TV Asa Branca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
TV Asa Branca
Rede Nordeste de Comunicação
TV Asa Branca.jpg
TV Asa Branca
Rua José Pinheiro dos Santos, 650, Caruaru, Pernambuco
Cidade de concessão Caruaru, Pernambuco
Canais
8 analógico
17 UHF e 8.1 virtual digital
Outros canais Arcoverde - Canal 10
Belo Jardim - Canal 13
Cachoeirinha - Canal 09
Cortês - Canal 09
Floresta- Canal 11
Garanhuns - Canal 02
Gravatá - Canal 10
Jataúba - Canal 09
Pesqueira - Canal 18
Sanharó - Canal 09
Serra Talhada - Canal 12
Surubim - Canal 49
São Benedito do Sul - Canal 09
Slogan TV Asa Branca, há 20 anos você completa nossa história
Rede Rede Globo
Fundação 31 de julho de 1991 (23 anos)
Prefixo ZYB 305
Cobertura Agreste pernambucano, e partes do Sertão e a Mata Sul do estado
Página oficial TV Asa Branca (site)
G1 Caruaru e Região (notícias)
GE Caruaru e Região (esportes)

TV Asa Branca é uma emissora de televisão brasileira com sede em Caruaru, PE. Retransmite para o agreste do estado a programação da Rede Globo, além de gerar programas locais. Opera no canal 8 Analógico VHF, 17 UHF Digital 8.1 Virtual Digital. A emissora também está na internet com seu site reformulado recentemente (no mesmo padrão das páginas da Rede Globo) além de versões locais dos portais G1 e Globoesporte.com.

História[editar | editar código-fonte]

No dia 1º de agosto de 1991, foram ao ar as primeiras imagens da TV Asa Branca, emissora afiliada à Rede Globo de Televisão. O primeiro programa, exibido na hora do almoço, foi um especial de trinta minutos sobre a chegada da emissora à região. À noite, foi exibido o primeiro NETV, produzido com reportagens locais. Em 1992, o NETV passou a ter dois blocos regionais. Na mesma época, eram exibidos alguns flashes durante a programação chamados "Acontecendo".

Em 1993, a TV Asa Branca ganha uma sucursal em Garanhuns. A capital do Agreste Meridional passa a ter os departamentos de Jornalismo e Comercial. Em 1994, estreia uma revista semanal exibida aos sábados: O ABTV Revista. No mesmo ano, estreia o ABTV 2ª Edição, com produção local. Em 1997, a TV muda do Morro Bom Jesus para o bairro Indianópolis. Atualmente, a emissora está instalada no bairro Pinheirópolis. Junto com a mudança, surge o ABTV 1ª Edição.

Aos 15 anos, a TV Asa Branca se consolidou com um dos mais importantes veículos de comunicação de Pernambuco. A área de cobertura atinge 108 municípios de parte da Zona da Mata Sul, do Agreste e do Sertão. São mais de 2,5 milhões de telespectadores.

A TV Asa Branca também é uma das primeiras emissoras do interior do país a transmitir o sinal via satélite para todas as cidades da área de cobertura (108 municípios).

Desde 30 de março de 2009, aumentou o ABTV, deixando de retransmitir o NETV. A programação jornalística da TV Asa Branca se torna 100% independente. Um marco para a comunicação do interior de Pernambuco.

Em março de 2010, mais novidades, o novo cenário para o ABTV, uma nova apresentadora, e a estreia do Globo Esporte Local, pioneiro em todo o interior do Nordeste,dois anos depois retransmite a edição pernambucana do GE gerada do Recife.

A emissora segue normalmente a programação da Rede Globo gerada para os estados que seguem o mesmo Horário de Brasília, porém na vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do Brasil a emissora adere à programação da Rede Fuso, porem durante o dia segue a grade da Rede Globo Nordeste, no Recife onde os programas nacionais são exibidos com uma hora de atraso para viabilizar a exibição dos telejornais locais nos horários normais.

TV Asa Branca HDTV[editar | editar código-fonte]

  • Após a fase de testes com a programação local e Nacional da Rede Globo, a TV Asa Branca inaugurou oficialmente em 01 de Agosto de 2013 seu sinal digital, a emissora utiliza o canal digital 17 UHF ou 8.1 virtual para a cidade de Caruaru.

E Também o sinal digital da emissora já é retransmitido nas seguintes cidades:

Jornalísticos[editar | editar código-fonte]

A TV Asa Branca tem programas jornalísticos conhecidos no interior do estado de pernambuco são eles :

ABTV 1ª e 2ª Edição, AB Notícia (exibido nos intervalos do Mais Você) e participa com matérias esportivas da região na edição pernambucana do Globo Esporte. Possui também projetos esporádicos como o AB Verão, AB Inverno e participa junto com outras afiliadas da Rede Globo na Região Nordeste no projeto São João do Nordeste entre outras ações.

Já os retransmitidos da Rede Globo Nordeste são: Bom Dia Pernambuco, NETV (eventualmente para todo o estado em caso de edição especial ou na cobertura das eleições gerais como é o caso de 2014 com entrevistas com candidatos ao governo de Pernambuco), Globo Esporte PE, Globo Comunidade e Lance Final

Equipe: Rembrandt Junior, Lúcio Surubim e Wilson Souza de Mendonça.

Copa TV Asa Branca de Futsal[editar | editar código-fonte]

A copa TV Asa Branca de Futsal é um evento esportivo que movimenta cerca de 50 municípios anualmente da zona da mata, agreste e sertão pernambucano. É considerada a maior e mais importante competição do interior de Pernambuco, na qual a emissora promove o espírito esportivo, o lazer e a cultura para todos os municípios envolvidos. Cada cidade participante monta seu selecionado local, podendo inscrever até dois jogadores que disputem competições por clubes filiados a Federação Pernambucana de Futsal. A Copa é disputada desde o ano de 2006.

Campeões e vice-campeões

  • 2010 não houve campeão por causa de tramites judiciais, Semifinais, Arcoverde 2x1 Lajedo, Caruaru 2x3 Aldeia Velha

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. a b Portal BSD. Canais de Caruaru - PE. Página visitada em 24 de fevereiro de 2014. Cópia arquivada em 24 de fevereiro de 2014.