Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A página está num processo de expansão ou reestruturação.
Esta página atravessa um processo de expansão ou reestruturação. A informação presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que estão a ser corrigidos. Todos estão convidados a contribuir e a editar esta página. Caso esta não tenha sido editada durante vários dias, retire esta marcação.

Esta página foi editada pela última vez por Lucas RdS (D C) há 17 meses atrás. (Recarregar)

"Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)"
Single de Pixie Lott
do álbum Turn It Up
Lado B
Lançamento 3 de junho de 2009 (2009-06-03)
Formato(s)
Gênero(s)
Duração 3:18
Gravadora(s) Mercury
Composição
Produção
  • Mads Hauge
  • Phil Thornalley
Informações sobre o vídeo musical
Lançamento 28 de abril de 2009
Diretor(es) Trudy Bellinger
Duração 3:28
Cronologia de singles de Pixie Lott
Último
Último
"Boys and Girls"
(2009)
Próximo
Próximo

"Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)", conhecida simplesmente como "Mama Do",[2] [3] [4] é uma canção gravada pela cantora inglesa Pixie Lott para seu álbum de estreia, Turn It Up, de 2009. Composta e produzida por Mads Hauge e Phil Thornalley, a faixa foi concebida após ambos músicos conhecerem Lott e descobrirem que a vocalista gosta de sair para se divertir. Uma obra dos gêneros pop e soul retrô, suas letras giram em torno de uma moça que sai de casa à noite sem seus pais suspeitarem.

"Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" recebeu análises mistas por membros da mídia especializada, os quais criticaram a falta de autenticidade no trabalho e compararam-na com composições de outras cantoras — como as da galesa Duffy —, mas elogiaram o desempenho vocal de Lott na composição. Lançada como o single de estreia de Lott e o primeiro do Turn It Up em 3 de junho de 2009 pela gravadora Mercury, a canção estreou no número um da UK Singles Chart, tabela musical publicada pela Official Charts Company no Reino Unido, e recebeu a certificação de prata no país através da British Phonographic Industry (BPI). Ficou entre as dez primeiras posições nas listas de países como Dinamarca, França, Hungria e Países Baixos e entre as quarenta primeiras em outros territórios da Europa — incluindo Portugal —, o que resultou na quinta posição da faixa na compilação continental European Hot 100 Singles. De acordo com a revista Rolling Stone Brasil, "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" foi um dos maiores sucessos de 2009.[5] Do lançamento do single, duas faixas serviram como lados B: "Use Somebody" e "Want You", das quais a primeira é uma versão acústica da original do grupo estadunidense Kings of Leon que atingiu o número 41 na UK Singles Chart. A composição foi indicada à categoria Single Britânico1 nos Brit Awards de 2010, mas perdeu para "Beat Again", da banda masculina conterrânea JLS.

O vídeo acompanhante de "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" foi dirigido por Trudy Bellinger e mostra a inglesa em um sonho fugindo de casa e fazendo coreografias. A canção também foi interpretada por outras cantoras: a neerlandesa Esmée Denters, a estadunidense Selena Gomez e as da unidade Girls' Generation-TTS do grupo feminino sul-coreano Girls' Generation. A faixa foi gravada por Lott na língua fictícia simlish para o jogo eletrônico The Sims 3. Apresentações ao vivo de "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" ocorreram em festivais musicais e programas televisivos, além de nas duas primeiras turnês de Lott, as Crazy Cats e Young Foolish Happy Tour, de 2010 e 2012, respectivamente.

Antecedentes e composição[editar | editar código-fonte]

Em 2008, a cantora inglesa Pixie Lott começou a trabalhar no seu álbum de estreia, Turn It Up após assinar um contrato com a gravadora Mercury. Após conhecer a dupla de produção e composição por Mads Hauge e Phil Thornalley, os dois passaram a conhecer a artista e souberam que Lott gosta de sair com amigas para se divertir, passando a compor a faixa "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" sobre esta apreciação da inglesa.

"Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" é uma canção de pop e soul com influências de blues retrô dos anos de 1960. De acordo com a partitura publicada pela Universal Music Publishing Group na página da Musicnotes, Inc., a obra é composta na nota de ré menor e tem um metrônomo de 120 batidas por minuto. O alcance vocal de Lott vai da nota de clave de fá até a de simples com quinta estrutura.

Críticas e reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
BBC 4 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar empty.svg[6]
Digital Spy 3 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar empty.svgStar empty.svg[7]

Fraser McAlpine, do portal de música da BBC, criticou a produção de "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" por uma falta de autenticidade, comparando a faixa a outras de cantoras como Duffy e Amy Winehouse ("Back to Black"), mas elogiou o produto individualmente por ser "cativante" e o desempenho vocal de Lott.[6] O redator do Digital Spy Nicki Levine também notou semelhanças com obras de Duffy e apreciou a voz da cantora na faixa após o lançamento do single, acrescentando: "(...) este produto radiofônico está a cumprir seu papel, mas há conteúdo mais original e interessante no futuro álbum dela."[7] Stephen Thomas Erlewine, do Allmusic, marcou a canção como um dos destaque do Turn It Up.[8] Eduardo Guimarães, da página brasileira Território da Música, escreveu que a música "é até empolgante, mas parece trazer à mente uma tonelada de canções já ouvidas por aí. Talvez por isso seja tão fácil se familiarizar com ela".[9]

"Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" foi indicada à categoria Single Britânico1 nos Brit Awards de 2010, mas perdeu para "Beat Again", da banda masculina britânica JLS.[10]

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

De acordo com a rede BBC News, o vídeo da canção teve uma gravação de dezenove horas.[14]

Apresentações ao vivo[editar | editar código-fonte]

"Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" foi adiconada como o número de abertura da primeira turnê musical da cantora, a Crazy Cats Tour, de 2010. O evento começava com Lott cantando a faixa deitada em uma cama, na qual vestia um pijama de seda vermelho, ao passo em que dançarinos também com trajes de dormir saíam debaixo da mobília.[15] [16]

Outras versões e uso na mídia[editar | editar código-fonte]

Em 7 de setembro de 2009, a cantora neerlandesa Esmée Denters compareceu à rádio do seu país Giel, na qual fez uma interpretação acústica de "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)".[17] Em 22 de maio de 2012, a divisão Girls' Generation-TTS do grupo feminino sul-coreano Girls' Generation apareceu no programa Lee Sora’s 2nd Proposal do canal KBS, no qual cantaram sua versão da canção.[18] Em 2009, Lott gravou a faixa no idioma fictício simlish para o pactote de expansão The Sims 3: World Adventures, da série de jogos eletrônicos The Sims.[19] Esta versão foi lançada exclusivamente na Amazon.co.uk através de download digital pela Mercury Records em 6 de junho de 2009.[20]

Listas de faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

Download digital[21]
N.º Título Duração
1. "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)"   3:18
2. "Use Somebody"   3:06

Créditos[editar | editar código-fonte]

Créditos adaptados do encarte do álbum Turn It Up.[25]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data Formato Gravadora
 Brasil[26] 3 de junho de 2009 Download digital Mercury
 Portugal[27]
 Reino Unido[28] 4 de junho de 2009
 Alemanha[24] CD single
 Reino Unido[29] 8 de junho de 2009
 Áustria[30] 21 de agosto de 2009

Lados B[editar | editar código-fonte]

Duas canções foram incluídas como lados B de diferentes versões do lançamento de "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)". Lott gravou uma versão acústica de "Use Somebody", original da banda britânica Kings of Leon, que foi incluída na edição digital do single e entrou na UK Singles Chart no número 52. Após ser incluída na reedição Turn It Up Louder,[31] a obra voltou à tabela na 41ª posição.[32] Um vídeo acompanhante de "Use Somebody" também foi feito.[33] A artista cantou a música nas Crazy Cats e Young Foolish Happy Tour.[34] [35]

"Want You" foi adicionada ao lançamento físico de "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)". Composta por Johannes Joergensen, Daniel "Obi" Klein, Lott e Tim McEwan e produzida por Deekay,[31] é uma canção de amor sobre os problemas de uma vida agitada que podem afetar um relacionamento, com versos referenciando viagens a cidades como Los Angeles, Tóquio e Paris. O redator do portal Digital Spy David Balls fez uma crítica à faixa, chamando-a de "o tipo de música de pop boa, pura e e saudável que está perigosamente perto da extinção nos dias atuais" e comparando-lhe a trabalhos das cantoras Britney Spears no início da sua carreira e JoJo.[36]

Notas

  • 1^ Tradução literal do inglês British Single.

Referências

  1. "Mama Do" (Work ID:433208834) (em inglês) American Society of Composers, Authors and Publishers. Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  2. Disco de Pixie Lott sai em Portugal na segunda feira Destak (10 de setembro de 2012). Cópia arquivada em 22 de dezembro de 2012.
  3. Savage, Mark (5 de junho de 2009). Pop Pixie has a whole Lotta love (em inglês) BBC News. Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  4. The hottest downloads: Amazing Baby, Rose Elinor Dougall, Pixie Lott, Stornoway (em inglês) The Sunday Times (3 de junho de 2009). Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  5. Top 10 - As novas cantoras do soul - Galeria - Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil. Cópia arquivada em 19 de setembro de 2011.
  6. a b McAlpine, Fraser (4 de junho de 2009). Pixie Lott - 'Mama Do' (em inglês) BBC. Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  7. a b Levine, Nick (7 de maio de 2009). Pixie Lott: 'Mama Do' (em inglês) Digital Spy. Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  8. Erlewine, Stephen Thomas. Turn It Up Louder - Allmusic (em inglês) Allmusic. Visitado em 3 de outubro de 2011.
  9. Guimarães, Eduardo (21 de outubro de 2009). Pixie Lott: Turn it Up Território da Música (Terra Networks). Visitado em 10 de outubro de 2011.
  10. In Full: Brit Awards 2010 - The Winners (em inglês) Digital Spy (16 de fevereiro de 2010). Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  11. a b <Pixie Lott> 에 대한 검색결과 입니다 (em coreano) Gaon. Visitado em 11 de dezembro de 2011.
  12. Top 30 Ring Tones: Semana 42 de 2009 Associação Fonográfica Portuguesa através do portal Artistas & Espetáculos. Cópia arquivada em 20 de novembro de 2010.
  13. BPI: Certified Awards (em inglês) British Phonographic Industry. Busca por "Pixie Lott" na seção "Search by parameters" com a opção "Artist" marcada em "Search by". Visitado em 23 de fevereiro de 2013.
  14. Savage, Mark (5 de junho de 2009). Pop Pixie has a whole Lotta love (em inglês) BBC News (BBC). Visitado em 25 de dezembro de 2012.
  15. Gig review: Pixie Lott (em inglês) The Scotsman (27 de novembro de 2010). Cópia arquivada em 28 de setembro de 2011.
  16. Littlejohn, Georgina (8 de dezembro de 2010). Pixie Lott controls her curves in figure-hugging corset on her Crazy Cats tour (em inglês) Mail Online (Daily Mail). Visitado em 25 de setembro de 2011.
  17. Esmee Denters: COVER Mama Do (em neerlandês) Giel (Omroepvereniging VARA). Cópia arquivada em 23 de dezembro de 2012.
  18. Lee, Nancy (24 de maio de 2012). Taetiseo Covers Pixie Lott’s ‘Mama Do’ (em inglês) Yahoo! OMG Philippines (Yahoo! Asia Pacific. Cópia arquivada em 23 de dezembro de 2012.
  19. The Sims 3 Volta ao Mundo conta com artistas de todo o planeta na trilha sonora Sistema Verdes Mares (Globo.com) (28 de agosto de 2009). Cópia arquivada em 25 de dezembro de 2012.
  20. Pixie Lott: "Mama Do (uh oh, uh oh) (Including Exclusive Simlish Version)" (em inglês) Amazon.co.uk. Visitado em 25 de dezembro de 2012.
  21. Pixie Lott: "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" (em inglês) iTunes Store (Apple, Inc.). Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  22. Pixie Lott: "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" (Including Exclusive Simlish Version) (em inglês) Amazon.co.uk. Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  23. Pixie Lott: "Mama Do (Uh No, Uh Oh)", EP (em inglês) iTunes Store (Apple, Inc.). Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  24. a b Pixie Lott: Produktdetail ("Mama Do") (em alemão) Universal Music Deutschland. Cópia arquivada em 22 de dezembro de 2012.
  25. (2009) Créditos do álbum Turn It Up por Pixie Lott, pg. 11 [CD]. Brasil: Mercury Records. Universal Music Group) (60252700146).
  26. Pixie Lott: "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" (single) iTunes Store (Apple, Inc.). Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  27. Pixie Lott: "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" (single) iTunes Store (Apple, Inc.). Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  28. Pixie Lott: "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" (single) (em inglês) iTunes Store (Apple, Inc.). Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  29. Pixie Lott: "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" (Format: Audio CD) (em inglês) Amazon.co.uk. Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  30. Pop > Aktuelles Produkt > Pixie Lott: "Mama Do" (em alemão) Universal Music Austria. Visitado em 22 de dezembro de 2012.
  31. a b (2010) Créditos do álbum Turn It Up Louder por Pixie Lott. Mercury Records/Universal Music Group (2752081).
  32. PIXIE LOTT - The Official Charts Company (em inglês) The Official Charts Company. Visitado em 1° de outubro de 2011.
  33. Pixie Lott - 'Use Somebody' ( Kings Of Leon Acoustic Cover) video (em inglês) NME. Visitado em 11 de dezembro de 2011.
  34. Gig review: Pixie Lott (em inglês) The Scotsman (27 de novembro de 2010). Cópia arquivada em 28 de setembro de 2011.
  35. Shanice, Lim; Goon, Jean (29 de maio de 2012). Pixie Lott returns to Malaysia for ‘Young Foolish Happy’ tour 2012 (em inglês) MSN Entertainment Malaysia (Microsoft). Cópia arquivada em 31 de maio de 2012.
  36. Balls, David (5 de junho de 2009). B-side of the Week: Pixie Lott's 'Want You' (em inglês) Digital Spy. Cópia arquivada em 22 de dezembro de 2012.