Isaac Levitan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Isaac Levitan
Isaac Levitan
Selvportrett, 1880
Nascimento 18 de agosto de 1860
Kybartai
Morte 22 de julho de 1900
Moscovo
Sepultamento Cemitério Novodevichy
Cidadania Império Russo
Alma mater
Ocupação pintor, artista visual
Obras destacadas Golden Autumn, Lake. Russia, A Quiet Monastery
Movimento estético realismo
Causa da morte pneumopatia

Isaak Ilich Levitan (Исаа́к Ильи́ч Левита́н) (Kybartai (Lituânia), 1861 - Moscou/Moscovo, 1900) foi um pintor russo de origem judaica, que pertenceu ao movimento dos Itinerantes. Expressou nas suas paisagens a beleza da região do Volga.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O seu pai Elyashiv Levitán foi um humilde professor de línguas e tradutor que partiu para Moscovo para permitir que o seu filho Isaac estudasse na Academia dessa cidade. Isaac ingressou nessa Academia aos 19 anos e pintou o seu primeiro quadro "Paisagem de Outono" (1880) que foi comprado pelo colecionador Pável Mijáilovich Tretiakov, com quem Isaac travara uma amizade. Tretiakov ofereceu-lhe uma bolsa para estudar em Paris e foi a única vez que Levitán saiu da Rússia. Na sua viagem conheceu as obras do paisagista realista Jean-Baptiste Camille Corot, antecessor do impressionismo e mestre de outro de família judaica: Camille Jacob Pissarro, famoso impresionista francês. Voltou à sua Rússia natal e desenvolveu aa sua carreira como pintor. Aos 37 anos foi nomeado membro da Academia de Artes Russa e diretor do departamento de pintura de paisagens.

Com o escritor e dramaturgo Anton Tchekhov, foram amigos e admiradores mútuos. Morreu aos 40 anos devido a uma doença pulmonar. O chamado "pintor-poeta" deixou milhares de telas.

Estilo[editar | editar código-fonte]

Quando jovem, Levitan recebeu uma notável influência de Corot, que soube transportar co profundo sentimento telúrico à paisagem e idiossincrasia russos. Atualmente considera-se como estando nos primeiros lugares da pintura russa do século XIX, porque na sua pintura ao ar livre captou com pincelada ligeira e admirável realismo as su(b)tis gradações da espessa luz solar e as finas máscaras de cor das sombras.

Algumas das suas telas[editar | editar código-fonte]

Legado[editar | editar código-fonte]

O asteróide 3566 Levitan, descoberto pala astrónoma soviética Lyudmila Zhuravlyova em 1979 recebeu o seu nome em sua honra.[1]

Referências

  1. Schmadel, Lutz D. (2003). Diccionario de nombres de planetas menores. [S.l.]: Springer Verlag. 300 páginas 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • "Galería Tretiakov". Autor: L. I. Iovleva. Arte e Historia. Ediciones Castell.
  • "La Pintura en los Grandes Museos". Enciclopedia Planeta de la Pintura.
  • "Pintores y Escultores Judíos". Karl Schwarz. Editorial Israel. 1950.