TV Bandeirantes Santa Catarina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
BAND Santa Catarina
Firenze Comunicação e Produção Ltda.
SANTA CATARINA
Florianópolis, Santa Catarina
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
09 VHF analógico
32 UHF e 9.1 Virtual digital
Outros canais Lista de retransmissoras
Sede Bandeira de Florianópolis.svg Florianópolis, SC
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 880 - Pantanal
Slogan Fica que vai ter, fica na Band Santa Catarina
Rede Rede Bandeirantes
Fundador Saul Brandalise Júnior
Pertence a Central Barriga Verde
Proprietário Saul Brandalise Júnior
Presidente Saul Brandalise Júnior
CNPJ 83.601.690/0001-61
Fundação 19 de setembro de 1982 (31 anos)
Prefixo ZYB 766
Cobertura 79% do estado de Santa Catarina
Redes anteriores SBT
Rede Manchete
Nome(s) anteriore(s) TV Barriga Verde, TVBV (1982-2012)
Potência 15 kW
Página oficial Band Santa Catarina

TV Bandeirantes Santa Catarina (conhecida também como Band SC) é uma emissora de televisão brasileira sediada em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Opera nos canais 9 VHF e 32 UHF digital, e é afiliada a Rede Bandeirantes. Devido a dificuldade de recepção dela e de outras emissoras nos distritos da Ilha de Florianópolis, por causa da topografia das montanhas, opera também no canal 10 VHF nos distritos de Canasvieiras e Ingleses do Rio Vermelho. Seus estúdios e escritório ficam localizados no bairro do Pantanal, e sua antena de transmissão está no topo do Morro da Cruz.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1982, a emissora surge com o compromisso e a vontade de resgatar a cultura e os costumes catarinenses. Com esse pensamento e inspirado na denominação dada aquele que nasce na terra, surgiu seu primeiro nome: TV Barriga Verde.

Sua primeira parceria foi com o SBT e durou até 1985. Após esse período, o SBT ficou sem sinal até a parceria com a TV O Estado e com a TV Planalto [1] , nesse ano, a emissora acaba se afiliando a Rede Manchete, se tornando uma de suas principais afiliadas. A parceria durou até 1993, quando se torna afiliada a TV Bandeirantes.

Por muito tempo, a emissora possuiu uma co-irmã, era a TV Catarinense. Em 2005, essa emissora foi vendida ao Grupo RBS e a TVBV passa a cobrir todo o estado. Hoje, a emissora ficou mais ampla e regionalizada, abraçando toda Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Com suas oito sucursais em Criciúma, Tubarão, Itajaí, Blumenau, Joinville, Chapecó, Joaçaba e Lages, além de representantes no Paraná e no Rio Grande do Sul, hoje é uma das afiliadas-modelo da Band e disputa a vice-liderança com seus programas tanto regional, quanto nacionalmente.

Band Santa Catarina[editar | editar código-fonte]

No dia 1 de março de 2012, a TV Barriga Verde passa a se chamar Band Santa Catarina [2] . A mudança, no entanto, se resume apenas ao nome, mantendo sua condição de afiliada sem ser uma emissora própria, como ocorre com a Band RS e com a Band Curitiba.

Com a mudança, diversos programas também mudam seus nomes e formatos, o TVBV Esportes vira Jogo Aberto Santa Catarina, enquanto o tradicional Jornal da TVBV vira Band Cidade. De acordo com Saul Brandalise Júnior, presidente da emissora, a mudança foi necessária.

Greve[editar | editar código-fonte]

Em 2013, a Band Santa Catarina passa por uma crise, chegando a cancelar programas como a edição local do Brasil Urgente. Mais de 38 profissionais são demitidos.

Em 12 de julho, uma greve geral se inicia na emissora [3] . Cerca de 20 jornalistas se recusavam a trabalhar por falta de pagamento. Sem programação local, retransmitiram a programação da geradora sem interrupções até o dia 15 de julho, quando uma reunião de emergência foi feita e os salários devidamente pagos.

Com a greve, também surgiram os boatos de venda da emissora para Carlos Massa (o apresentador Ratinho) e até para o bispo Valdemiro Santiago. Em vídeo-resposta, o empresário afirma que não pretende vender a emissora e os programas locais voltam ao ar no dia 16 de julho. [4]

Sinal[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
TV Barriga Verde
Canal 09 VHF de Florianópolis
2012 - presente
Sucedido por
-
Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.