveira Goulart, OFM 1998-2003 Nomeado Bispo da Diocese de São João del-Rei
Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, O. Præm 1990-1996 Nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre
Dom Sebastião Roque Rabelo Mendes 1985-1989 Bispo Auxiliar emérito de Belo Horizonte
Dom Geraldo Ferreira Reis 1961-1985 Bispo emérito
Dom Delfim Ribeiro Guedes 1943-1960 Bispo emérito da Diocese de São João del-Rei

Referências

  1. a b Diocese de Leopoldina. Diocese de Leopoldina. Visitado em 23 de fevereiro de 2014.
  2. a b Jussara Fernandes Reis. Em direção aos céus: a construção da Catedral de São Sebastião e a instalação da Diocese em Leopoldina, MG Associação Nacional de História. Visitado em 26 de fevereiro de 2014.
  3. Diocese de Leopoldina. Paróquias. Visitado em 23 de fevereiro de 2014.
  4. Diocese de Leopoldina. Paróquias. Visitado em 23 de fevereiro de 2014.
  5. Minas Gerais: População por município Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de setembro de 2011.
  6. Diocese of Leopoldina Catholic-Hierarchy. Visitado em 18 de março de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]