Lotus Cars

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lotus Cars Limited
Indústria Automotiva
Fundador(es) Colin Chapman
Sede Hethel, Inglaterra
Proprietário(s) Proton
Produtos Automóveis e peças
Página oficial www.lotuscars.com

Lotus Cars é uma montadora britânica de carros esportivos e de corrida, com sede em Hethel, Norfolk, Inglaterra.

História[editar | editar código-fonte]

Linha de produção da empresa em 2008.

A empresa foi fundada como Lotus Engineering Ltd em 1952, pelo engenheiro Colin Chapman. Em 1954 a empresa se dividiu, surgindo a Team Lotus, que viria então a participar ativamente das corridas de Fórmula 1. O Grupo Lotus foi formado em 1959 e compreendia a Lotus Cars Limited e a Lotus Components Limited. Enquanto a primeira era focada em carros de rua, a segunda produzia carros de competição. Em 1971 a Lotus Components Limited tornou-se Lotus Racing Limited mas a emprea foi encerrada no mesmo ano.[1]

Em 1986, a empresa foi comprada pela General Motors. No dia 27 de agosto de 1993, foi vendida por £30 milhões para a A.C.B.N. Holdings S.A. de Luxembourg, empresa cotrolada pelo italiano Romano Artioli, dono da Bugatti Automobili SpA. Em 1996 a maior parte da empresa foi vendida para a companhia maláia Proton.

Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

Emerson Fittipaldi pilotando o modelo 72D, no Grande Prêmio da Áustria de 1972.

A Team Lotus, divisão da Lotus Engineering, ingressou na Fórmula 1 em 1958, onde alcançou grande domínio nas décadas de 1960 e 70. A equipe conquistou nessa época um total de 7 títulos de construtores e 6 de pilotos.

Lotus-Renault[editar | editar código-fonte]

No dia 8 de dezembro de 2010, foi anunciada a compra de parte da equipe Renault F1 pelo Grupo Lotus. A equipe passou então a se chamar Lotus Renault GP Team a partir da Temporada de 2011[2] . E a partir da Temporada de 2012 passou a se chamar apenas Lotus Formula 1 Team.

Modelos[editar | editar código-fonte]

Passados[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

Lotus Elise

Referências