Higurashi no Naku Koro ni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.


Higurashi no Naku Koro Ni
ひぐらしのなく頃に
Gênero Terror, Suspense psicológico
Jogo
Desenvolvedor 07th Expansion
Distribuidor 07th Expansion
Gênero Visual Novel
Plataforma PC, PS2, Nintendo DS
Lançamento Onikakushi-hen (10/08/02)
Watanagashi-hen (29/12/02)
Tatarigoroshi-hen (15/08/03)
Himatsubushi-hen (13/08/04)
Meakashi-hen (30/12/04)
Tsumihoroboshi-hen (14/08/05)
Minagoroshi-hen (30/12/05)
Matsuribayashi-hen (13/08/06)
Higurashi no Naku Koro ni Rei (31/12/06)
Mangá
Autor Ryukishi07
Ilustrador Karin Suzuragi (Onikakushi-hen & Tsumihoroboshi-hen)
Yutori Hōjō (Watanagashi-hen & Meakashi-hen)
Jirō Suzuki (Tatarigoroshi-hen)
Yoshiki Tonogai (Himatsubushi-hen)
En Kitō (Onisarashi-hen & Utsutsukowashi-hen)
Mimori (Yoigoshi-hen)
Editora(s) Japão Square Enix (Série principal e Yoigoshi-hen)
JapãoKadokawa Shoten (Onisarashi-hen & tsutsukowashi-hen)
Revista JapãoGangan Powered (Onikakushi-hen & Tsumihoroboshi-hen)
Gangan WING (Watanagashi-hen & Meakashi-hen)
GFantasy (Tatarigoroshi-hen & Yoigoshi-hen)
Gangan (Himatsubushi-hen)
Comp Ace (Onisarashi-hen & Utsutsukowashi-hen)
Data de publicação 24 de março de 2005 – 22 de novembro de 2011
Volumes 38
Light Novel
Autor Ryukishi07
Ilustrador Yutori Hōjō, Mimori, Jirō Suzuki, Karin Suzuki, Tonogai Yoshiki
Editora Japão Square Enix
Data de publicação 20062007
Volumes 4
Anime
When They Cry
Direção Chiaki Kon
Estúdio Studio Deen
Exibição original 4 de abril de 2006 – 26 de setembro de 2006
Emissoras de TV Japão Chiba TV, Kansai TV, Tokai TV
Nº de episódios 26
Anime
Higurashi no Naku Koro ni Kai
Direção Chiaki Kon
Estúdio Studio Deen
Exibição original 6 de julho de 2007 – 17 de dezembro de 2007
Emissoras de TV Japão Chiba TV, Kansai TV, Tokai TV
Nº de episódios 24
Light Novel
Autor Ryukishi07
Editora Japão Kodansha Box
Data de publicação Agosto de 2007Março de 2009
Volumes 17
Filme
Lançamento 10 de maio de 2008
Cor Colorido
Diretor Ataru Oikawa
OVA
Higurashi no Naku Koro ni Rei
Direção Toshifumi Kawase
Estúdio Studio Deen
Lançamento 25 de fevereiro de 200921 de agosto de 2009
Nº de episódios 5
Filme
Lançamento 18 de abril de 2009
Cor Colorido
Diretor Ataru Oikawa
OVA
Higurashi no Naku Koro ni Kira
Direção Hideki Tachibana
Estúdio Studio Deen
Lançamento 21 de julho de 201125 de janeiro de 2012
Nº de episódios 4
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Higurashi no Naku Koro ni (ひぐらしのなく頃に? lit. "Quando as Cigarras Choram") é uma série de jogos eletrônicos japoneses no estilo visual novel produzidos pelo 07th Expansion e baseados na engine NScripter.

A série se foca em um grupo de amigos e os estranhos acontecimentos que ocorrem na vila na qual vivem. O primeiro jogo de PC da série, Onikakushi-hen, foi lançada em 10 de agosto de 2002, e o oitavo e último jogo, Matsuribayashi-hen, foi lançado em 13 de Agosto de 2006.

Com a popularidade da série, foram feitos CDs de Drama; o primeiro, baseado no Onikakushi-hen, foi lançado em 27 de maio de 2005. Mais tarde, foi feita uma adaptação em mangá do jogo, lançada em Março de 2006 na revista japonesa de mangás Gangan Powered, com ilustrações da artista japonesa Karin Suzuragi. Em Abril de 2006, também foi ao ar a adaptação para anime com 26 episódios, feita pelo Studio Deen, exibindo somente seis dos oito capítulos originais. Meses após o lançamento dessa série, foi anunciado também a sequência do anime, Higurashi no Naku Koro ni Kai produzida pelo mesmo estúdio, que foi ao ar entre 6 de Julho de 2007 e 17 de dezembro de 2007. Uma série de OVAs em cinco episódios também foi produzida, sendo o primeiro capítulo lançado em 25 de fevereiro de 2009.

Em 10 de maio de 2008 estreou nos cinemas japoneses a adaptação cinematográfica da série, retratando o primeiro arco da série, Onikakushi-hen. O filme foi estrelado por Gōki Maeda como Keiichi, Airi Matsuyama como Rena, Rin Asuka como Mion, Aika como Rika, and Erena Ono como Satoko. O filme contou com uma sequência, que estreou em maio de 2009 intitulado Higurashi no Naku Koro ni Chikai (ひぐらしのなく頃に誓).

O "naku" (なく?) do título possui duplo sentido. Primeiro, naku pode significar "Fazer sons" (鳴く?), referindo-se aos sons feitos por organismos não-humanos. Segundo, naku pode significar "chorar" (泣く?).

De acordo com o criador original, Ryukishi07, o Na() vermelho do logotipo, é parte oficial do título.

Nos Estados Unidos a série foi licenciada sob o nome de When They Cry - Higurashi.

Jogo[editar | editar código-fonte]

Higurashi é um jogo de mistério-assassinato descrito como um "sound novel" de 07thExpansion. Um "sound novel" é semelhante a um visual novel, sendo que o jogo exige interação do jogador relativamente pequena como a maioria do jogo é composto de diálogos de texto. A versão original não continha qualquer dublagem para os personagens. Enquanto um visual novel da base seria o aspecto visual, como o nome sugere, um sound novel base toma mais cuidado na produção de uma atmosfera através da música, efeitos sonoros, a história em si.

O jogo utiliza intervalos onde o jogador pode obter muitas dicas. Estas pontas permitem que o jogador de ler várias informações complementares que podem ou não ser útil para resolver o mistério. Por exemplo, uma das pontas pode ser tão simples como "esta é uma pequena aldeia, as crianças que vão para a escola são combinados em uma sala de aula, independentemente do que grau ou ano que estão dentro" Por outro lado, podem fornecer pistas valiosas, tais como ser capaz de ler os trechos dos artigos de jornal sobre os assassinatos que ocorreram em Hinamizawa. No início de cada um dos arcos de história, um poema enigmático por alguém conhecido como Frederika Bernkastel é lido, estes revelam um pouco do que vai acontecer no arco seguinte.

O jogo para PlayStation 2 "Higurashi no Naku Koro ni Matsuri" difere da série de jogos original, pois inclui dublagem completa, CGs redesenhadas, e integração de novos arcos questão estrelados por Keiichi em uma história única. Matsuri inclui os sete primeiros arcos de PC (Matsuribayashi-hen é excluído) e três arcos novos: Taraimawashi-hen, Tsukiotoshi-hen e Miotsukushi-hen. Após finalizar os sete arcos originais, os dois primeiros novos arcos estarão disponíveis. Além disso, quando esses dois arcos são finalizados, o epílogo, Miotsukushi-hen, é desbloqueado.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A história se passa durante Junho de 1983, numa vila rural fictícia chamada Hinamizawa (雛見沢?) (baseada na vila de Shirakawa, Gifu) que possui a população de aproximadamente 2000 habitantes. O personagem principal da série, Maebara Keiichi, se muda para uma vila chamada Hinamizawa e se torna amigo de suas colegas de classe: Ryuugu Rena, Sonozaki Mion, Rika Furude, Houjou Satoko e posteriormente Sonozaki Shion. Keiichi se junta as atividades do clube após a escola, que consistem, na maioria das vezes, em jogos de cartas ou tabuleiro.

A vila de Hinamizawa, aparentemente é normal e pacífica. Entretanto a tranquilidade termina quando é iniciado o festival anual Watanagashi, que comemora e agradece ao deus local, Oyashiro-sama. Keiichi aprende que no dia dos festival, nos últimos quatro anos, uma pessoa é assassinada e outra desaparece e nunca mais é vista. Keiichi então começa a investigar os estranhos eventos envolvendo o festival Watanagashi e o deus Oyashiro-sama. Em cada arco da história, um dos amigos se torna paranoico e comete os crimes. Geralmente os crimes envolvem o assassinato de seus próprios amigos.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
A sessão a seguir mostra o comportamento dos personagens durante a primeira temporada do anime.

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

Keiichi Maebara[editar | editar código-fonte]

O protagonista da série. Se muda para Hinamizawa em 1983. Antes de se mudar morava na cidade grande, e tinha o costume de atirar água com arminhas de brinquedo em crianças menores. Fica amigo de Rena, Mion, Rika, Satoko após entrar para o clube de jogos da escola, onde os integrantes participam de jogos (geralmente de cartas). No primeiro arco da série, Onikakushi-hen ele começa a ser atormentado por Rena e Mion após o festival Watanagashi, e depois acaba por matá-las. Então se suicida cravando as unhas no pescoço, percebendo que havia caído na maldição do Oyashiro-sama que o estava seguindo a todo lugar. No segundo arco Watanagashi-hen conhece Shion, irmã gêmea de Mion, e no dia do festival Watanagashi entra com ela no armazém do festival, algo considerado proibido, e então acredita estar amaldiçoado por Oyashiro-sama. Depois de uma série de acontecimentos, morre de ataque cardíaco. Antes de morrer, tem uma alucinação que mostra ele sendo morto por Mion no leito do hospital. No terceiro arco Tatarigoroshi-hen, Keiichi tenta ajudar Satoko a se livrar de seu tio criminoso, que a molesta. Infelizmente, no final, por um engano, Satoko acaba por achar que ele está possuído depois de, equivocadamente, ver o corpo de Rika mutilado e Keiichi com um machado na mão. Satoko o empurra de uma ponte. Depois aparece alguém em um bar vendo uma TV em algum lugar, na TV está falando sobre um vazamento de gás ocorrido em Hinamizawa. Keiichi aparece como um dos únicos sobreviventes. No quarto arco, Himatsubushi-hen não aparece. No arco Meakashi-hen tem um papel muito pequeno, somente recapitulações do Watanagashi-hen. Já no Tsumihoroboshi-hen ele é o único em quem Rena continua a confiar até o fim. Neste capítulo, Keiichi tem visões do dia em que matou Rena e Mion em Onikakushi-hen. Por várias razões que ocorrem no decorrer do capítulo, no final, Keiichi e Rena começam a lutar. Todavia, Rena percebe que ela estragou todos os dias felizes sozinha, e ao perceber isso Keiichi a ajuda a se recuperar e finalmente um dos arcos acaba feliz.

Rena Ryuugu[editar | editar código-fonte]

Pode ser considerada a amiga mais próxima de Keiichi, principalmente no primeiro arco. Em Onikakushi-hen, ela é mostrada como uma garota dócil de início, porém depois parece estar possuída pelo Oyashiro-sama, e aparenta tentar matar Keiichi diversas vezes. É revelado que havia nascido em Hinamizawa mas tinha saído da cidade e se mudado para Ibaraki, então um ano antes da história começar ela volta para Hinamizawa, Keiichi descobre que ela havia voltado a cidade e cometido um crime: havia quebrado todas as janelas da sua antiga escola com um taco de baseball, e ainda feriu três alunos que eram seus antigos amigos. No final de Onikakushi-hen durante outra aparente tentativa dela e de Mion de matar Keiichi, ele as mata em um ataque de fúria. No sexto arco é revelado que no último momento Rena implorou perdão a Keiichi, mas ele não a ouviu e matou-a. No Watanagashi-hen, Rena é mostrada de um modo mais sério do que no primeiro arco, perdendo um pouco de seu jeito infantil e dócil. Porém continua do bem e ao lado de Keiichi, no final é a única do grupo de amigos que sobrevive. Em Tatarigoroshi-hen tem um papel menor, mas de início é revelado que já havia se encontrado com Oyashiro-sama antes, e acredita que havia caído na maldição dele, por isso quando Keiichi pergunta sobre Satoshi ela fica com raiva, e então Mion diz a Keiichi que por causa do seu encontro com Oyashiro-sama, Rena não gosta que ninguém subestime a maldição. Em Himatsubushi-hen, assim como todo o grupo de amigos, exceto Mion que aparece rapidamente sem importância, e Rika que é a protagonista do arco, Rena não aparece já que o arco se passa cinco anos antes de Keiichi chegar a Hinamizawa. Em Meakashi-hen, tem um papel consideravelmente menor, já que a história se passa inicialmente dois anos antes e depois é uma recapitulação do Watanagashi-hen do ponto de vista de Shion. Já em Tsumihoroboshi-hen Rena é a protagonista, sendo que ela passa por acontecimentos semelhantes as ocorridos com Keiichi em Onikakushi-hen, ela descobre que o novo relacionamento de seu pai está tentado dar um golpe do báu nele. Então, ela mata a amante, chamada Rina. Depois, atrai o cafetão de Rina, o tio de Satoko, até o depósito de lixo e o mata. Porém quando vai esconder os corpos é descoberta por seus amigos que dizem que devia ter confiado neles e contado tudo. Apesar disso eles a ajudam a esconder os corpos. Depois recebe as anotações secretas de Takano Miyo que revelam segredos obscuros sobre o passado de Hinamizawa, e começa a ser perseguida pela polícia. Isso faz sofrer uma paranóia similar a de Keiichi em Onikakushi-hen. No final coloca todos os alunos da escola de Hinamizawa como reféns, exceto Keiichi, depois todos os alunos são libertados e ela entra em uma luta de vida ou morte com Keiichi, porém na hora H, ela se recusa a matá-lo, ao contrário de Keiichi em Onikakushi-hen e então o arco acaba com todos felizes.

Mion Sonozaki[editar | editar código-fonte]

Filha de uma das três grandes famílias da cidade, sendo que dentre as três famílias o poder da Sonozaki é absoluto, e Mion foi criada para ser a futura líder da família, assim que a atual líder, Sonozaki Oryou, avó de Mion, morrer. Em Onikakushi-hen Mion é nos mostrada como a garota mais velha do grupo de amigos, sendo um ano mais velha que Keiichi e Rena, e dois anos mais velha que Rika e Satoko, também é a representante da classe e a presidente do grupo de jogos. Neste mesmo arco, juntamente com Rena começa a tentar matar Keiichi, porém depois ele as mata. Em Watanagashi-hen Mion ganha mais brilho, conhecemos sua irmã gemêa Shion, e neste arco, Mion é mostrada como a grande vilã, por trás de todos os crimes de Hinamizawa e tudo foi planejado juntamente com sua família, exceto Shion que parece ser totalmente desligada de todos os crimes horrendos. Neste mesmo arco é dito que ela matou (após o festival Watanagashi) Rika e Satoko, e também sequestrou Shion, ela tenta matar Keiichi, mas acaba por somente dar um choque nele. No quinto arco Meakashi-hen descobrimos que na verdade os crimes foram cometidos por Shion, que havia prendido Mion no calabouço da família Sonozaki, onde supostamente estavam todos os corpos dos crimes cometidos no festival Watanagashi, e então Shion estava se passando por sua irmã enquanto cometia os crimes. Em Tatarigoroshi-hen Mion é quem revela sobre Satoshi a Keiichi, porém depois aparece com pouca importância. Já em Tsumihoroboshi-hen Mion não tem um papel muito grande, mas mesmo assim é importante, ela é, juntamente com Rika e Satoko, a quem Keiichi revela sobre seu passado após descobrir que Rena já sabia e que ela não acreditava mais em ninguém, já que ele, que a havia dito que amigos deviam contar tudo uns aos outros, havia escondido isso delas.

Shion Sonozaki[editar | editar código-fonte]

Irmã gêmea de Mion. Na família Sonozaki diz-se que quando nascem gemeos um deles deve ser estrangulado antes do primeiro banho, para que no futuro não ajam brigas em relação ao próximo líder da família. Porém não foi o que aconteceu com Shion, e então ela foi jogada em um colégio interno e tratada como um estorvo na família. Ela não é muito importante, nos primeiros arcos, mas se torna a protagonista em Meakashi-hen. Neste arco, ao fugir do colégio interno, dois anos antes de Keiichi ir para Hinamizawa, ela volta para Hinamizawa e se apaixona pelo irmão mais velho de Satoko, Satoshi, depois que ele a salvou de uma gangue. Ela certo dia descobre que Satoshi e Satoko sofrem abusos dos tios que cuidam deles desde que os pais morreram, Satoshi sempre protege Satoko e por isso fica geralmente muito cansado. Certo dia ela pede a Mion qe troque de lugar com ela para ela ficar na escola de Mion por um dia, então se passando po Mion, Shion briga com Satoko a fazendo chorar muito, pedindo a ela para reagir já que somente gritava por seu irmão, Satoshi vem e fica com muita raiva de "Mion". Depois a família Sonozaki descobre que Shion está apaixonada por Satoshi, e ela é obrigada a mostrar sua "distinção" (conhecimento do que é certo ou não), ou seja, arrancar 3 unhas (a unha inteira) de seus dedos ou perder Satoshi, já que uma Sonozaki não poderia amar um Houjou. Ela arranca a primeira, mas não aguenta dor e depois é segurrada e arrancam a força as outras duas unhas. Shion começa a guardar então um grande rancor de sua avó, Oryou, a líder, e passa a chamá-la de "velha demonio". Depois ocorre o festival Watanagashi e então a tia de Satoshi morre espancada até a morte, por ele, e depois ele desaparece. Dois anos depois, Shion começa a achar que sua família está por trás do sumiço de seu grande amor, e dos outros crimes de Hinamizawa. E então mata sua avó e prende Mion em uma cela do calabouço dos Sonozaki, lugar onde aparentemente só ela pode entrar. Ela consegue desfarçar os crimes, e planeja matar Keiichi que havia invadido o armazém com ela, e por isso deveria estar "amaldiçoado". Certo dia Rika vai até a mansão dos Sonozaki pedir molho de soja para fazer o jantar e então quando Shion (disfarçada de Mion) se vira Rika tenta atacá-la com uma seringa. Mas Shion desvia e acaba injetando a seringa em Rika, que fica tonta e perturbada e parece que para fugir da dor e das torturas que Shion faria com ela, Rika se mata esfaqueando a própria cabeça. Depois Satoko vem ver porque Rika demorou, e acaba sendo torturada por Shion até a morte. Depois Rena e Keiichi vão até a casa e Shion deixa Rena sozinha na sala e leva Keiichi ao calabouço e da um choque nele. Ele não morre. Depois Shion vai até a casa dele e dá uma facada nele. Ao voltar para o seu apartamento Shion escala pela janela, mas ela tropeça e cai. O arco termina com ela se arrependendo de todos os pecados e se libertano do demonio dentro dela enquanto cai.

Rika Furude[editar | editar código-fonte]

Nesta primeira temporada é mostrada inicialmente como um papel secundário em ambos os três primeiros arcos: Onikakushi-hen, Tatarigoroshi-hen e Watanagashi-hen. Descobrimos somente que ela é filha de uma das três grandes famílias, assim como Mion, a família Furude, está família é a dona do templo da cidade, os pais de Rika morreram durante o segundo ano do Watanagashi, e depois ela virou sacerdotiza do templo. Ela é melhor amiga de Satoko e as duas moram juntas desde que seus pais morreram, pois os de Satoko haviam morrido no primeiro ano do Watanagashi. Já em Himatsubushi-hen ela é a protagonista, juntamente com o detetive Akasaka Mamoru, ela conhece ele durante sua chegada na cidade e então o leva sua casa, o templo, lá Rika fica possuída por um curto tempo e avisa que ele deve voltar a Tóquio logo ou irá se arrepender, também diz a ele com toda certeza que "já foi decidido" que o projeto da represa seria desfeito (vale lembrar que este arco se passa cinco anos antes, ou seja, Rika tinha algo em torno de 5 ou 6 anos), depois ela desmaia. Então depois, quando Akasaka está indo até o cativeiro do garoto que ele veio investigar em Hinamizawa, ele vê Rika toda molhada e na beira da estrada pela janela do carro. No final do arco Rika novamente fica estranha e começa a prever coisas na frente de Akasaka, ela lhe diz que começara uma onda de assassinatos em Hinamizawa e depois diz que cinco anos depois em 1983 ela será morta. Ela diz que tem medo de morrer, mas que não há como fugir. Então em Meakashi-hen descobrimos porque Rika havia se matado, como mostrado no início do Watanagashi-hen. No Tsumihoroboshi-hen novamente Rika tem um papel secundário, porém ao final do capitúlo ela é mostrada como uma chave importante para o mistério, sendo até suspeito que ela seja a reencarnação de Oyashiro-sama, quando vai proteger Keiichi de Rena e diz (daquele modo sério de como quando ela estava previndo coisas) que elas duas já haviam se encontrado antes. Depois no final Rika sai da escola um pouco ferida e assiste ao lado de Mion e Satoko a luta entre Rena e Keiichi no telhado da escola. Ao final da luta Rika começa a chorar por Rena ter conseguido fazer com que tudo acabasse bem desta vez. Pois como é explicado na última cena, Rika diz (em pensamento, proavelmente para Oyashiro-sama) que brincara no jogo do junho infinito enquanto ele quiser.

Satoko Houjou[editar | editar código-fonte]

Irmã de Houjou Satoshi, seu irmão que fugiu há dois anos, ela vivia, desde então, muito triste, até que Keiichi chegou e começou a parecer com seu antigo Nii-Nii (como ela chamava Satoshi). Possui um passado triste. Sua mãe casou se novo e ela não gostava do padrasto, depois sua mãe e o padrasto morreram no primeiro ano do Watanagashi, então no terceiro ano sua tia com quem foi morar, foi espancada té a morte e seu irmão fugiu, então o tio dela a abandounou, e ela foi morar sozinha com Rika no templo Furude. Começa como uma personagem secundário e só ganha destaque em um arco: Tatarigoroshi-hen. Neste arco, mostra-se o retorno do seu tio malvado e então seu passado começa a ser revelado, Keiichi tenta matar o tio dele, mas parece que tudo havia sido um sonho, pois depois no outro dia ele já está vivo. Keiichi sabe por meio de Irie, o médico da cidade que tem uma estranha conexão com Satoko, que Satoko suporta os abusos do tio, pois acha que assim seu Nii-nii irá voltar, pois ela pensa que ele fuigu pois ela sempre o fazia defende-la, então se ela ficar mais forte e não necessitar dele, seu verdadeiro Nii-nii irá voltar. No final do arco Satoko vê Keiichi com um machado ao lado do corpo de Rika por coincidência e ela acab por achar que Keiichi matou sua melhor amiga, Satoko foge, mas Keiichi vai atrás e eles param em uma ponte, Satoko empurra Keiichi da ponte por achar que ele está possuído. Em Tsumihoroboshi-hen descobirmos que Satoko é uma mestra das armadilhas, e é graças a ela que a bomba que Rena havia colocado na escola foi desativada.

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

Miyo Takano[editar | editar código-fonte]

A enfermeira da cidade. É muito amiga de Tomitake, um fotógrafo autônomo que geralmente vai a Hinamizawa. Em todos os arcos, exceto Himatsubushi-hen já que se passa 5 anos antes, ela é a vítima da maldição de Oyashiro-sama na noite de Watanagashi, juntamente com Tomitake. Em Onikakeshi-hen ela sofre onikakushi, ou seja, é raptada pelo demônio. No Watanagashi-hen ela invade o templo do festival, algo proibido, juntamente com Tomitake, Keiichi e Shion, e então depois do festival ela é queimada viva misteriosamente. Em Tatarigoroshi-hen Keiichi a amaldiçoa por ela saber que ele matou o tio de Satoko, e então no dia seguinte descobre que ela havia morrido na noite anterior, noite do festival Watanagashi. Em Meakashi-hen ela se encontra com Shion e empresta a ela suas anotações secretas sobre os segredos antigos de Hinamizawa e o surgimento e verdadeiros rituais do festival Watanagashi. Em Tsumihoroboshi-hen ela empresta as mesmas anotações a Rena. Depois, na noite do Watanagashi Takano morre. Então Rena decide investigar mais sobre as descobertas de Miyo, para ter certeza dos verdadeiros segredos de Hinamizawa.Porém, no Higurashi 'Kai', a segunda temporada de higurashi, é então revelado, que ela não morreu, ela que planeja tudo para provar que em Hinamizawa tem um 'parasita' que controla o corpo da pessoa, foi um estudo de seu avodrásto, que morreu.

Hanyuu[editar | editar código-fonte]

Era uma antiga Deusa venerada por todos de Hinamizawa logo que a vila surgiu. Assim que morreu e se transformou em um espirito poderoso, passou a ajudar Rika a vencer o destino do dia pós o Watanagashi apenas como um espirito dando força a Furude-San e a aconselhando; mesmo perdendo para o destino de ter a vila destruída por Takano e sua Teoria sobre a Síndrome de Hinamizawa, Hanyuu passou mil anos reencarnando Rika em seu mesmo corpo dias antes do festival para tentar vencer o destino de novo. Após se cansar de só assistir Rika e seus amigos morrer, resolveu aderir a um corpo humano também para ajudá-la a fazer a diferença. No último episódio da 2ª temporada, Hanyuu venceu Takano com a ajuda do "Clube" da Mion e tempos depois voltou a assumir a forma de um espirito.

Elos da história[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Série principal de Higurashi no Naku koro Ni, lançados para PC. Possui oito capítulos, dividos em "capítulos-questão" e em "capítulos de resposta" correspondentes.

Capítulos-Questão[editar | editar código-fonte]

Onikakushi-hen (鬼隠し編, Capítulo - Levado pelo Demônio?)
Esse capítulo introduz o jogador no mundo de Higurashi no Naku Koro ni: A vida simples na vila de Hinamizawa, os atividades após a escola, as amizades, e os personagens principais. Entretanto, os acontecimentos começam a ficar sinistros após o festival Watanagashi, quando Keiichi descobre que seus amigos estavam conspirando contra ele. Esse capítulo implica Ryuugu Rena, e de certo modo também, Sonozaki Mion, como sendo as "vilãs" (embora o destaque da culpa se daria a Rena). Do grupo de amigos, apenas Satoko e Rika sobrevivem neste capitulo.
Watanagashi-hen (綿流し編, Capítulo Watanagashi?)
Mais uma vez, esse capítulo começa inocentemente, com o festival Watanagashi novamente, e os sinistros acontecimentos de Hinamizawa. Ficamos a conheçer a irmã gémea de Mion, Shion Sonozaki. O capitulo termina implicando em Sonozaki Mion sendo a "vilã". Do grupo de amigos, apenas Rena sobrevive neste capitulo.
Tatarigoroshi-hen (祟殺し編, Capítulo - Assassino Amaldiçoado?)
É um capítulo mais longo que os anteriores, e é considerado o mais depressivo e confuso. Keiichi tenta salvar a sua amiga Satoko, com medidas drásticas (mesma atitude do irmão de Satoko, Satoshi), porém mais pessoas morrem, e fica claro que ele não é o único envolvido nisso. Dessa vez, Satoko Houjou é a "vítima", e Keiichi Maebara é implicado como "vilão". Do grupo de amigos, aparentemente apenas Keiichi sobrevive neste capitulo.
Himatsubushi-hen (暇潰し編, Capítulo - Tempo Desperdiçado?)
Este capítulo é um prólogo e ao mesmo tempo sequência do Tatarigoroshi-hen. Diferente dos três capítulos anteriores, esse capítulo é pequeno e é mostrado com os olhos de Mamoru Akasaka, um jovem detetive de Tóquio, que vem para Hinamizawa investigando o rapto do neto de um político, e acaba conhecendo os mistérios de Hinamizawa. Esse capítulo foca em Rika Furude como sendo a principal parte do mistério.

Capítulos de resposta[editar | editar código-fonte]

Meakashi-hen (目明し編, Capítulo - Olhos Abertos?)
É solução para Watanagashi-hen. Este capitulo conta tudo o que aconteceu antes dos trágicos acontecimentos no seu capitulo-questão, ao mesmo tempo que permite saber a realidade dos mesmos. A história de Shion e a outra perspectiva sobre os eventos do Watanagashi, mostrando ela como a verdadeira culpada dos assassinatos do arco e sua razão que a levou a matar, o amor dela, conjugado com o ódio que nasceu depois de perder o resto do seu amor (Houjou Satoshi).
Tsumihoroboshi-hen (罪滅し編, Capítulo - Reparação?)
É a solução para Onikakushi-hen. Diferente do Meakashi-hen, a história de Tsumihoroboshi-hen é muito diferente de seu capítulo-Questão. Nesse capítulo, Rena passa por situações similares as do Keiichi no Onikakushi-hen e Tatarigoroshi-hen, no qual ela mata Rina (a namorada de seu pai que pretendia cometer um golpe contra o mesmo) e Houjou Teppei, o tio de Satoko, que na verdade era o cafetão de Rina. Ela também acaba desconfiando de seus próprios amigos. É o primeiro capítulo a ter um "final feliz", embora as dicas no começo da segunda temporada revelem uma reviravolta sinistra.
Minagoroshi-hen (皆殺し編, Capítulo - Massacre?)
É a solução para Tatarigoroshi-hen, entretanto, tem as respostas da maioria dos outros mistérios dos capítulos anteriores. É contado da perspectiva de Rika Furude. A identidade do verdadeiro assassino é revelado nesse capítulo. Após Minagoroshi-hen, mais um esforço é preciso para encerrar a história com um final feliz. Ninguém sobrevive a este capitulo.
Matsuribayashi-hen (祭囃し編, Capítulo - Música do Festival?)
É o último capítulo da série de PC. Em Minagoroshi, a maioria dos mistérios são resolvidos, e todas as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar. O último passo dos personagens é colocar as peças juntas em ordem para derrotar o culpado, e milagrosamente quebrar a barreira de Junho de 1983. É um capítulo com um "final feliz", sem muitas mortes.

Capítulos extras[editar | editar código-fonte]

São três capítulos extras incluídos em Higurashi no Naku Koro ni Rei (ひぐらしのなく頃に礼, Quando as Cigarras Choram com gratidão?), lançados em 31 de Dezembro de 2006 (obs: era um jogo que agora tem previsão de lançamento para fim desse ano em formato de série [2008]) .

Saikoroshi-hen (賽殺し編, Capitulo - Dado Assassino?)
Conta a história de dois meses após os acontecimentos de Matsuribayashi-hen. Rika fica em coma após um acidente de carro, mas ela acorda em um mundo totalmente diferente, onde nenhum dos trágicos eventos da série principal acontecem: Keiichi não está em Hinamizawa, os pais de Rena não se divorciam, e os pais de Satoko e Rika não morrem. Infelizmente, esse mundo perfeito enlouquece Rika, e ela se torna a "vilã".
Batsukoishi-hen (恋し編, Capitulo - Lances de Amor?)
Conta a história de sonho no qual Keiichi luta contra as garotas e seus "jogos punição" do clube. O capítulo era originalmente chamado de Otsukaresama-kai e vinha com o Meakashi-hen, mas foi retirado da série principal por possuir uma história irrelevante.
Hirukowashi-hen (昼壊し編, Capitulo - Amanhecer?)
Baseado no Higurashi Daybreak (um jogo de tiro em terceira pessoa da série). Nele, Rena acidentalmente engole um magatama que lhe causa paixão instantânea pelo dono do magatama.

Mangá[editar | editar código-fonte]

São capítulos originais serializados no mangá, para complementar os jogos e parcialmente continuar a história.

Onisarashi-hen (鬼曝し編, Capitulo - Exposição do Demônio?)
Em onisarashi-hen, uma moradora de Hinamizawa chamada Natsumi é apresentada, e sua vida após o desastre da vila.
Yoigoshi-hen (宵越し編, Capítulo - Através da Meia-Noite?)
Foca-se em Hinamizawa nos dias de hoje, e um repórter chamado Arakawa que vai até o lugar investigar. Dicas do mangá podiam ser lidos via celular no Gangan MOBILE.
Utsutsukowashi-hen (現壊し編, Capítulo - Quebra da Realidade?)
Prólogo do Meakashi-hen. Shion é enviada para o colégio interno de garotas St. Lucia Academy. Um dia, o corpo de um professor é encontrado na piscina da escola, e a primeira a descobrir, Koosaka Mizuho, é chamada para dar depoimento. Shion ouve rumores sobre como a avó de Mizuho influenciar em sua vida, e a garota estar se refugiando no colégio. O capítulo começou a ser serializado no volume 10 (dezembro de 2006) do Comp Ace.

Higurashi no Naku Koro ni Matsuri[editar | editar código-fonte]

Higurashi no Naku Koro ni Matsuri é o jogo da série para Playstation 2. Possui todos os capítulos do jogo para PC, com exceção do Matsuribayashi-hen. Ao invês dele, Três capítulos originais criados pela Alchemistque darão mais informações sobre real final da série.

Taraimawashi-hen (盥回し篇, Capitulo - Cadeiras Musicais?)
É um "remix" do Onikakushi-hen, porém contém eventos do Watanagashi-hen. Após aprender os segredos de Hinamizawa, Keiichi decide ignorar tudo e aproveita sua vida feliz de estudante, o que o leva a um trágico final. Shion Sonozaki é a "vilã", enquanto Mion Sonozaki é a "vítima". Mion sobrevive e é mostrado a boina ensaguentada de Reena. Mion fala com Oishi sobre o incidente, mas morra pouco tempo depois. Esse cenário é, na verdade, uma "punição" dada quando o jogador decide ignorar todos os fatos a sua volta.
Tsukiotoshi-hen (憑落し篇, Capitulo - Exorcismo?)
Contém eventos essenciais do Onikakushi-hen, Tatarigoroshi-hen e Meakashi-hen. Para salvar Satoko, Shion, Keiichi e Rena decidem matar Teppei. Mas antes disso, Rena começa a agir estranhamente, e Keiichi acha que Oyashiro-sama está falando com ele. Mion nota a mudança de comportamento em seus amigos e decide tomar o lugar de Shion. Mais tarde, Satoko adquiri Síndrome de Hinamizawa e mata "Shion" antes de cometer suicídio.
Miotsukushi-hen (澪尽し篇, Capitulo - Drenagem do Canal?)
Antes de descobrir quem o assassino realmente é, Rika e Keiichi decidem botar um fim no mistério todo. Mas diferentemente de Matsuribayashi-hen, dessa vez eles estão numa situção extremamente desesperada. Antes que se possa fazer alguma coisa, eles precisam resolver seus problemas pessoais antes. Para ser mais exato, Keiichi e Rika precisaram resolver todos os problemas de Meakashi-hen, Tatarigoroshi-hen e Tsumihoroboshi-hen. Enquanto Matsuribayashi-hen é considerado um "final feliz" para série, Miotsukushi-hen é considerado, segundo o autor, o "final verdadeiro" de Higurashi no Naku Koro ni. Apesar de alguns vê-lo como um final triste, muitos o consideram o que mais possuí significado para a série.
  • Uma nota: Foi lançado em no final do ano de 2009, Higurashi no Naku Koro Ni Matsuri: Kakera Asobi. Nele, o final Miotsukushi-hen poderá ser alterado se houverem tomado determinadas decisões na resolução dos problemas do capítulo. É possível gerar um final considerado bem mais feliz do que o Matsuribayashi-hen, como também é possível gerar um final mais triste do que qualquer outro arco da série.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Anime[editar | editar código-fonte]

Higurashi no Naku Koro ni recebeu quatro adaptações para anime e uma quinta está em produção:

A primeira produzida pelo Studio DEEN foi ao ar entre 4 de Abril de 2006 e 26 de Setembro de 2006, sob o nome de Higurashi no Naku Koro ni (ひぐらしのなく, Quando as Cigarras Choram?)

A segunda produzida pelo mesmo estúdio foi ao ar entre 6 de Julho de 2007 e 17 de Dezembro de 2007, sob o nome de Higurashi no Naku Koro ni Kai (ひぐらしのなく頃, Quando as Cigarras Choram pela Solução?).

A terceira foi lançada no formato OVA e conteve 5 episódios, foi produzida também pelo Studio DEEN, sob o nome de Higurashi no Naku Koro ni Rei (ひぐらしのなく頃に礼, Quando as Cigarras Choram por Gratidão?), tendo seu primeiro episódio lançado em 25 de Fevereiro de 2009

A quarta produção foi lançada também em formato OVA em 21 de Julho de 2011 contendo 4 episódios, sob o nome de Higurashi no Naku Koro Ni Kira (ひぐらしのなく頃に煌Quando as Cigarras Choram Brilhando ?).

A quinta produção será lançada, também em formato OVA em 15 de Dezembro de 2013, sob o nome de Higurashi no Naku Koo Ni Kaku -Outbreak- ((ひぐらしのなく頃に拡~アウトブレイク~, Quando as Cigarras Choram Vermelho - Surto-?)

A seguir uma lista de episódios de Higurashi no Naku Koro ni:

1ª temporada: Higurashi no Naku Koro Ni[editar | editar código-fonte]

# Título Japonês Título Português
01 鬼隠し編パート1開始 Onikakushi-hen - Parte 1 - O Começo
02 鬼隠し編パート2秘密 Onikakushi-hen - Parte 2 - Segredos
03 鬼隠し編パート3疑惑 Onikakushi-hen - Parte 3 - Suspeita
04 鬼隠し編パート4外乱 Onikakushi-hen - Parte 4 - Distúrbio
05 綿流し編パート1羨望 Watanagashi-hen - Parte 1 - Inveja
06 綿流し編パート2高野 Watanagashi-hen - Parte 2 - Takano
07 綿流し編パート3嘘をつく Watanagashi-hen - Parte 3 - Mentira
08 綿流し編パート4願う Watanagashi-hen - Parte 4 - Desejo
09 祟殺し編パート1兄 Tatarigoroshi-hen - Parte 1 - Irmão Mais Velho
10 祟殺し編パート2つながり Tatarigoroshi-hen - Parte 2 - Laço
11 祟殺し編パート3フロンティア Tatarigoroshi-hen - Parte 3 - Fronteira
12 祟殺し編パート4のことを失った Tatarigoroshi-hen - Parte 4 - Coisas Perdidas
13 祟殺し編パート5謝罪 Tatarigoroshi-hen - Parte 5 - Desculpas
14 暇潰し編パート1雛見沢 Himatsubushi-hen - Parte 1 - Hinamizawa
15 暇潰し編パート2標識 Himatsubushi-hen - Parte 2 - Sinais
16 目明し編パート1初恋 Meakashi-hen - Parte 1 - Primeiro Amor
17 目明し編パート2区別 Meakashi-hen - Parte 2 - Distinção
18 目明し編パート3悪魔の血 Meakashi-hen - Parte 3 - O Sangue dos Demônios
19 目明し編パート4報復 Meakashi-hen - Parte 4 - Retaliação
20 目明し編パート5冷たい手 Meakashi-hen - Parte 5 - Mãos Frias
21 目明し編パート6有罪判決 Meakashi-hen - Parte 6 - Convicção
22 罪滅し編パート1幸福 Tsumihoboroshi-hen - Parte 1 - Felicidade
23 罪滅し編パート2帰宅する Tsumihoboroshi-hen - Parte 2 - Uma Casa para Voltar
24 罪滅し編パート3ファイル数34 Tsumihoboroshi-hen - Parte 3 - Arquivo Nº 34
25 罪滅し編パート4地球侵略戦争 Tsumihoboroshi-hen - Parte 4 - Invasão da Terra
26 罪滅し編パート5再開 Tsumihoboroshi-hen - Parte 5 - Retomada

2ª temporada: Higurashi no Naku Koro ni Kai[editar | editar código-fonte]

# Título Japonês Título Português
01 ミーティング Reunião
02 やくさまし編パート1キャッチアップ Yakusamashi-hen - Parte 1 - Pega-pega
03 やくさまし編パート2無力感 Yakusamashi-hen - Parte 2 - Desamparo
04 やくさまし編パート3中古の調和を設立 Yakusamashi-hen - Parte 3 - Harmonia Pré-estabelecida
05 やくさまし編パート4雛の大き Yakusamashi-hen - Parte 4 - O Grande Desastre de Hinamizawa
06 皆殺し編パート1ルールの迷路 Minagoroshi-hen - Parte 1 - Regras do Labirinto
07 皆殺し編パート2ルールの先を変更するためのメソッド Minagoroshi-hen - Parte 2 - O Método para Alterar o Destino
08 皆殺し編パート3変動 Minagoroshi-hen - Parte 3 - Flutuação
09 皆殺し編パート4ネゴシエーション Minagoroshi-hen - Parte 4 - Negociação
10 皆殺し編パート5対決 Minagoroshi-hen - Parte 5 - Confronto
11 皆殺し編パート6強い意志 Minagoroshi-hen - Parte 6 - Uma Vontade Forte
12 皆殺し編パート7雛症候群 Minagoroshi-hen - Parte 7 - A Síndrome de Hinamizawa
13 皆殺し編パート8絶滅 Minagoroshi-hen - Parte 8 - Extermínio
14 祭囃し編パート1美代 Matsuribayashi-hen - Parte 1 - Miyo
15 祭囃し編パート2死ぬ Matsuribayashi-hen - Parte 2 - Agonizando
16 祭囃し編パート3終わりの始まり Matsuribayashi-hen - Parte 3 - O Começo do Fim
17 祭囃し編パート4スキーム Matsuribayashi-hen - Parte 4 - Esquema
18 祭囃し編パート5最後のピース Matsuribayashi-hen - Parte 5 - A Última Peça
19 祭囃し編パート6開始する Matsuribayashi-hen - Parte 6 - Começo
20 祭囃し編パート7トラップ Matsuribayashi-hen - Parte 7 - Armadilha
21 祭囃し編パート848時間 Matsuribayashi-hen - Parte 8 - 48 Horas
22 祭囃し編パート9攻撃と防御 Matsuribayashi-hen - Parte 9 - Ataque e Defesa
23 祭囃し編パート10にんじょうざた Matsuribayashi-hen - Parte 10 - Batalha Sangrenta
24 祭囃し編パート11終わり Matsuribayashi-hen - Parte 11 - Fim

3ª temporada: Higurashi no Naku Koro ni Rei[editar | editar código-fonte]

# Título Japonês Título Português
01 羞晒し編 Hajisarashi-hen - Vergonha Exposta
02 賽殺し編パート1 Saikoroshi-hen - Parte 1 - Dado da Morte
03 賽殺し編パート2 Saikoroshi-hen - Parte 2 - Dado da Morte
04 賽殺し編パート3 Saikoroshi-hen - Parte 3 - Dado da Morte
05 昼壊し編 Hirukowashi-hen - Amanhecer

4ª temporada: Higurashi no Naku Koro ni Kira[editar | editar código-fonte]

# Título Japonês Título Português
01 罰恋し編 Batsukoishi-hen - Prazer
02 妖戦し編 Ayakashisenshi-hen - Trabalho Duro
03 結縁し編 Musubienishi-hen - Amor
04 夢現し編 Yumeutsushi-hen - Flash-Back

5ª temporada: Higurashi no Naku Koro ni Kaku[editar | editar código-fonte]

# Título Japonês Título Português
01 ひぐらしのなく頃に拡〜アウトブレイク〜 Quando as Cigarras Choram Vermelho ~ Surto

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

|}