Suwałki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Suwałki
Suwałki
POL Suwałki COAII.svg
Voivodia Podláquia
Powiat Suwalski
Gmina suwalska
Área 66 km²
População (2007) 69 527 habitantes
Densidade 1060,8 hab/km²
Altitude 170 metros
Código telefônico +(48) 87
Matrículas de automóveis BS, BSU
Localização
Localização de Suwałki na Polónia 54° 05' N 22° 56' E
Cidade da Polónia Flag of Poland.svg

Suwałki é uma cidade da Polónia, na voivodia de Podláquia e no condado de Suwalski. Estende-se por uma área de 66 km²[1] , com 69 527 habitantes, segundo os censos de 2010[2] , com uma densidade 1060,8 hab/km².

Geografia[editar | editar código-fonte]

  • Localização Suwałki está situada no nordeste da Polónia, perto da fronteira com a Lituânia, exclave de Kaliningrado e Bielorrússia. Suwałki é a segunda maior cidade na voivodia de Podláquia. Pela cidade passam duas rotas de transporte – de Berlim por Varsóvia a São Petersburgo e de Varsóvia a [Helsínquia]] ( futura rota de trânsito Via Baltica e ferrovia Rail Baltica que ligará os países bálticos com a Europa Ocidental).
  • Geologia Suwałki é situada numa área rica em minério de ferro, vanádio, chumbo e titânio raro. Atualmente não são explorados devido à profundidade na qual estão e também devido à proteção do ambiente por estar na área protegida conhecida como Pulmões Verdes da Polónia.
  • Clima Em comparação com as outras regiões da Polónia, a cidade frequentemente está sob a influência de uma massa de ar ártico e continental. Por causa destas influências árticas, a região é considerada como a mais fria na Polónia (com exceção das montanhas) e perto da aldeia de Wiżajny fica “o pólo frio polaco”. Os invernos aqui são frios e longos, até duas vezes mais longos do que no ocidente e a primavera chega tarde (mas não sempre). O verão normalmente é curto, mas quente e abafado. As trovoadas são calmas, mas devido às mudanças climáticas cada ano são mais fortes. Atualmente, no inverno, a temperatura baixa até cerca de -24 °C. Antes as temperaturas eram mais baixas.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade nasceu duma aldeia fundada no século XVII por monges Camaldulenses do mosteiro de Wigry. No dia 3 de março de 1720, o rei Augusto II da Polónia confirmou os direitos civis de Suwałki. Os acontecimentos principais na história de Suwałki: 1715 – Suwałki foi declarado cidade pelos camaldulenses

1795 – a cidade foi incorporada ao Reino da Prússia

1807 – Suwałki foi incorporado ao Ducado de Varsóvia

1842 – a poeta Maria Konopnicka nasceu em Suwałki

1849 – o pintor Alfred Wierusz-Kowalski nasceu em Suwałki

1866 – a cidade tornou-se a capital da Gubernia Suwałska ( forma de divisão do território durante a ocupação russa)

1919 – Suwałki foi situado dentro das fronteiras da República da Polónia

1926 – o realizador ([Andrzej Wajda]] nasceu em Suwałki

1940 – a cidade foi incorporada ao Reich Alemão

1944 – as tropas armadas alemãs retiraram de Suwałki

1945 – Suwałki sede de distrito

1975 – Suwałki capital de voivodia

1999 – Suwałki perdeu o estatuto de capital de voivodia

Economia[editar | editar código-fonte]

Suwałki é centro de indústria de madeira, de materiais de construção e de alimentos. Muitas companhias exportam os produtos para os mercados do oriente e do ocidente da Europa. Instituições de negócios: O Parque de Ciência e Tecnologia Polónia-Leste, a Zona Económica Especial de Suwałki, a Agência de Desenvolvimento Regional „ARES” S.A., o Centro de Inovação de Suwałki NOT

Transportes[editar | editar código-fonte]

Suwałki está situada perto da estrada internacional para a Lituânia e tem ligações rodoviárias com todas as aldeias das cercanias, e cada dia passam 4500 camiões pela cidade o que é perigoso para a saúde dos habitantes. Por isso, foram feitos esforços para construir uma circunvalação.

Locais de interesse[editar | editar código-fonte]

- a histórica rua Kościuszki

- o Parque da Constituição de 3 de maio

- a concatedral de Santo Alexandre

- o Museu Regional

- os antigos paços do concelho

- museu Maria Konopnicka

- monumento de Maria Konopnicka

- monumento do Papa João Paulo II

- cervejaria do século XIX

- Parque de Maria Konopnicka

Cultura[editar | editar código-fonte]

A maioria dos acontecimentos culturais na cidade são organizados pelo Centro Regional da Cultura e Arte (ROKiS) e a Casa da Cultura da Juventude (MDK). Em Suwałki existe o grupo fotográfico PaCamera Club. Os acontecimentos mais importantes são os dias de Suwałki, Festival Internacional de Teatro infantil e juvenil “Wigraszek” e o Suwałki Blues Festival[3] conhecido internacionalmente e por onde passaram entre outros Canned Heat e Joe Bonamassa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Referências[editar | editar código-fonte]