Jogo eletrônico de corrida
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Outubro de 2013) |
Parte de uma série sobre |
Jogos de ação |
---|
Listas |
Jogo eletrônico de corrida é um gênero de jogos eletrônicos em que o jogador participa de competições de corrida com qualquer tipo de veículo terrestre, inclusive motocicletas e quadriciclos. Existem alternativas de jogos com veículos aquáticos, aéreos e até espaciais. Jogos de corrida utilizam a perspectiva de jogo em primeira ou terceira pessoa. Podem ser baseados tanto em competições ou lugares reais quanto em ambientes fictícios, variando entre jogabilidade de simuladores, ou jogos mais arcades.
História
[editar | editar código-fonte]O gênero corrida começou em 1976 com Night Driver (em português Motorista Noturno), um fliperama da Atari, que envolvia dirigir um carro à noite sem bater. Um dos primeiros jogos a envolver realmente uma corrida foi Pole Position (1982) da Namco.
Há uma divisão entre "corridas de simulação", que centram no realismo, como os jogos de PC - GTR 2, iRacing e os estilo "arcade" com muita velocidade e pistas em cenários diversos, como as séries Gran Turismo, Need for Speed, Forza Horizon, Top Gear, Ridge Racer e Asphalt. Há também jogos que acrescentam combate veicular, como Death Race e Carmageddon, que incluem atropelamentos violentos. As séries Mario Kart, Sonic Racing, Crash Team Racing e Donkey Kong Barrel Blast, apresenta objetos para arremessar nos adversários. Já as séries Burnout e FlatOut, possui um modo separado em que se deve gerar acidentes de veículos e destruição.
Subgêneros
[editar | editar código-fonte]Arcade
[editar | editar código-fonte]A principal característica dos jogos de corrida arcade é o desapego à física realista, retirando elementos de rigor e precisão, focando na experiência de corrida em si, elementos que podem ser encontrados nesse subgênero são atalhos, múltiplos caminhos, tráfego e utilização de turbos para aumentar a velocidade.
Simulação
[editar | editar código-fonte]Jogos simuladores de corrida se destinam a representar o mais fielmente possível a digibilidade de um veículo real, com uma curva de aprendizagem e necessidade de grande habilidade de manuseio. Apesar disso, alguns jogos simuladores possuem recursos para ajudar os jogadores como câmbio automático, assistência de direção, controle de tração (TC), anti-lock braking system (ABS) e resistência a danos.