Topo Gigio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Topo Gigio é uma personagem de um programa infantil, criada na Itália, em 1958, por Maria Perego.

Topo Gigio é um rato com uma personalidade infantil, muito popular na Itália durante várias décadas. Atua regularmente no concurso Sequim d'Ouro. Fora da Itália, Topo Gigio já fez parte de outros programas de televisão como o Ed Sullivan's Show, nos Estados Unidos, ou Topo Gigio and the Missile War (1966, dir. Kon Ichikawa) e Nippon Animation (1988), um cartoon, no Japão.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Foi famoso em Portugal, em 1979, num programa televisivo apresentado por Rui Guedes e onde António Semedo lhe dava a voz.

Na década de 1990, entrou no programa Big Show Sic, de João Baião.

Brasil[editar | editar código-fonte]

Fez sucesso no Brasil, em programas apresentados por Agildo Ribeiro em 1969.

Na década de 1980, o Topo Gigio voltou à TV brasileira na Rede Bandeirantes, em 1983 com o programa "Boa Noite Amiguinhos" e novamente em 1987, agora em parceria com o ator Ricardo Petraglia, chamado pelo Topo Gigio de Dick Petra. Nessa época também foram lançados no Brasil dois LPs com o Topo Gigio: "Topo Gigio no Brasil" em 1987 e "Topo Gigio Volume 2" em 1988. Ainda em 1987, um filme foi produzido pela TV Bandeirantes: "Topo Gigio - No Castelo do Conde Drácula".

Na década de 90, Topo Gigio voltou à televisão, só que desta vez na Tele 5, na Espanha, em 1992, em seu quadro fixo no Xuxa Park da Espanha onde sempre com muito humor junto com Xuxa onde sempre seu objetivo era conseguir namorar a Rainha.

Em 2000, a Rede Globo tentou trazer o boneco de volta, no programa Zorra Total, mas os altos custos de direitos de imagem cobrados pela empresa italiana impediram que o projeto continuasse.

Em Fortaleza-CE, existe uma escola que se chama Topo Gigio, em homenagem a este ratinho que encantou gerações .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.