Google Wave

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Google Wave
Requer pagamento? Não
Gênero Rede Social
Cadastro Sim (conta do Google)
País de origem  Estados Unidos
Idiomas Estados Unidos Inglês
Lançamento 28 de Maio de 2009
Extinção 4 de Agosto de 2010
Desenvolvedor Google
Proprietário Google
Página oficial http://wave.google.com

O Google Wave foi um projeto anunciado pelo Google durante a conferência "Google I/O", realizada no dia 28 de maio de 2009. Tratava-se de uma plataforma para web cuja intenção era unir as características de serviços como e-mail, instant messaging, wiki e social networking em um ambiente único, funcionando a partir de qualquer browser (desde que fosse compatível), em qualquer sistema operacional. Algumas das suas características mais interessantes eram os avançados sistemas de correção ortográfica e tradução instantânea durante bate-papos virtuais. O Google Wave foi lançado com a promessa de "matar" o e-mail.

Protocolo e API[editar | editar código-fonte]

A empresa anunciou em seu website que o serviço utilizaria um protocolo aberto, o Google Wave Federation Protocol, que poderia ser utilizado no desenvolvimento de sistemas wave customizados. O protocolo possui APIs para a criação de extensões de cliente e de servidor. O Google também anunciou que pretende disponibilizar a maior parte do código sob forma de código aberto.

Fim do Google Wave[editar | editar código-fonte]

O Google, em 4 de Agosto de 2010 anunciou o fim do Google Wave. A empresa esperava uma melhor recepção dos usuários pelo produto. Muitos consideravam a interface do Google Wave bastante confusa. A empresa disse acreditar que a tecnologia do Google Wave poderia ser usada em outros projetos futuros.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]