McLaren MP4-25

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
McLaren MP4-25
McLaren Button Jerez 2010 1.jpg
Visão Global
Produção 2010
Fabricante McLaren
Modelo
Carroceria Monoposto de corrida
Designer Paddy Lowe
Andrew Bailey
Tim Goss
John Iley
Ficha técnica
Motor Mercedes FO108X 2.4L V8
Transmissão 7 marchas + 1 reverso semiautomáticos
Dimensões
Peso 620 kg
Cronologia
Último
Último
McLaren MP4-24
McLaren MP4-26
Próximo
Próximo


MP4-25 é o modelo de carro de corrida da equipe McLaren para a temporada 2010 de Fórmula 1. O modelo é pilotado por Lewis Hamilton e Jenson Button.

O carro foi apresentado em 29 de janeiro, em Newbury, sede da principal patrocinadora do time, a Vodafone.[1]

Após os testes coletivos de pré-temporada na Espanha, as equipes Ferrari e Red Bull chegaram a questionar a legalidade da asa traseira utilizada no modelo da McLaren. O problema seria na cobertura do motor, que influenciaria em uma melhor performance nas retas.[2] No entanto, em 11 de março a FIA aprovou o modelo, encerrando a polêmica.[3]

Após o Grande Prêmio do Bahrain, o difusor utilizado no modelo também foi questionado. Segundo Charlie Whiting, delegado técnico da FIA, o MP4-25 estaria utilizando os buracos da ignição dos motores para aumentar o ganho aerodinâmico do difusor.[4] [5] A pedido da FIA, o difusor teve de ser redesenhado dentro de uma norma recem estabelecida pela entidade.[6] [7] A mudança entrou em vigor a partir do Grande Prêmio da Austrália.

Outra novidade apresentada pelo modelo da McLaren, é o sistema de dutos de ar que, quando acionado pelo piloto, permite que o fluxo de ar entre no carro um pouco à frente do cockpit e saia nas asas traseiras, diminuindo a pressão aerodinâmica, permitindo que o o carro ganhe maior velocidade nas retas. O sistema inclusive chegou a ser copiado por algumas equipes durante a temporada.[8]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Fórmula 1 é um esboço relacionado ao projeto sobre Fórmula 1. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.