Saltar para o conteúdo

Oi Móvel: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Remoção de vandalismo
Linha 41: Linha 41:
|- style="vertical-align:top;"
|- style="vertical-align:top;"
|}
|}
'''A Oi é uma operadora de telefonia celular que foi fundada em Junho de [[2002]] como um braço do Grupo Telemar (atual [[Oi Fixo]]), atuante nos mesmos estados que esta: [[Alagoas]], [[Amapá]], [[Amazonas]], [[Bahia]], [[Ceará]], [[Espírito Santo (estado)|Espírito Santo]], [[Maranhão]], [[Minas Gerais]], [[Pará]], [[Paraíba]], [[Piauí]], [[Pernambuco]], [[Rio de Janeiro]], [[Rio Grande do Norte]], [[Roraima]], [[Sergipe]], e mais recentemente em [[São Paulo]]. Dia 17 de Maio de 2009 ela começou suas operações no [[Acre]], [[Goiás]], [[Mato Grosso]], [[Mato Grosso do Sul]], [[Paraná]], [[Rondônia]], [[Rio Grande do Sul]], [[Santa Catarina]], [[Tocantins]], mais o [[Distrito Federal (Brasil)|Distrito Federal]].
A Oi é uma operadora de telefonia celular que foi fundada em Junho de [[2002]] como um braço do Grupo Telemar (atual [[Oi Fixo]]), atuante nos mesmos estados que esta: [[Alagoas]], [[Amapá]], [[Amazonas]], [[Bahia]], [[Ceará]], [[Espírito Santo (estado)|Espírito Santo]], [[Maranhão]], [[Minas Gerais]], [[Pará]], [[Paraíba]], [[Piauí]], [[Pernambuco]], [[Rio de Janeiro]], [[Rio Grande do Norte]], [[Roraima]], [[Sergipe]], e mais recentemente em [[São Paulo]]. Dia 17 de Maio de 2009 ela começou suas operações no [[Acre]], [[Goiás]], [[Mato Grosso]], [[Mato Grosso do Sul]], [[Paraná]], [[Rondônia]], [[Rio Grande do Sul]], [[Santa Catarina]], [[Tocantins]], mais o [[Distrito Federal (Brasil)|Distrito Federal]].
Foi a primeira operadora do [[Brasil]] a usar a tecnologia [[GSM]], primeira a acabar com a [[multa]] por mudança de operadora e segunda a vender aparelhos desbloqueados (a primeira foi a [[Algar Telecom]]).
Foi a primeira operadora do [[Brasil]] a usar a tecnologia [[GSM]], primeira a acabar com a [[multa]] por mudança de operadora e segunda a vender aparelhos desbloqueados (a primeira foi a [[Algar Telecom]]).



Revisão das 23h59min de 4 de maio de 2016

 Nota: Se procura especificamente o Grupo Oi, veja Oi (telecomunicações).
 Nota: Se procura especificamente o serviço de telefonia fixa, veja Oi Fixo.
Oi
Slogan: Seu mundo não para.
Fundação: Fundada no Brasil em 2002 pela antiga Telemar
Nº de Clientes: + de 75,0 Milhões
Acionista(s): Oi
Área de Atuação: Todos os Estados do Brasil
Tecnologia: GSM/3G/4G
Dados: GPRS/EDGE/HSDPA/HSUPA/LTE
Cobertura
Cobertura Nacional e acordos de Roaming Internacional: A Oi cobre mais de 3000 cidades em todo o Brasil, incluindo todas as capitais dos estados onde atua e Distrito Federal. Os clientes podem usar o celular pelo mundo através de Roaming Internacional, num total de 200 países.
Site
Oi www.oi.com.br

A Oi é uma operadora de telefonia celular que foi fundada em Junho de 2002 como um braço do Grupo Telemar (atual Oi Fixo), atuante nos mesmos estados que esta: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe, e mais recentemente em São Paulo. Dia 17 de Maio de 2009 ela começou suas operações no Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, mais o Distrito Federal. Foi a primeira operadora do Brasil a usar a tecnologia GSM, primeira a acabar com a multa por mudança de operadora e segunda a vender aparelhos desbloqueados (a primeira foi a Algar Telecom).

Em dezembro de 2007 anunciou a compra da Amazônia Celular e passou a ser líder no Norte do País.[1].

O slogan publicitário da Oi que mais marcou foi: "Oi. Simples assim." Atualmente o slogan é: Seu mundo não para.

Sobre a Oi

A Oi é a maior empresa brasileira de telecomunicações e uma das primeiras a oferecer serviços convergente. A Oi, com sede no Rio de Janeiro, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, internet etc. Em 2009, a Oi comprou a Brasil Telecom e passou a operar em todos os estados do País e no Distrito Federal, porém com graves problemas de cobertura[2]. Hoje, a Oi tem mais de 62 milhões de clientes.

A Oi controla uma posição de quase de 20% na Hispamar - operadora de satélites - e uma posição de controlo na Contax Contact Center.

História

A antiga Telemar começou a operar com telefonia móvel em 2002 com a marca Oi e desde então promove-se com um marketing agressivo diante de seus concorrentes. Foi a primeira operadora GSM a operar no Brasil e logo no ano de seu lançamento conquistou milhares de clientes com a promoção "31 Anos" (31 é o número da operadora para chamadas de longas distância) em que o usuário poderia realizar ligações locais gratuitas nos finais de semana por um período de 31 anos.

Na mídia a Oi geralmente usa atores famosos e jovens vestidos, na maioria das vezes, de forma simples (para ratifir com o slogan) e concluindo o comercial com uma criança dizendo "Oi".

A empresa passou a vender celulares não bloqueados e a desbloquear gratuitamente os que já tinham sido vendidos, com a mudança no regulamento sobre o bloqueio de SIMLock (SMP-477).

A Telemar, em 2007 passou a usar a marca Oi em todos os seus produtos (telefonia fixa, internet banda larga e DDD).

Em 2007 a Oi obteve lucro recorde em suas operações de 2,358 bilhões de reais superando em 48,6% o lucro do ano anterior. A empresa atribuiu o grande lucro, principalmente, a ampliação dos clientes em banda larga (Oi Velox) e telefonia celular.

Em 28 de Julho de 2010 a Portugal Telecom assinou um contrato com vista à aquisição de 22.38% da Oi iniciando uma parceria estratégica entre ambas as empresas. A expansão internacional na América Latina e África e o Plano Nacional de Banda Larga serão alguns dos pontos principais para esta associação.

Convergência

Em 2006 deu início a um processo de convergência entre os demais serviços do Grupo Telemar (telefonia fixa e provedor de internet banda larga). Processo pioneiro no país, a convergência é uma tendência mundial entre as operadoras de telecomunicações. Resume-se em integrar em um único pacote, com única cobrança ou único produto todos os serviços que uma residência necessita como por exemplo: serviços de telefonia móvel (Celular), serviços de telefonia fixa, acesso internet banda larga - no caso da Oi, acesso ADSL -, serviços de ligações longa distância, entre outros.

Após sua fusão com a Telemar, sua "empresa-mãe", o grupo formado então, denominado como Grupo Telemar, tende a assumir como marca única o nome "Oi" no mercado.

Antigamente, os atendentes Oi e Telemar eram treinados para utilizarem a velha marca. ja hoje, a conta Telemar está ficando mais parecida com a da Oi. A empresa agora utiliza os termos "Oi Fixo", "Oi Móvel" e "Oi Velox", visando consolidar a idéia da convergência. O motivo da escolha deve-se ao fato da Oi ser a marca mais forte do grupo, com mais apelo do público, e menor grau de rejeição. O nome Telemar não será extinto de uma vez entretanto, e sim aos poucos, num processo lento de alteração de marca e logotipo.

Referências

Ligações externas

Predefinição:Empresas de telefonia no Brasil

Predefinição:Oi

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.