Primeiro Mundo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Os países foram separados em "três mundos" durante a Guerra Fria, quando eram classificados de acordo com seus aliados.
  Primeiro Mundo: os Estados Unidos e seus aliados.
  Segundo Mundo: a União Soviética e seus aliados.
Mapa-múndi indicando o Índice de Desenvolvimento Humano (2012[1] ):
  Muito elevado
  Elevado
  Médio
  Baixo
  Sem dados

Primeiro Mundo é um conceito da Teoria dos Mundos, originado da Guerra Fria, para descrever o conjunto de países que posicionaram-se à favor do capitalismo e se aliaram aos Estados Unidos durante a Guerra Fria. O termo também é usado para descrever os países desenvolvidos, já que a maioria dos países que compõem o primeiro mundo tem um considerável desenvolvimento econômico e social, e dessa maneira a maioria dos países hoje considerados desenvolvidos eram os que pertenciam ao Primeiro Mundo, embora haja exceções, como a Turquia, que pertence ao Primeiro Mundo mas é um país em desenvolvimento. Os países de Primeiro Mundo opuseram-se, durante a Guerra Fria, aos países de Segundo Mundo, compostos pela União Soviética e seus aliados, que defendiam o socialismo. Os países de Primeiro Mundo são os que pertencem à Europa ocidental, à América Anglo-Saxônica (na América do Norte), além de Grécia, Turquia, Japão, Coreia do Sul, República da China (Taiwan), Austrália e Nova Zelândia.

Pós-comunismo[editar | editar código-fonte]

Com a queda da União Soviética, e da integração dos antigos países do segundo mundo no Leste Europeu, o segundo o mundo deixou de existir. O mundo hoje é mais frequentemente dividido em países desenvolvidos, países em desenvolvimento e países subdesenvolvidos.

Como muitos países em desenvolvimento são industrializados, o Quarto Mundo foi o termo cunhado para se referir aos países que continuam a ser predominantemente agrícolas ou nômades e falta de infra-estrutura industrial. No entanto, tais termos podem criar confusão porque Quarto Mundo é utilizado pelos estudiosos para se referir a nações sem Estado (como as nações indígenas das Américas). Os países que eram considerados países em desenvolvimento, mas que agora possuem uma economia mais desenvolvida são agrupados sob a designação de países recentemente industrializados, enquanto que aqueles que não foram industrializados, tem um PIB menor e possuem um baixo índice de desenvolvimento humano são muitas vezes referidos como Países Menos Desenvolvidos.

Países do Primeiro Mundo[editar | editar código-fonte]

Os seguintes países foram considerados do Primeiro Mundo durante a Guerra Fria:

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências