Dinastia Normanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Dinastia Normanda (1066 - 1154), também conhecida como Casa da Normandia ou Ducado da Normandia (em inglês: House of Normandy), é uma linhagem de origem viking, proveniente da região da Normandia, na atual França. A dinastia instalou-se no trono da Inglaterra após a Invasão Normanda (1066), liderada por Guilherme o Conquistador, duque da Normandia.[1] [2]

Reis da Dinastia Normanda[editar | editar código-fonte]

Da Dinastia Normanda fazem parte os seguintes reis da Inglaterra.

Referências

  1. Dinastia da Normandia. Unidade Acadêmica de Engenharia Civil, biografias. Página visitada em 31 de dezembro de 2012.
  2. Inglaterra normanda. Brasil Escola. Página visitada em 31 de dezembro de 2012.
  3. A herança de Matilde foi usurpada por seu primo, Estêvão, em 1135. Ela conseguiu recuperar a Normandia mas só governou a Inglaterra por um breve período, em 1141. Apesar disso, manteve seus direitos dinásticos, mediante o Tratado de Wallingford (também chamado Tratado de Winchester), de 1153. O tratado permitiu a Estêvão reinar até sua morte (o que ocorreria em outubro de 1154), mas obrigou-o a reconhecer o filho de Matilde, Henrique, como herdeiro do trono. Henrique, por sua vez, tornou-se o primeiro monarca inglês da Dinastia Plantageneta.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.