Parque Nacional Serra do Cipó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vista da Cachoeira Grande na Serra do Cipó[1]
Vista da Serra do Cipó através da rodovia MG-10

A Serra do Cipó é um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo e está localizada na Serra do Espinhaço, Minas Gerais.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Sua história geológica é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochas arenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhões de anos.

A diversidade da sua vegetação é altíssima, e muitas espécies só são encontradas aqui. Sua fauna é representativa e abriga espécies ameaçadas de extinção.

Para preservar este patrimônio natural, foi criado o Parque Nacional da Serra do Cipó a APA (Área de Proteção Ambiental). São ao todo 100.000 hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, canyons, cavernas, sítios arqueológicos preservados e muitos esportes de aventura.

Acesso[editar | editar código-fonte]

A Serra do Cipó está localizada no estado de Minas Gerais, a apenas 100 Km da capital mineira. Coordenadas 43º-44ºW, 19º-20ºS. O principal acesso é através da Rodovia MG-10, passando por Lagoa Santa e São José de Almeida.

Distância de algumas cidades:

Belo Horizonte - 100 Km • Brasília - 814 Km • Rio de Janeiro - 532 Km • São Paulo - 684 Km

Panorâmica do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Notas

  1. Fotos tiradas por Pedro Henrique Ribeiro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.