Białystok

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Białystok
POL Białystok flag.svg POL Białystok COA.svg
Białystok.jpg
Voivodia Podláquia
Administrador municipal Tadeusz Truskolaski
Área 94 km²
População (2006) 295 000 habitantes
Densidade 3 102,12 hab/km²
Fundação 1320?
Website Website municipal
Localização
Localização de Białystok na Polónia
Cidade da Polónia Flag of Poland.svg

Białystok (bielorrusso: Беласток, Biełastok, lituano: Balstogė, iídiche: ביאַליסטאָק, inglês: frequentemente Belastok, significado de Białystok: "declive branco") é a maior cidade (população: 295 000 em 2006) do nordeste da Polônia e a capital da Voivodia podlaquiana desde 1999, anteriormente da Voivodia Białystok (1921-1998). Białystok está localizada no nordeste da Polônia próxima da fronteira com a Bielorrússia; é a maior cidade e a capital histórica da região da Podláquia.

História[editar | editar código-fonte]

A catedral de Białystok
Palácio Lubomirski em Białystok (Escola de Administração Pública de Białystok)

De acordo com a lenda, Białystok recebeu este nome do príncipe lituano Gediminas por volta de 1320. A primeira menção do lugar em fontes históricas data de 1437 quando as terras em torno do rio Biebrza foram dadas pelo Rei Kazimierz Jagiellończyk da Polônia a Raczko Tabutowicz. Em 1547 ela passou para a família Wiesiołowski. Eles construíram no local um castelo de tijolos e uma igreja. Em 1645 depois da morte de Krzysztof Wiesiołowski, o último do clã, Białystok tornou-se propriedade da República das Duas Nações. Em 1661 ela foi dada a Stefan Czarniecki como recompensa por seus serviços prestados na vitória sobre os suecos. Quatro anos mais tarde, como dote de sua filha Alexandra, ela passou para a família Branicki.

Na segunda metade do século XVIII, o Hetman Jan Klemens Branicki, um comandante em chefe, recebeu de herança a área de Białystok. Foi ele quem transformou a anterior habitação em uma magnífica residência de um grande nobre. Diversos artistas e cientistas vieram a Białystok para tirar proveito do patronato de Branicki. Białystok recebeu o título de cidade em 1749.

Depois da terceira partição da República das Duas Nações em 1795 ela pertenceu primeiramente ao Reino da Prússia e após a assinatura da Paz de Tilsit em 1807, ela passou para o Império Russo. Durante o século XIX a cidade se tornou o maior centro da indústria têxtil.

Mercado

Devido a um forte crescimento industrial a população saltou de 13 787 em 1857 e 56 629 em 1889, para 65 781 em 1901. Neste período a maioria da população da cidade era formada por judeus e poloneses.

Após o início da Primeira Guerra Mundial em 1914, o primeiro bombardeio pesado sobre a cidade aconteceu em 20 de abril de 1915. Em 13 de agosto de 1915 os soldados alemães apareceram em Białystok. A cidade fazia parte da região de ocupação Ober Ost, em julho de 1918 ela fez parte da Província lituana e tornou-se a capital do governo distrital da Lituânia do Sul. Em 19 de fevereiro de 1919 a cidade foi tomada pela Polônia.

Durante o ano de 1920, quando foi ocupada pelas forças soviéticas durante a Guerra polaco-soviética, ela serviu por um curto período como quartel-general do Comitê Revolucionário Polonês chefiado por Julian Marchlewski, que tentou criar a República Socialista Soviética Polonesa.

Podlasie Opera e filcharmonia

Entre os anos de 1920-1939 a cidade fez novamente parte da Polônia independente. Em setembro de 1939, Białystok foi ocupada pelo Exército alemão, mas passou para a União Soviética devido ao Pacto Ribbentrop-Molotov, quando ela foi então anexada à República Socialista Soviética da Bielorrússia. Em 27 de junho de 1941, Białystok caiu novamente nas mãos dos alemães, como conseqüência da invasão da União Soviética. Desde o início, os alemães impuseram a política cruel de pilhagem e extermínio da população não alemã. A numerosa população judia, algo em torno de 50-60 mil, foi confinada em um gueto, que durante agosto de 1941 foi exterminado. Em 27 de junho de 1941 as tropas alemães trancaram mais de 3 000 judeus no interior da Grande Sinagoga (a maior sinagoga em madeira do Leste Europeu) e a incendiaram.

No último ano da ocupação, uma Escola de Comércio de nível superior começou a operar na cidade. Os alunos da escola também faziam parte do movimento de resistência. Como conseqüência, alguns deles foram presos, alguns mortos e outros deportados para campos de extermínio.

Um número de grupos antifascistas surgiu em Białystok durante as primeiras semanas da ocupação. Nos anos seguintes, eles desenvolveram um movimento de resistência bem organizado.

Em 15 de agosto de 1943 eclodiu a Revolta do Gueto de Białystok - várias centenas de judeus poloneses começaram uma luta armada contra as tropas alemãs dando continuidade ao plano de destruição do gueto.

História eclesiástica[editar | editar código-fonte]

Durante a maior parte de sua existência, Białystok fez parte da diocese de Vilnius, a capital da Lituânia.

Somente em 5 de junho de 1991 foi fundada a diocese de Białystok (bispado de ritos litúrgicos latinos); foi logo a seguir, em 25 de março de 1992, promovida a Arquidiocese Metropolitana de Białystok com duas dioceses: Drohiczyn (também fundada em 1991) e Łomża (fundada em 25 de março de 1798 como Diocese de Sejny / Augustów / Sejna).

Educação[editar | editar código-fonte]

Palácio Branicki em Białystok. (Universidade de Medicina de Białystok)
  • Universidade de Białystok (Uniwersytet w Białymstoku)
  • Universidade Politécnica de Białystok (Politechnika Białostocka)
  • Universidade de Medicina de Białystok (Akademia Medyczna w Białymstoku)
  • Escola de Administração Pública de Białystok (Wyższa Szkoła Administracji Publicznej)
  • Instituto de Cosmetologia de Białystok (Wyższa Szkoła Kosmetologii w Białymstoku)
  • Academia de Economia em Białystok (Wyższa Szkoła Ekonomiczna w Białymstoku)
  • Academia de Finanças e Administração em Białystok (Wyższa Szkoła Finansów i Zarządzania w Białymstoku)
  • Academia de Música em Białystok (Akademia Muzyczna w Białymstoku)
  • Academia de Teatro (Akademia Teatralna)

Divisão administrativa[editar | editar código-fonte]

Distritos de Białystok
O selo oficial de Białystok.

A cidade de Białystok está dividida em 28 distritos:

  1. Centro
  2. Białostoczek
  3. Sienkiewicza
  4. Bojary
  5. Piaski
  6. Przydworcowe
  7. Młodych
  8. Antoniuk
  9. Jaroszówka
  10. Wygoda
  11. Piasta I
  12. Piasta II
  13. Skorupy
  14. Mickiewicza
  15. Dojlidy
  16. Bema
  17. Kawaleryjskie
  18. Nowe Miasto
  19. Zielone Wzgórza
  20. Starosielce
  21. Słoneczny Stok
  22. Leśna Dolina
  23. Wysoki Stoczek
  24. Dziesięciny I
  25. Dziesięciny II
  26. Bacieczki
  27. Zawady
  28. Dojlidy Górne

Pessoas famosas[editar | editar código-fonte]

Local de nascimento de[editar | editar código-fonte]

Desporto[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]