TV Tribuna (Recife)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TV Tribuna
Nassau Editora Rádio e TV Ltda.
Logotipo da TV Tribuna Vitória.jpg
TV Tribuna
Olinda / Recife, Pernambuco
Brasil
Tipo Empresa privada
Cidade de concessão Recife, PE
Canais
04 VHF analógico
20 UHF e 4.1 Virtual digital
Outros canais 02 VHF (Caruaru)
04 VHF (Vila dos Remédios)
12 VHF (Gravatá)
Sede Olinda, PE
Avenida Senador Nilo de Souza Coelho, S/N - Ouro Preto
MAPA
Slogan O canal da gente!
Rede Rede Bandeirantes
Fundador(es) João Santos
Pertence a Grupo Tribuna
Proprietário(s) Francisco Santos
Antigo(s) proprietário(s) João Santos (1991-2011)
Presidente Francisco Santos
Fundação 15 de novembro de 1991 (32 anos)
Prefixo ZYB 303
Cobertura 70% do estado de Pernambuco
Potência 11,2 kW
Página oficial tvtribunape.com.br

TV Tribuna Recife é uma emissora de televisão brasileira concessionada em Recife, porém sediada em Olinda, ambas cidades do estado do Pernambuco. Opera nos canais 4 VHF e 20 UHF digital, e é afiliada à Rede Bandeirantes. Pertence a Rede Tribuna, grupo de comunicação capixaba, que em Recife também possui a Rádio Tribuna FM. Suas instalações e sua antena de transmissão estão localizadas no bairro de Ouro Preto.

História

A TV Tribuna entrou no ar em 15 de novembro de 1991, sendo afiliada à Rede Bandeirantes. Em 1º de novembro de 1998, a emissora passou a ser afiliada a Rede Record e assim ficou até o dia 8 de janeiro de 2012.

Antes disso, a Record era retransmitida no canal 17, no ar em data incerta, com sinal apenas para a Grande Recife. Com a afiliação, o canal 17 saiu do ar,[carece de fontes?] mas voltou por volta de 1999, repetindo a Rede Mulher até virar Record News em 2007. Em 2009, passou a retransmitir a TV Cabrália (Record News).

Devido à problemas com a Record, esta descontinuou o contrato com a Tribuna e no dia 9 de janeiro de 2012 a emissora voltou para a Band.[1][2]

Dificuldades técnicas com o sinal digital

Desde que iniciou as transmissões com o sinal digital, a TV Tribuna vem tendo dificuldades para lidar com seu sinal digital. Inicialmente toda programação era exibida em SD 4:3 preenchendo toda a tela, ou seja, deformando a imagem. Ainda hoje, todos os programas locais são transmitidos dessa forma. A programação da rede pode ou não ser exibida em HD, pois o formato de tela é escolhido aleatóriamente durante a exibição do programa. Além da dificuldade com o formato de tela, o sinal da TV Tribuna está sendo transmitido desde o inicio das transmissoes com parametros errados: apesar do video estar em 60hz, é enviado ao receptor a informação de que ele é 30hz, alguns receptores ignoram tal informaçao e exibem o canal normalmente (Exemplo: TVs da Samsung) , ja outros confiam na informação enviada pela emissora e tentam ler o video em 30hz, gerando desde pequenas travadas, quadriculações (TVs da LG ou Panasonic) ou ate mesmo o desligamento do aparelho por impossibilidade de decodificar o sinal (TVs da Sony). Em 1º de Fevereiro de 2013, mais que um ano depois de sua estréia, a TV Tribuna finalmente corrigiu os parâmetros e agora funciona em todos os aparelhos de TV, no entanto, os problemas com formato de tela supra citados persistem.

Cobertura

O sinal da emissora atinge 160 municípios do estado, quase toda a cobertura compreende-se na Zona da Mata, Região Metropolitana do Recife e algumas cidades do Agreste e do sertão.

Começou a transmitir seu sinal digital em Recife no dia 6 de Janeiro de 2012, depois de três dias, no dia 9 de Janeiro, voltou a se afiliar à Rede Bandeirantes na qual já havia sido afiliada anteriormente no período de 1991 a 1998.

Programação

Atuais

Além de retransmitir a programação nacional da Band, a TV Tribuna produz os seguintes programas:

  • Jogo Aberto Pernambuco: Jornalístico esportivo, com Aderval Barros. De segunda à sexta, das 12h00 às 12h30;
  • Ronda Geral: Jornalístico, com Sergio Dionízio. De segunda a sexta, das 12h30 às 14h30;
  • Vitrine: Programa de variedades, com Júlia de Castro. De segunda a sexta, das 14h30 às 15h00;
  • Brasil Urgente Pernambuco: Jornalístico policial, com Moab Augusto. De segunda a sexta, das 16h15 às 17h15;
  • Jornal da Tribuna: Telejornal, com Rhaldney Santos. De segunda a sexta, das 18h50 às 19h20;
  • Ponto de Vista: Programa de entrevistas, com Eliana Victório. Sábados, das 18h50 às 19h20;
  • O Melhor no Nordeste: Programa de variedades, com Rhaldney Santos. Domingos, das 9h00 às 9h30;

Extintos

Referências

  1. Redação NaTelinha (10 de novembro de 2011). «Confirmado: Record e Band trocarão de afiliadas em Pernambuco». NaTelinha. Consultado em 10 de novembro de 2011 
  2. Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR (18 de dezembro de 2011). «TV Clube começa a transmitir Record em janeiro». NaTelinha. Consultado em 19 de dezembro de 2011 

Ligações externas

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.