Pro Evolution Soccer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pro Evolution Soccer (Winning Eleven) Série
Desenvolvedora Konami Computer Entertainment
Publicadora(s) Konami
Distribuidora Konami
Plataforma(s) Microsoft Windows, Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation 2, PSP, Mobile Phone, Nintendo DS, Wii
PlayStation.
Gênero(s) Futebol
Modos de jogo Single player, multiplayer (todas as versões)
Hardware
Resolução 480p, 720p, 1080i, 1080p
Versão Pro Evolution Soccer 2013

Pro Evolution Soccer (abreviado como PES e antes conhecido na América como Winning Eleven, nome ainda usado no Japão[1] ) é uma série de jogos eletrônicos de futebol, produzido pela empresa japonesa Konami, com a supervisão e direção do brasileiro Paulo Chianca, existindo versões para diversas plataformas: PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360, PSP, Wii e PC.

A Konami também produziu outra série de futebol, antes de Pro Evo, chamada International Superstar Soccer, porém feito por outra equipa técnica, com uma jogabilidade e modos de jogo totalmente diferentes como por exemplo o modo Scenario, onde se pode reviver momentos importantes na história do futebol. Enfim, não se aproximava tanto de um simulador de futebol, mas de um simples jogo para diversão.

Paulo Chianca, o supervisor geral da empresa Konami, em entrevista afirma que o jogo é bem feito, com padrões de qualidade de gráfico muito evoluídos para o estilo de jogo de futebol para o console PS3, e afirma que o jogo possui muitos bugs, mas que ainda haverá mudanças significativas, e que os amantes do Pro Evolution Soccer vão ter muitas surpresas.

Goal Storm / ISS Pro Série[editar | editar código-fonte]

A série Pro Evolution Soccer tem raízes na série Goal Storm (também conhecida como World Soccer Winning Eleven no Japão). O jogo foi desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Tokyo, Inc. e foi lançado em 1996. Os seguintes três jogos da série também foram produzidos por KCET e eles foram liberados sob o nome de ISS Pro para o mercado europeu e Winning Eleven para o resto do mundo.

Europe e América do Norte Japão Plataformas
Nome Data de Lançamento Nome Data de Lançamento
Goal Storm 1996 World Soccer Winning Eleven PlayStation
ISS Pro / Goal Storm 97 1 de junho de 1997 Winning Eleven 97 PlayStation
ISS Pro 98 1 de maio de 1998 Winning Eleven 3 12 de novembro de 1998 PlayStation
ISS Pro Evolution Maio de 1999 Winning Eleven 4 6 de junho de 1999 PlayStation

Série Pro Evolution Soccer[editar | editar código-fonte]

Pro Evolution Soccer[editar | editar código-fonte]

PES (Winning Eleven 5 no Japão) é o primeiro título da saga, trazendo à versão europeia toda a jogabilidade do incrível jogo japonês. Apesar da diferença de nome, este é a seqüência do antigo Winning Eleven 2000 europeu, o ISS 2 Pro Evolution, bastante melhorado, tanto graficamente quanto na jogabilidade.

Pro Evolution Soccer 2[editar | editar código-fonte]

PES 2 (Winning Eleven 6 no Japão) é o segundo título da saga, com poucas mudanças em relação à versão anterior, mas mesmo assim converte-se no jogo que melhor caracteriza o desporto-rei, tanto pelos gráficos incrivéis (para aquele tempo), tanto pela sua legendária jogabilidade e 'profundidade' de jogo.

Pro Evolution Soccer 3[editar | editar código-fonte]

PES 3 (Winning Eleven 7 no Japão) foi a revolução total. Um novo motor gráfico que conseguiu grandes melhorias na física na bola, assim como nas animações. Novos modos de jogo incluidos, como a tão conhecida PES Shop, que como já sabem, consiste em ganhar uma série de pontos (50 pontos no modo Exibition) e depois de termos acumulado muitos desses, podemos comprar itens necessários (ou não) para o jogo. Pro Evo 3 foi o 1º jogo da saga a conseguir a licença FIFPro tornando-se assim muitos dos jogadores totalmente licenciados.

Pro Evolution Soccer 4[editar | editar código-fonte]

PES 4 (Winning Eleven 8 no Japão) inclui as licenças de três ligas européias, o que contém jogadores mais realistas, faces mais aperfeiçoadas, camisolas, emblemas e patrocinios, tal e qual a realidade. Essas ligas são: La Liga, Serie A e Eredivisie (Espanha, Itália e Holanda, respectivamente). Há também outras ligas, porém não licenciadas como: England League e German League, que na realidade são as ligas da Inglaterra e da Alemanha. É o melhor jogo da saga (até, claro, 2004) a nível de licenças. Dessa forma é considerado um dos melhores jogos de futebol da época

Pro Evolution Soccer 5[editar | editar código-fonte]

PES 5 (Winning Eleven 9 no Japão) Neste maravilhoso jogo, há muitas novidades. Não só a nova introdução de posições como: lateral e 2º ponta-de-lança, mas também, mais movimentos, fintas e animações. O 'tempo' também ganhou uma nova alteração: para além das restantes temperaturas meteorológicas, a Neve também ganhou um lugar, mas só é possível quando estiver no modo Winter (ninguém está abituado a ver neve no Verão). A Master League também foi melhorada, com um novo modo de treino. Mas sem dúvida, o melhor neste novo PES foi o modo on-line que veio torná-lo num verdadeiro simulador de futebol.

Pro Evolution Soccer 6[editar | editar código-fonte]

PES 6 (Winning Eleven 10 no Japão e Winning Eleven:Pro Evolution Soccer 2007] nos EUA) Melhorias no controle dos jogadores, sendo estes mais realistas. Possibilidade de jogar em rede, novas opções na PES Shop, a inserção de um torneio especial: The Reebok Cup, isto porque o jogo é patrocinado pela Reebok, e ainda o International Challenge Mode que funciona como o Campeonato Mundial de Futebol, tornaram deste juntamente com suas versões japonesa e americana, o melhor simulador de futebol de seu tempo, e o último com esse estilo de jogabilidade e gráficos feito pela Konami, pois na versões seguintes, a engine do jogo seria totalmente remodelada.

Pro Evolution Soccer 2008[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pro Evolution Soccer 2008

Pro Evolution Soccer 2008 (Winning Eleven 11 na versão japonesa) é o sétimo título da saga. Neste jogo, os gráficos melhoraram e mais licenças foram adicionadas. Apresenta um novo sistema de inteligência artificial, chamado Teamvision, que se adapta ao estilo de jogo de cada jogador para garantir que os adversários controlados pela IA sejam mais desafiantes e difíceis de derrotar. A saga ganhou 15 novos estádios, maior controlo de bola, simulações de faltas e importação facial usando uma câmara web. Apesar de todas estas melhorias é considerado por muitos fãs o pior PES da história.

Pro Evolution Soccer 2009[editar | editar código-fonte]

Pro Evolution Soccer 2009 é a oitava edição da série Pro Evolution Soccer, que apresenta as seguintes melhorias:

  • Gráficos melhorados;
  • Jogadores mais inteligentes;
  • Ângulos de camera novos, mais realísticos;
  • Equipes, jogadores e estádios novos;
  • Melhorias na modalidade Liga Master;
  • O novo Rumo ao Estrelato, onde se joga como se fosse um jogador;
  • Atualização dos clubes e das equipes nacionais;
  • Usando uma câmera USB, pode criar um jogador com a sua cara;
  • Maior controle da bola e movimentações quase perfeitas;

Pro Evolution Soccer 2010[editar | editar código-fonte]

Pro Evolution Soccer 2010 é a nona edição da série Pro Evolution Soccer, que apresenta as seguintes melhorias:

  • Refinamento na inteligência artificial;
  • Reformulação nos gráficos, com personagens mais parecidos com os atletas reais;
  • Possiblidade de download de conteúdo extra;[2]

Outro destaque é o fortalecimento da parceria entre a Konami e a UEFA, a fim de assegurar os direitos de uso em videogame não apenas da Liga dos Campeões da UEFA, mas também da Liga Europa da UEFA, anteriormente conhecida como Copa da UEFA.[2] A respeito da produção do jogo eletrônico, um dos produtores afirmou:

Cquote1.svg Temos seguido todos os comentários e feedback sobre a evolução da saga PES desde algum tempo, e o PES 2010 vai contar com muitas dessas ideias que os próprios jogadores nos têm feito chegar. O nosso objetivo é fazer um PES 2010 mais intuitivo, com uma experiência de jogo imediata que agrade os utilizadores desde o princípio, algo pelo qual já é famoso o jogo. PES 2010 vai ser melhor, terá melhor jogabilidade e recriará o futebol real de uma forma tão próxima quanto possível. Cquote2.svg
Noya Hatsumi, um dos produtores da PES Productions

Pro Evolution Soccer 2011[editar | editar código-fonte]

Pro Evolution Soccer 2011 é a décima edição da série Pro Evolution Soccer, que apresenta as seguintes melhorias:

  • Nova movimentação e novos dribles;
  • Controle total, incluindo a inserção dos novos passes manuais, assim como já são os chutes, oferecendo um nível sem precedentes de controle para cada jogada;
  • Nova inteligência artificial dos goleiros, melhorando sua movimentação;
  • Master Liga online, inserindo a opção de jogar online com os seus jogadores da Master Liga;
  • Um modo que permite a pessoa jogar com seu jogador favorito (Jogador Mundial)
  • Inserção da Copa Santander Libertadores

Pro Evolution Soccer 2012[editar | editar código-fonte]

Pro Evolution Soccer 2012 (abreviado para PES 2012 e conhecido oficialmente na Ásia como World Soccer: Winning Eleven 2012) é a décima primeira edição da série Pro Evolution Soccer desenvolvido e publicado pela Konami com a assistência de produção da equipe Sky Blue.

Como nas versões anteriores do jogo, PES 2012 voltará a ser licenciado exclusivamente pela UEFA para conter as competições UEFA Champions League , UEFA Europa League e UEFA Super Cup juntamente licenciado pela CONMEBOL para disponibilizar a Copa Santander Libertadores. Agora com o acréscimo da Liga Portuguesa (Liga Zon Sagres), mas com apenas SL Benfica, FC Porto e Sporting CP Licenciados. Além do licenciamento total de La Liga.

Jogabilidade

Segundo o Produtor executivo do jogo Shingo Takatsuka 'Seabass', PES 2012 terá uma grande melhoria na jogabilidade referente as versões anteriores, focando principalmente na inteligência artificial do jogo ( sistema batizado pela Konami de Sistema IA).

  • Começando pela a arbitragem, que será melhorada e remodelada, com novas movimentações e incluindo uma plena implementação da lei da vantagem, com o árbitro punindo e advertindo jogadores depois de jogadas desleais quando a bola estiver parada.
  • A remoção do "bug catch-up", onde os defensores paravam os dribles dos atacantes com muita facilidade independentemente do ritmo ou qualidade do atacante.
  • A inteligência artificial dos goleiros tão criticada na última versão, também será melhorada com novas animações e performances dos goleiros, possibilitando aos fãs da série uma experiência mais realista e tornando-os arqueiros mais confiáveis.
  • A jogabilidade ofensiva será mais fluida, com uma melhora na resposta no jogo de equipe outro ponto falho na última versão, ultrapassagens (overlaps) voltarão ao jogo permitindo a execução de jogadas táticas e de inteligência.
  • Jogadores sem posse de bola abrirão espaços e também podendo ser controlados de maneira exata e precisa.
  • Suor e Sujeira nos uniformes dos jogadores também poderão ser notados durante uma partida do jogo, tudo isso para garantir o maior nível de realismo jamais visto em outro jogo de futebol virtual.

A idéia de Seabass é permitir que os fãs ao jogar PES 2012, sintam-se assistindo a uma partida de futebol real.

Pro Evolution Soccer 2013[editar | editar código-fonte]

Um simulador de futebol feito especialmente para "confrontar" com Fifa 13 da produtora Eletronic Arts. A Konami quer voltar aos tempos de soberania e trouxe gráficos e com uma jogabilidade refinada e novos modos de jogos. Atraindo o público brasileiro com a adição da Liga do Brasil (equivalente ao Campeonato Brasileiro Série A) com as 20 equipes licenciadas. Com o acréscimo também do player ID que faz com que alguns jogadores tenham movimentos reais dentro de campo.

Outros títulos[editar | editar código-fonte]

Arcade
  • Winning Eleven Arcade Game Style
  • Winning Eleven Arcade Game Style 2003
  • Winning Eleven 2006 Arcade Championship
Game Boy Advance
  • Winning Eleven Advance (2000)
  • J-League Winning Eleven Advance 2002 (2001)
PlayStation;

J-League Winning Eleven Série[editar | editar código-fonte]

Edições
Título Data de lançamento Região Plataforma
J-League Winning Eleven Julho de 1995 Japão PlayStation
J-League Winning Eleven 97 Novembro de 1996 Japão PlayStation
J-League Winning Eleven 98-99 Dezembro de 1998 Japão PlayStation
J-League Winning Eleven 2000 Junho de 2000 Japão PlayStation
[J-League Winning Eleven 2000 (Version 2) Novembro de 2000 Japão PlayStation
J-League Jikkyou Winning Eleven 2001 Junho de 2001 Japão PlayStation
J-League Winning Eleven 5 25 de outubro de 2001[3] Japão PlayStation 2
J-League Winning Eleven 6 19 de setembro de 2002[4] Japão PlayStation 2
J-League Winning Eleven 7 2003 Japão PlayStation 2
J-League Winning Eleven 8: Asia Championship 18 de novembro de 2004[5] Japão PlayStation 2
J-League Winning Eleven 9: Asia Championship 17 de novembro de 2005[6] Japão PlayStation 2
J-League Winning Eleven 10: Europe League 06-07 22 de novembro de 2006[7] Japão PlayStation 2
J-League Winning Eleven 2007 Club Championship 2 de agosto de 2007[8] Japão PlayStation 2
J-League Winning Eleven 2008 Club Championship 2 de agosto de 2008[8] Japão PlayStation 2
J-League Winning Eleven 2009 Club Championship 6 de agosto de 2009[8] Japão PlayStation 2
J-League Winning Eleven 2010 Club Championship 5 de agosto de 2010[9] Japão PlayStation 2

Management games[editar | editar código-fonte]

Edições
Título Data de lançamento Região Plataforma
Winning Eleven Tactics: J-League 12 de dezembro de 2003[10] Japão PlayStation 2
Winning Eleven Tactics: European Club Soccer 9 de dezembro de 2004[11] Japão PlayStation 2
Pro Evolution Soccer Management 24 de março de 2006[12] Europe PlayStation 2

Notícias[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências