Matilde de Inglaterra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Matilde de Inglaterra, Duquesa da Saxônia.
Matilde
Matilde de Inglaterra
Imperatriz Consorte do
Sacro Império Romano-Germânico
Reinado 7 de janeiro de 1114
a 23 de maio de 1125
Predecessora Eupráxia de Kiev
Sucessora Ricarda de Northeim
 
Nascimento c. 7 de fevereiro de 1102
  Sutton Courtenay, Oxfordshire, Inglaterra
Morte 10 de setembro de 1167 (65 anos)
  Ruão, Normandia, França
Sepultado em Catedral de Ruão
Maridos Henrique V, Sacro Imperador Romano-Germânico
Godofredo V, Conde de Anjou
Descendência Henrique II de Inglaterra
Godofredo de Nantes
Guilherme FitzEmpress
Casa Normandia (por nascimento)
Saliana (por casamento)
Plantageneta (por casamento)
Pai Henrique I de Inglaterra
Mãe Edite da Escócia

Matilde de Inglaterra (Sutton Courtenay, c. 7 de fevereiro de 1102Ruão, 10 de setembro de 1167) foi uma reivindicante ao trono inglês durante a guerra civil conhecida como A Anarquia. Era filha do rei Henrique I de Inglaterra e Edite da Escócia, indo morar na Germania ainda criança depois de se casar com o futuro Henrique V, Sacro Imperador Romano-Germânico. Ela viajou com o marido até a Itália em 1116, sendo coroada na Basílica de São Pedro e agindo como regente da região. Matilde e Henrique não tiveram filhos e, depois da morte dele em 1125, a coroa passou para Lotário III, um de seus inimigos políticos.

Enquanto isso, seu irmão Guilherme Adelino morreu no naufrágio do White Ship em 1120, deixando a Inglaterra com uma potencial crise sucessória. Matilde foi chamada de volta a Normandia por seu pai após a morte de Henrique V, que arranjou seu casamento com Godofredo V de Anjou a fim de formar uma aliança para proteger suas fronteiras no sul. Henrique I não tinha outros filhos legítimos e nomeou Matilde como herdeira, fazendo sua corte prestar um juramento de lealdade a ela e seus sucessores, porém isso não foi popular na corte anglo-normanda. Henrique morreu em 1135, porém Matilde e Godofredo enfrentaram oposição dos barões normandos e não conseguiram ir atrás de suas reivindicações. O trono acabou sendo tomado por Estêvão de Blois, seu primo, que recebeu o apoio da Igreja da Inglaterra. Estêvão tomou medidas para solidificar seu reinado, porém enfrentou ameaças de forças externas e oponentes internos.

A princesa invadiu a Inglaterra com um exército em 1139, apoiada por seu meio-irmão Roberto, 1º Conde de Gloucester, e seu tio David I da Escócia, enquanto Godofredo focava sua atenção em conquistar a Normandia. As forças de Matilde capturaram Estêvão na Batalha de Lincoln em 1141, porém ela não conseguiu ser coroada na Abadia de Westminster por enfrentar enorme oposição dos habitantes de Londres. Como resultado dessa retirada, Matilde nunca foi formalmente declarada rainha e acabou recebendo o título de Senhora dos Ingleses. Roberto acabou sendo capturado no Tumulto de Winchester e Matilde concordou em trocá-lo por Estêvão. Ela acabou cercada no Castelo de Oxford naquele inverno, porém conseguiu escapar cruzando o rio Isis durante a noite. A guerra chegou em um impasse, com Matilde controlando boa parte do sudoeste da Inglaterra enquanto Estêvão mantinha o sudeste e as terras centrais. Grandes partes do restante do reino estavam nas mãos de barões locais.

Matilde voltou para a Normandia em 1148 para se juntar a Godofredo, deixando seu filho mais velho para continuar a campanha na Inglaterra; eventualmente, ele fez um acordo com Estêvão e o sucedeu como rei Henrique II em 1154. Matilde estabeleceu sua corte perto de Ruão e passando o resta de sua vida focando sua atenção na administração da Normandia, agindo em nome do filho quando necessário. Ela deu conselhos políticos, principalmente durante os primeiros anos do reinado de Henrique, também tentando mediar a controvérsia com Tomás Becket. Ela trabalhou muito com a igreja, fundando monastérios da Ordem de Cister, e sendo conhecida por seu muito devota. Ela morreu em 1167 em Ruão.

Ancestrais


Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Matilde de Inglaterra

Ver também


Precedida por
Constança da Sicília
Rainha dos Romanos
7 de janeiro de 1114 - 23 de maio de 1125
Sucedida por
Ricarda de Northeim
Precedida por
Eupráxia de Kiev
Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico
7 de janeiro de 1114 - 23 de maio de 1125
Sucedida por
Ricarda de Northeim


Ícone de esboço Este artigo sobre uma Rainha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.