Wikipédia Discussão:Projetos/Games/Arquivo/2

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Criar predefinição para série[editar código-fonte]

Acabei de editar o artigo da série The Sims e removi a infobox que falava do primeiro jogo. Deveríamos criar uma infobox para séries de jogos? O que colocaríamos nela? --Master msg 15h53min de 23 de Novembro de 2008 (UTC)

Tá falando daquela "faixa" pequena que fica no topo dos artigos ? Sou contra pq já tem as predefs no final. => Rjclaudio msg 16h37min de 24 de Novembro de 2008 (UTC)

Eu acho que não há necessidade. Também não imagino o q colocar nela, logo não tem funcionalidade alguma. Pelo menos até o momento pq não consigo imaginar nada de útil e agradável para isso. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 17h26min de 24 de Novembro de 2008 (UTC)

:Concordo com o Rjclaudio. HotWiki (msg/Contrbs) 20h29min de 24 de Novembro de 2008 (UTC) Pensando bem não é má idéia, se for como na Wiki em inglês. HotWiki (msg/Contrbs) 22h27min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

A questão é que a algum tempo atrás foram apagadas em PE três dessas faixas de "Série" ligadas a animangá que eram usadas em todos os artigos da série.
Não vejo vantagem em ter a faixa em cima, se tem a predef embaixo.
Quem começa a lê já sabe de cara que é da série X (ou pelo menos deveria saber, senão tem algo errado com a introdução). Acho informação redundante, poluição visual, mais um aviso dentre muitos que aparecem nos artigos. Desnecessário. Odeio qualquer faixa no topo do artigo. Já basta as predefs do final.
=> Rjclaudio msg 22h32min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Eu não estava falando dessas predefinições horrorosas de "faz parte da série", estava falando de "infobox", que são tabelas informativas que ficam à direita do início do artigo. Pensei em criar uma para artigos sobre a série(frnaquia). O artigo sobre a série The Sims usava um para jogos, então eu removi porque falava do The Sims 1, e pensei em criar uma para franquias. Mas para criar precisamos definir que campos ela deve ter e se o número de campos for adequado, então criamos. --Master msg 23h13min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Oh, yeah, agora sim, sorry, li errado. Bem, concordo. Criemos uma infobox para as séries.
Só que vai acabar sendo muito parecida com a infobox de games. Nome, Empresa, Genero (se tiver mais de um, coloca tds), Número de jogadores (tb coloca tds), Modo online, ... enfim, melhor falar o que vc acha que deve ser retirado ou posto a mais
Eu acrescentaria apenas o "número de jogos", "primeiro jogo" (com data), "último jogo" (com data). O resto creio eu ficaria igual os campos.
=> Rjclaudio msg 23h32min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Não vejo sentido em por campos como número de jogadores, modo online, plataforma. Acho que só ficaria adequado: Criador, Desenvolvedora, primeiro jogo e data, último jogo e data, gênero principal, e número de jogos. Não sei de outras coisas úteis, mas isso seria o suficiente para precisarmos de criar uma nova infobox? A anglófona é essa. --Master msg 00h29min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)

Concordo com a anglófona, por mim só fazer a tradução. => Rjclaudio msg 01h08min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)

Encerrando votações[editar código-fonte]

Como já acabou o prazo das duas votações, já arquivei elas e deixo aqui os resultados :

  • Não deve ter lista de golpes, só explicação sobre os golpes mais célebres (como Hadouken) numa seção que fala sobre as habilidades.
  • Foi determinado a padronização das categorias para séries de jogos : "Jogos da série XXX"

Aplicação : O primeiro é fazer a limpeza de artigos de personagens. O segundo é criar as categorias e ir mudando os artigos dos jogos de séries.

=> Rjclaudio msg 17h59min de 24 de Novembro de 2008 (UTC)

A Predefinição:Final Fantasy estava grande e ruim, depois um usuário editou a predefinição para separar cada jogo com a própria predefinição. A predefinição:FFX já está em PE e já existe a predefinição:FFI. Primeiro deveríamos alertar aos participantes da PE e ao novo editor sobre o nosso livro de estilo, de começar tudo no mesmo artigo e depois expandindo. Acho que os jogos individualmente não precisam de uma predefinição própria, mas vendo a predefinição antiga da série inteira é possível criar uma tabela para melhorá-la. Algumas formas para dividi-la seria as sub-séries: Final Fantasy Crystal Chronicles, Ivalice Alliance (o que inclui a série Tactics), Final Fantasy VII (e sus múltiplas continuações) e não incluir todos os jogos relacionados como Seiken Densetsu e a série Kingdom Hearts inteira.

Cada jogo tem basicamente o artigo principal, uma lista de personagens, um artigo do mundo onde é ocorre e artigos sobre alguns personagens importantes. O que dificulta é que tem pouca informação sobre FF2 e FF3, mas de FF7 e FF10 já tem muita. Comecei a fazer a predefinição em Usuário:Master/Rascunho e não sei como editá-la.

E tenho uma dúvida sobre as categorias de franquias. Um jogo da série Final Fantasy é categorizado na Categoria:Jogos da Square Enix ou não já que a Categoria:Jogos da série Final Fantasy já é subcategoria da primeira? A vantagem é que a primeira lista todos os jogos individuais e as franquias de uma empresa. --Master msg 20h36min de 24 de Novembro de 2008 (UTC)

Sim, é bem mais prático e melhor uma predefinição para usar em todos os jogos. Olha só esses modelos Predefinição francesa, Predefinição japonesa. Particularmente eu prefiro a nipônica. É mais completa e ninguém precisa ficar fazendo outra. Se escolherem a nipônica eu posso dar uma traduzida. Nosso colega Tam01 poderia ter nos consultado 1º antes de tomar a iniciativa. Sobre as categorias eu acho que somente o artigo obre a série devia ir para a Categoria:Jogos da Square Enix e tb para a Categoria:Final Fantasy. os demais artigos todos deviam ir somente para Categoria:Final Fantasy.ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 00h51min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)
Em relação a categorização, eu concordo com o que foi dito acima, já em relação a predefinição eu deixo para quem tem prática de mexer com elas, o que não é o meu caso. vic666/Vicente Mateus (discussão) 18h49min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

Eu ia falar a mesma coisa sobre a categorização, mas deu conflito de edição. Eu não entendo nada de japones, mas a predef japonesa tem os filmes, animação, personagens, mundo, etc, ou só os jogos mesmo ? => Rjclaudio msg 01h13min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

Tem tudo isso aí que vc citou, RJ. Se optarem por essa eu posso traduzir. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 01h20min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

Pra mim esta boa. Pode traduzir. => Rjclaudio msg 14h55min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

Já terminei de arrumar a predefinição {{Final Fantasy}}, baseada na japonesa. Adicionei algumas coisas que não tinha. Só falta alguns ajustes finais. --Master msg 16h12min de 26 de Novembro de 2008 (UTC)

Quem começar por tentar agregar todos os artigos relevantes da série Final Fantasy, cedo se aperceberá que a sua organização não seguirá uma lógica simples nem funcional. Creio que os problemas com a versão anterior do template Predefinição:Final Fantasy são óbvios a todos, contudo vou numerá-los para encontrar uma solução o mais adequada possível.

  1. Aspecto: era um tabela que ocupava 90% da frame, traçada a linhas cruas, com uma altura de metade de um ecrã normal. Isto não é visualmente agradável.
  2. Organização: havia confusão em relação a spin-offs, prequelas e sequelas; links sem grande anexo entre si, os mais desconcertantes sendo Cid e Limit Break; as listas não estavam organizadas alfabeticamente, ou por outra qualquer ordem, exceptuando a primeira.
  3. Associação Excessiva: associam-se várias ligações numa única navbox, que pouco ou nada têm em comum, para além de um tópico extremamente vasto.

Para explicar o último ponto, imagina que tens que fazer uma navbox com todos os países de um continente. Agora, imagina que queres incorporar as regiões que compõe esses países na mesma navbox. Começas a com 25 países e acabas com mais 50, 70, 90, 200 regiões. O que acontece neste exemplo é um pouco do que acontece na predefinição Final Fantasy.: o continente é a série Final Fantasy; os países são os jogos (principais); e as regiões são as personagens, as sidestories, os mundos e tudo o resto.
Para resolver esta necessária, mas excessiva acumulação de ligações surgem duas soluções práticas: dividir as ligações por dois ou mais navboxes, e organizá-las tal como estavam na página Final Fantasy X - e é o caminho que se seguiu para resolver o problema do exemplo; ou divida-las tal como neste caso: en:Template:French_overseas_empire.

Agora, analisando as opções que tenho entre mãos, tenho a dizer que única que me agrada é a divisão entre templates e organiza-los devidamente. O três pontos fortes desta via serão a estética, a flexibilidade e a adequação. A versão na página do Master, o principal obstáculo é o complicado código que se torna inflexível a uma possível alteração ou adição. Na versão japonesa, que está a ser usada actualmente, a minha principal crítica é a estética e uma agregação de ligações excessiva.

Pelos pontos que referi, creio que se deve considerar seriamente a hipótese que estava a prosseguir anteriormente. Para mim, as navboxes são um primeiro passo para elevar os artigos do Final Fantasy a categoria de Featured Article. JohnR (discussão) 21h45min de 26 de Novembro de 2008 (UTC)

Nosso maior problema é que a maioria dos jogos tem três artigos em média e criar uma predefinição para um jogo com esse número de artigos não é adequado. Se o jogo já tiver muitos artigos como a Compilação de Final Fantasy VII, então poderíamos criar uma predefinição própria para FF7. O mesmo poderia ser pensado para Ivalice e Crystal Chronicles.
Outro problema é FFXI, que tem muitos artigos na wiki japonesa, e falam sobre: Sistema de jogo, o mundo, a Vida, Personagens ou classes e História do mundo. Demoraria muito para brasileiros se dedicarem em editar artigos desse jogo, porque uma parte bem pequena da população tem acesso ao jogo, e relevância chega até ser localmente menor no Brasil.
A linha de jogos de Chocobo, que ainda está incompleta, mas a lista de jogos existe em Chocobo#Jogos sobre Chocobo está mais completa. Esses jogos são menos conhecidos e jogados e a criação natural do artigo deles demora muito.
Poderia ser criado um artigo sobre Minijogos de Final Fantasy para incluir Gold Saucer, Triple Triad e Tetra Master, acho que Blitzball já merece um artigo próprio (não joguei FFX, mas acho que é relevante no enredo).
Poderia ser criado um artigo sobre Elementos comuns da série para incluir: Nomes comuns, Cid, Dirigíveis ou veículos (Ragnarok, Highwind, Hilda Garde, Blackjack)
Não sei se ATB merece um artigo, e ele não é só de FF, já que Chrono Trigger também tem.
Sistema de Habilidades e Classes (Jobs) poderiam ser colocados num artigo.
Não sei do que o artigo Crystal Guardians fala no Japão, mas se for personagens de FFI ou FFV, é melhor falar deles no artigo sobre personagens.

--Master msg 22h31min de 26 de Novembro de 2008 (UTC)

É possível ter o mesmo efeito que "uma predefinição para cada jogo" usando apenas uma página de predefinição, usando os parâmetros. Daria para dividir em três partes :

  • elementos do jogo - jogo, personagem, mundo, etc
  • jogos da mesma série - principal/tactics/chronicles/Chocobo...
  • informações gerais (comuns a todos/maioria dos jogos) - criador, classes, etc.

Seria como ter uma para cada, mas sem risco de PEs, e mais fácil de atualizar. Vou fazer um esboço por aqui mais tarde. => Rjclaudio msg 00h39min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)

Pensei em mandar o artigo Hadouken pro lixo. Mas resolvi trazer antes aqui para debatermos sobre isso. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 13h53min de 26 de Novembro de 2008 (UTC)

Concordo. Mas é possível que algum adm prefira uma PE. É um artigo muito genérico, dizendo que aparece até no Mortal Kombat entre outros. Além de não ter fontes. => Rjclaudio msg 18h38min de 26 de Novembro de 2008 (UTC)

Eu não gostei do artigo pq ninguém chama um kikouken, kouken, yoga fire de hadouken. Chamam de magia ou fireball. Isso mais parece pov de uma pessoa só. Vou mandar pro lixo. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 12h44min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)

Desistiu de mandar pra ER ? => Rjclaudio msg 13h01min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)

Sim Hein?

Ele existe em outras Wikis, mas bem mais abrangente e explicado. Mostrando a notoriedade que se deu para as demais magias. por isso ach que deve ficar e ser melhorado como os demais. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 18h42min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)

Eu andei vendo esses dias em vários artigos um equívoco sobre a OFLC na classificação dos jogos. Estão colocando simplesmente a sigla que como vcs podem ver, leva a uma desambiguação, pois existem duas OFLCs. A australiana e a neozelandesa, que são distintas e classificam diferente. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 15h56min de 28 de Novembro de 2008 (UTC)

  • O jeito é ficar atento e concertar as que estão erradas por agora (o fiz em nalguns artigos). Pra facilitar, redirects da Austrália e Nova Zelândia, respectivamente: OFLCA e OFLCN. Mr.Yah! msg 01h02min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)
  • Ahm, aliás, consertado. Mr.Yah! msg 04h30min de 30 de Novembro de 2008 (UTC)

Averiguando o Gametrailers e o Gamevideos eu percebi que cada trailer tem um código numérico assim como no IMDB. Não seria interessante fazer uma uma predefinição como a do Predefinição:Imdb nome para eles? Assim poderíamos encaminhar os leitores diretamente para lá. Mas teríamos que usar alguma regra de restrição para que não super lotem as ligações externas com trailers. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 14h35min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

Me parece uma boa idéia. Assim como eles usam o Imdb podemos usar pra linkar os trailers. E trailers não estão restritos a visualização.
Eu prefiro só usar trailers oficiais sobre a história do jogo, não os trailers que mostram alguma pequena parte, uma jogabilidade, etc. Seria mais os previews, que nem os trailers de filmes que passam no cinema. Isso já limita o suficiente para mim. Os produtores do jogo que decidam o que é importante para mostrar em um vídeo de poucos minutos.
Dependendo podemos colocar entrevistas tb que falam sobre a produção do jogo (poucos artigos de jogos tem essa seção que eu acho importante.
=> Rjclaudio msg 15h02min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

Eu tb prefiro os oficiais. Mas é que hoje em dias as empresas estão abusando dos trailers. Se procurarem por Soul Calibur 4 e Resident Evil 5 vão ver que há inúmeros trailers oficiais. No Gametrailers a qualidade dos vídeos são melhores e há opção de alta definição (que é a tela inteira) e a baixa definição (tela pequena) mas ambas as qualidades são excelentes. Eu adicionei links de diversos sites ue contém trailers nas fontes fiáveis pq os trailers podem servir de inspiração para criar algum artigo ou colocar informações. Agora como criar a predefinição aqui sendo debatida eu não sei ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 15h12min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

  • Criei a predef com 2 parametros, um para cada site. Imagino que só vamos colocar 1 vídeo, então fiz a predef pensando nisso.
  • Ainda está numa subpágina minha pq prefiro antes consultar a comunidade sobre colocar links externos para trailers, já que a discussão atual ainda não tem consenso sobre isso. Ou quase. Já que eu concordo com qualquer vídeo oficial. Mas, enfim, tá aí uma prévia, quando tivermos uma resposta passamos para o domínio certo.
  • {{Usuário:Rjclaudio/Teste2|GT=42999}} = Usuário:Rjclaudio/Teste2
  • {{Usuário:Rjclaudio/Teste2|GV=22762}} = Usuário:Rjclaudio/Teste2
  • => Rjclaudio msg 21h09min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

Estão ótimas, RJ. Acho que uma tb é o suficiente. A comunidade que vc se refere é toda a Wikipédia ou só o projeto. Esses casos não precisam levar para toda a Wikipédia só nós mesmos. E é bom deixar especificando no livro de estilo que são só vídeos oficias e quem escolher usar o do Game trailers tb escolha a versão SD que é mais fácil para todos baixarem. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 01h22min de 26 de Novembro de 2008 (UTC)

Falo comunidade como toda a wikipedia. Prefiro esperar aquela discussão lá da esplanada, pq alguns preferem não colocar nenhum vídeo, outros meio termo, etc (bem, vc sabe, está participando). Pode-se levar esse exemplo para lá, embora eu ainda não seja completamente a favor de se colocar trailers (são fáceis de achar, não tem pq colocar ... pra vc ver como eu sou instável, mais acima eu adorei a idéia, agora nem tanto). Melhor esperar as discussões, se lá não negarem todo e qualquer vídeo passamos a discutir entre o projeto. Até lá pra mim morreu o assunto. => Rjclaudio msg 01h29min de 26 de Novembro de 2008 (UTC)

Eu não acho necessário. Simplesmente pq ninguém pediu a opinião para fazer um predefinição para i IMDB e o E-pipoca. Simplesmente fizeram pq acharam interessante e de boa informação. Depende so trailer. Nem todos trailers são divulgados em todos os sites, tampoucos entrevistas. Eu acho que vc está sendo levado pro lado negro deletista e eclusionista da força xD. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 01h57min de 26 de Novembro de 2008 (UTC)

Uma coisa é informação escrita (texto) outra é multimedia (vídeo). Imbd já era consagrado o uso antes de fazerem a predef. Vídeos ao contrário sempre (sempre ?) se teve divergências. Dá pra ver a diferença. Bem, mantenho essa discussão apenas lá na esplanada, pra não ficar repetindo as coisas nos dois lugares. Só recomendo a vc não criar a predef e usar por enquanto, pq com as discussões é capaz de mandarem para PE, e aí a coisa se complica, dificilmente teria uma discussão direito. => Rjclaudio msg 02h40min de 26 de Novembro de 2008 (UTC)

Bem, como não houve oposição específica para trailers mesmo depois de eue ter falado, e como não há nada contra sites fiáveis/vídeos oficiais, vamos então por em uso a {{GameTrailer}}. Não são todos os casos que terão centenas de trailers para escolher. Uma regra geral é dar preferência para os trailers mais recentes, e mais gerais (nada de trailers que mostre apenas a fase da água quando tb tem fase do fogo/gelo/terra/ar ...). Comecei a colocar os trailers pros jogos do Wii (meu console preferido). => Rjclaudio msg 14h03min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)

  • Gente, há necessidade mesmo dessa predefinição? Ela fica no topo do artigo referentes à série em questão, dizendo que tal artigo pertence à mesma; ao meu ver, redudante. Pergunto a importância pq até agora nunca vi esse tipo de predefinição na Wiki além dela mesma, o que não segue um padrão (e que, fo' god sake, espero que não se torne um). O que acham? Mr.Yah! msg 03h06min de 5 de fevereiro de 2009 (UTC)

Feia, unilateral e fora do livro de estilo. Para mim é ER. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 03h15min de 5 de fevereiro de 2009 (UTC)

Parece com a que tem no topo de alguns artigos sobre Pokémon. Eric Duff Discussão 00h01min de 8 de fevereiro de 2009 (UTC)
Acabei não vendo direito, mas existe a predefinição {{série}}, como no artigo Brock. Eric Duff Discussão 02h16min de 8 de fevereiro de 2009 (UTC)
Pode mandar para ER. Inútil e mal formatada. Eric Duff Discussão 02h40min de 8 de fevereiro de 2009 (UTC)

Permissão da Nintendo[editar código-fonte]

Não, não, ela não permitiu. E é com desgosto que recebi hoje uma cartinha modelo xerocada da Nintendo que ao lê-la deixa explícito que é a mesma carta que ela manda para todo mundo que pede permissão de algo. O mais intrigante que em quanto eu gasto 7 reais para mandar, eles gastam 94 centavos ¬¬'. Gastei tempo e dinheiro à toa. Quem quiser conferi-la só clicar nos links: envelope, carta pt1, carta pt2. Não carreguei no Commons pq não há necessidade e apaguei meu nome e endereço pq quero me manter no anonimato. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 00h48min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)

Pena =/ HotWiki (msg/Contrbs) 00h58min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)
  • Ê descaso. Mas fazer o quê? A gente com as idéias de colocar imagens na Wiki é o mesmo que moleque fazendo MUGEN que teve lapso de consciência e pensou em pedir permissão antes de vender o jogo que tinha o Mario pra eles. Mr.Yah! msg 01h01min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)

E imaginar que estou a espera a mais de um mês pela resposta e abrir a carta contente pra ver essa porcaria. Aff! Só teve um trecho no final que me deixou intrigado...

Although we are not able to grant permission, use of Nintendos' properties without formal permission by Nintendo may still be allowed under the relevantes laws of the particular jurisdiction involved. Thus, we encourage you to seek your own legal counsel if you have any questions about whether your particular proposed use is permitted without Nintendo's authorization.

Tadinhos, depois d'eu explicar na carta que nos países lusófonos não aceitam fair-use ainda vêm me dizer isso. Mais uma prova que a carta era copiada e que nem se deram ao trabalho de ler a minha carta toda. Agora quero ver um anti-fair-usista nos chamarem de preguiçosos que eu os mando pra PQP. E alguém teria o "prazer" em tentar por e-mail? nintendo.noa@nintendo.com ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 01h13min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)

Eles nem leram a carta e pensaram que esta é mais uma dos milhares de pedidos de liberação e deram uma resposta qualquer. Até um contato por telefone seria difícil, porque passaria por várias pessoas no atendimento e o responsável pela análise do caso estaria ocupado para atender.
Na verdade o Brasil aceita tem um "fair use" muito indireto, e permitiria colocar imagens de logomarcas, personagens e screenshots, o problema é burocracia do commons e da wikipédia lusófona. Houve uma discussão sobre a liberação de imagens em Wikipedia:Votações/Fair Use, e quase conseguimos iniciar uma votação, e essa votação seria importante se ocorresse, mostraria pelo menos a nossa vontade, o problema é que faltou apoio para iniciar a votação, até os usuários a favor desapareceram e não tinha como marcar a data inicial da votação e começar a votar. Acho que eles desviaram o assunto para afastar os que apoiam.
Não sei como fazer essa votação começar, mas se formos fazer uma nova campanha, deveríamos nos organizar e lançar a proposta com força total de modo que evite desvios de conversa, enrolação eque os usuários a favor apoiem. --Master msg 12h59min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)
Uma mensagem automática poderia ajudar? Tinhamos que avisar à todos para participarem da discussão e da votação, como uma mensagem para cada um dos 2 itens acima. HotWiki (msg/Contrbs) 11h50min de 1 de Dezembro de 2008 (UTC)

Ainda esse Fair-use ? Mensagem automática não vai adiantar de nada. Já tem listas e mais listas de apoiadores, e já foi mandado mensagens e mais mensagens automáticas e avisos na esplanada. Tem discussões e mais discussões sobre ter ou não outra votação.

Se quiserem fazer algo façam a discussão na esplanada, mas já imagino que não vai dar em nada. Será apenas mais uma seção na página "Discussões recorrentes".

E fazer a votação não vai mudar em nada. Daqui a um ano vão querer novamente fazer a votação. Ou daqui a dois anos. Esse assunto sempre vai voltar, e sempre vai se discutir atoa.

Esquece o fair-use e vamos usar o que temos. Se quiserem continuar com o assunto recomendo criarem um "Projeto Fair-use" para reunir todas as discussões anteriores, perguntas e respostas, prós-contras, meios de "forçar" uma nova votação, etc. Só que discutir aqui no projeto esse assunto não vai dar em nada.

=> Rjclaudio msg 14h22min de 1 de Dezembro de 2008 (UTC)

Realmente não vai dar mesmo. O fair-use está sendo discutido no Brasil. O que podemos fazer por enquanto é apoiar a petição. Sobre a Nintendo eu vou tentar novamente, mas via e-mail e vou dar uma reforçada no que eu disse e comentar a resposta fria que levei. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 16h56min de 1 de Dezembro de 2008 (UTC)

<OFF> Livro de Hitler ganha versão mangá no Japão[editar código-fonte]

Sei que não tem muito a ver mas senti vontade de comentar essa notícia, afinal, não é sempre que isso acontece :


Dois polêmicos e famosos livros ganharam os traços do mangá no Japão. Mein Kampf (em português, Minha Luta), escrito na prisão por Adolf Hitler, chegou às livrarias japonesas em novembro. Agora, em dezembro, é a vez de O Capital, de Karl Marx.

A iniciativa foi da editora japonesa East Press, que resolveu incluir estas duas obras na sua coleção Clássicos da Literatura em Mangá.

"A idéia é oferecer ao leitor a possibilidade de ler um clássico e entender os conceitos em apenas uma hora", explicou o editor-chefe Kosuke Maruo à BBC Brasil.

Mein Kampf é um livro polêmico, pois contém as sementes da ideologia anti-semita e nacionalista que marcou o nazismo. "A idéia não é apresentar Hitler como vilão ou herói, mas apenas mostrar quem era e o que ele pensava. Não estamos preocupados com polêmicas", disse Maruo.

O editor lembra também que o livro, cuja publicação e venda são proibidas em alguns países, já foi editado no Japão. "Além disso, todo mundo já conhece a história inteira e como os nazistas pensavam", reforça ele, que diz não ter recebido até agora nenhuma reclamação de leitor.

O mangá conta a história do líder nazista, desde a infância, até culminar na Segunda Guerra Mundial. Fala também do ódio que ele sentia pelos judeus. "Vendo a história de vida dele, não dá para achar que era uma pessoa totalmente ruim. Ele era apenas uma pessoa triste", defendeu o editor-chefe.

O lançamento de O Capital em mangá não poderia vir em um momento mais apropriado.

Muitos no Japão culpam o capitalismo - principal alvo de crítica na obra de Marx - pela atual crise financeira global.

Entre os principais conceitos da obra de Marx levados para a história do mangá estão a exploração do trabalhador, as diferenças de classes sociais e o surgimento da moeda geradora do lucro. "Com a recessão econômica que o país enfrenta agora, esperamos uma boa saída de O Capital", disse Maruo.

O editor-chefe garante, porém, que não foi proposital o lançamento da obra neste atual momento de crise. "Já estava nos planos da editora", disse ele, ao lembrar que um mangá, para ficar pronto, demora até cinco meses.


Os que falavam que mangá era coisa do mal vão adorar essa notícia.

Se tivesse isso na minha época nem precisaria quebrar a cabeça para ler "Crime e Castigo" e similares. Quando tiver em portugues / ingles vou querer ler.

(ia postar no projeto animangá, mas a coisa lá anda tão parada ...)

=> Rjclaudio msg 20h54min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)

Ótimo, eu sempre quis ler um livro que contenha a doutrina Marxista nele e nunca tive paciência para ler O Capital, espero que ele seja traduzido por fãs, porque quero ler.
Existe problemas capitalistas atuais que não sei se Marx chegou a criticar como consumismo, produção acima do necessário, desgaste ambiental, chantagens de patrão, e o não-compartilhamento de tecnologia. Uma das coisas mais ridícula que já vi é sindicatos proibirem fábricas de modernizar os equipamentos para não demitir funcionários, porque se não for necessário para a sociedade inteira aumentar a produção, a solução é modernizar as máquinas e reduzir bastante a jornada de trabalho, o que seria um absurdo para a empresa privada, e nos levaria a apoiar esta atitude dos sindicatos. --Master msg 22h33min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)
  • Galera, uma dúvida. Nessa seção (linkada no título daqui), serão listados somente os artigos onde votaremos para manter? Pois, por exemplo, agora, acabei de adicionar um artigo (O Julgamento (série)) que tem a ver com games mas, segundo às regras da Wiki, deve ser eliminado e, conseqüentemente, votado para "apagar" por nós. E aí? Sugiro que listemos esse tipo de artigo também; isso pode melhorar a imagem do projeto. Mr.Yah! msg 04h12min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)
A idéia é ter todas as PEs relacionadas com o projeto, seja para manter ou para apagar. Pq mesmo que a pessoa que acompanha as PEs ache que o jogo deve ser apagado alguém do projeto pode achar que deve ser mantido e pode ampliar o artigo para isso.
E, claro, melhora a imagem do projeto.
Felizmente temos alguém que acompanha as PEs para nos manter a par da situação né, senão alguns nem votariam nessas PEs. De vez enquando eu passo nas PEs mas não chego a ver td.
=> Rjclaudio msg 09h11min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)

Tentativa de consenso[editar código-fonte]

Acredito que possa ser do interesse deste projeto a tentativa de consenso criada acerca de Eventos Futuros. A discussão é aberta a todos. O link é: Wikipedia:Tentativa de Consenso/Eventos Futuros. Filipe RibeiroMsg 22h08min de 18 de Dezembro de 2008 (UTC)

Critérios de notoriedade para elementos de ficção[editar código-fonte]

Estou avisando que o Leandro Rocha fez um chamada na esplanada pedindo opinião sobre Wikipedia:Critérios de notoriedade/Elementos de ficção (que inclui jogos, animes, séries de tv, desenhos, livros, filmes, etc).

Como isso vai de encontro ao que estamos discutindo logo acima seria bom o projeto passar lá para ler e propor mudanças se acharem necessário.

Opinião própria, para mim a página diz justamente o que eu penso. Começa a desenvolver personagens (e qualquer outro elemento) no artigo do jogo (vou falar só do jogo, mas é caso geral), depois passa para um anexo quando crescer, e depois que uma seção de personagem tiver bastante conteúdo vai para um artigo próprio.
Embora personagens principais possam ter artigo desde o início ainda é incentivado começar a desenvolver o conteúdo na lista.
Por mim podemos seguir aqueles critérios e colocar o link para a página em algum lugar do projeto (talvez no livro de estilo).
=> Rjclaudio msg 20h03min de 16 de Novembro de 2008 (UTC)

Olha eu acho bom. Mas acho que os jogos eletrônicos devem ser tratados um pouco diferentemente e separados como na Wiki-en. No momento eu estou traduzindo pro Leandro o Critério de notoriedade de pessoas. Depois disso eu posso traduzir o de videogame e brinquedos e trazer para a comunidade avaliar. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 20h14min de 16 de Novembro de 2008 (UTC)

Já comecei a tradução do critérios de notoriedade de brinquedos e jogos também, visto que me parece que estão bem apressados com isso. Quem quiser me ajudar pode editar aqui. Depois de tudo feito devíamos analisar e tirar ou colocar coisas que achamos necessários e levar enfim para a comunidade. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 22h01min de 16 de Novembro de 2008 (UTC)

Perdão. Não tinha lido direito e com o sono não havia percebido que há um pequeno desmembramento de jogos eletrônicos com personagens fictícios e empresas. Vou dar uma olhada por lá e o meu apoio. Convoco o projeto a faz~e-lo também. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 13h08min de 17 de Novembro de 2008 (UTC)

Além desta categoria, existem as categorias:

Eu coloquei todas elas dentro da Categoria:Jogos para computador e acho que deveríamos passar todos os jogos desta categoria para as categorias correspondentes ao sistema operacional, porque cada Sistema Operativo para computador tem seus próprios jogos. --Master msg 15h42min de 23 de Novembro de 2008 (UTC)

Concordo. Mas são poucos os jogos que já tem escrito essa separação pelo Sistema Operacional, a maioria só fala PC. Dá trabalho ficar olhando um por um e procurando o SO. => Rjclaudio msg 17h11min de 24 de Novembro de 2008 (UTC)

Eu nem sabia dessas categorias (Não gosta de jogos de PC). Mas é bom ficar sabendo para ir ajeitando na medida que der. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 17h25min de 24 de Novembro de 2008 (UTC)

Realmente ficaria bem melhor se houvesse especificação do sistema operacional mas tem que ficar atento para os que são multiplataformasvic666/Vicente Mateus (discussão) 18h18min de 24 de Novembro de 2008 (UTC)

Acho que ainda faltam algumas coisas na nossa infobox. A mais notável que vi até agora são as línguagens disponíveis para o jogo. Será que podemos mudar? HotWiki (msg/Contrbs) 21h31min de 26 de Novembro de 2008 (UTC)

Por mim tudo bem, fique a vontade. Contanto que nenhuma infobox fique com 50 línguas diferentes tá ótimo. Mas daria para colocar apenas a língua original ? Ou dois campos (original e extras/traduções) ? => Rjclaudio msg 00h31min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)
Seria uma boa idéia, como na Wikipédia em alemão. HotWiki (msg/Contrbs) 11h50min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)
  • Já fiz, mas não tenho certeza se está formatado, pois pra criar os 2 eu fiz control c control v em outro campo, e só mudei os títulos (não entendo nada de tabelas e cartazes).


Projetos/Games/Arquivo/2

HotWiki (msg/Contrbs) 12h49min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)

Pra mim me parece bom. => Rjclaudio msg 13h01min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)

Acho que podíamos incluir os designers, compositores e escritores dos jogos tb, assim como na anglófona. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 15h56min de 28 de Novembro de 2008 (UTC)

Válido, só temos que definir quem realmente será mencionado no infobox, pra não acabarem colocando todo o STAFF do jogo na box... vic666/Vicente Mateus (discussão) 16h49min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Para mim incluo apenas o escritor/roteirista e a empresa que fez a produção do jogo. Se realmente for necessário falar dos designers, compositores e etc prefiro que isso seja feito em uam seção no corpo do artigo. Infobox é para mostrar apenas as informações essenciais, as mais importantes, os destaques, para a pessoa só em olhar a infobox já imaginar como é o jogo. E falar quem é o compositor não ajuda a entender a jogabilidade nem a história do jogo, e nem indica claramente como é a música e as imagens (isso a empresa já dá uma idéia melhor). => Rjclaudio msg 17h07min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Tradução
designer

O(s) nome (s) popular(es) do(s) designer (s). Este campo é para o pessoal notável que trabalhou no jogo, e não companhias. O(s) nome (s) pode ser wikilinkados.

escritor O(s) nome(s) popular(s) do(s) escritor (es) do jogo. Este campo só deve ser usado se alguém digno de nota trabalhou na história do jogo e escrita, como um autor profissional. Os nomes podem ser wikilinkados.

artista O(s) nome(s) popular(es) do(s) artista(s) do jogo. Este campo é para artistas notáveis que podem ter trabalhado no jogo. O(s) nome(s) podem ser wikilinkados.

compositor

O(s) nome(s) popular(es) do(s) compositor (es) que trabalhou na música do jogo. O campo só deve ser usado para compositores notáveis como aqueles com o trabalho substancial fora da indústria do videogame.

Na verdade não seria uma inclusão e sim uma predefinição à parte que possa ser inclusa na mesma caso seja necessário, assim como é feito lá. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 18h11min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Ainda assim prefiro só colocar na infobox quem idealizou o jogo e a empresa que o produziu. Pessoas notáveis da equipe de produção podem ser descritos na seção "produção" no corpo do texto. Alias, para mim todas as informações da infobox devem estar no corpo do texto. => Rjclaudio msg 18h27min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Iniciei o artigo SaGa. Mas como eu nunca joguei nenhum jogo da série antes, o artigo está pequeno e sem muitas informações. Então eu vou deixar o convite para quem quiser editar e melhorar dar uma olhadinha lá: SaGa.--2(L.L.K.)2 (discussão) 20h46min de 14 de janeiro de 2009 (UTC)

Coloquei a lista de games copiada da anflófona. Só não coloquei as notas, porque precisa de tradução. --Master msg 16h04min de 1 de março de 2009 (UTC)
  • Vocês poderiam dar uma olhada no artigo, ver o que falta, ou até revisá-lo? Me aparenta não faltar nada para ser destacado, exceto por imagens melhores: a imagem que tem mais "a ver" com o jogo é uma representação do radar usado no mesmo. Mas isso não tem como mudar. Além disso, estou vendo se consigo uma imagem para a seção de Música. De duas, uma: uma foto da cantora Aoife ou uma foto da orquestra do Video Games Live, adicionando informação no texto que ela tocou a música-tema de MGS e etc. Que tal? Mr.Yah! msg 17h03min de 24 de janeiro de 2009 (UTC)

Pelo livro de estilo do projeto está completo. E eu tb não consigo pensar em nada novo. => Rjclaudio msg 01h39min de 5 de fevereiro de 2009 (UTC)

Infobox para franquias[editar código-fonte]

Não sei se já existe, mas poderíamos criar uma infobox genérica para qualquer franquia, o que inclui jogos, animes, livros e filmes. Anteriormente aqui estava falando de uma infobox só para franquias de jogos, mas ela não chegou a ser criada, principalmente pela falta de que campos colocar. Para criarmos uma predefinição de franquia genérica, teríamos que pensar que campos para preenchimento ela terá. --Master msg 01h53min de 10 de fevereiro de 2009 (UTC)

Talvez não precisamos de infobox, já que fica difícil de fazer ou ela é pequena. --Master msg 16h04min de 1 de março de 2009 (UTC)
  • Exatamente como Metal Gear Solid, peço que dêem uma olhada em Aria, pra ver se falta algo e afins. Estou providenciando uma imagem e pretendo colocar em votação pra destaque. Quando adicionar tal, colocarei outras "secundárias" junto, exatamente como MGS. No caso, só faltam as imgs, se não esqueci de nada. Mr.Yah! msg 19h04min de 16 de fevereiro de 2009 (UTC)

Acho que está faltando uma seção de música. O Metal Gear Solid tinha uma seção de dubladores, não teria como achar ? => Rjclaudio msg 19h32min de 16 de fevereiro de 2009 (UTC)

  • É mesmo. Bom é que já existe info traduzida sobre a música espalhado pelo artigo. Os dubladores... até onde lembro, só existe a voz do char principal [Soma], de um char secundário [Julius] e do chefe [Graham] (grunhidos e gemidos de ataque hehe); o resto é de monstros e afins, mas vou dar uma pesquisada. Na IMDB diz que só 4 pessoas fizeram vozes. Depois vejo aqui os créditos no ending pra ver se tem mais pessoas, basta achar o save por aqui. Mr.Yah! msg 20h06min de 16 de fevereiro de 2009 (UTC)
  • Cheguei a algumas conclusões: uma seção própria para a música seria algo ou desnecessário ou redudante. Sim, existem informações pelo verbete, mas não estão espalhadas, só estão na seção [Desenvolvimento] e de espalhado só tem "Michiru Yamane trabalhou na música"; a criação da seção iria resultar em um ou dois parágrafos com pouca informação. Sobre o elenco, é só isso mesmo: 4 pessoas. Problema é que não achei quem fez quem (só quem dublou Soma), se não iria adicionar todos em parênteses na seção de [Personagens] os dubladores (farei isso no caso de Soma). Ao meu ver, e até onde me lembro, só faltam duas revisões e vou tentar colocar mais uma imagem, para mandar para votação pra destaque. Alguém tem alguma sugestão ou qualquer coisa pra falar sobre isso? Super cool Mr.Yah! msg 22h26min de 19 de fevereiro de 2009 (UTC)

Revalidações de 16/02[editar código-fonte]

O artigo Role-playing game está em votação para revalidação, por causa das poucas referências existentes no artigo (seções inteiras sem nenhuma ref). Caso o projeto tenha interesse em manter o artigo como destacado a votação possui duração de 1 mês (link na discussão do artigo). => Rjclaudio msg 19h21min de 16 de fevereiro de 2009 (UTC)

Melhorando Age of Empires[editar código-fonte]

Gente, vocês já viram os artigos en:Age of Empires: The Age of Kings, en:Age of Empires Series, en:Age of Empires III, en:Age of Empires III: The Asian Dynasties e en:Age of Mythology? É um paraíso! Que tal a gente trazê-los pra cá, reformando nossos artigozinhos tristes que temos, e traduzí-los 100%? Teríamos +5 artigos pra destaque! Então, deixo aqui um formulário, organizando um trabalho pra nós. HotWiki (msg/Contrbs) 11h22min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Obs: Iria fazer isso no WikiProjeto Tradução, mas acho que não são muit interessados nisso, e é mais importante para nós aqui.


Participantes
  1. HotWiki (msg/Contrbs) 11h22min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)
  2. => Rjclaudio msg 12h10min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC) - aceito a proposta
Por qual artigo começamos?
Série Age of Empires
  1. HotWiki (msg/Contrbs) 11h22min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)
  2. => Rjclaudio msg 12h10min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)


Age of Empires: The Age of Kings


Age of Empires III


Age of Empires III: The Asian Dynasties


Age of Mythology


Comentários
  • Se pelo menos um grupinho aceitar a proposta e já tivermos uma ordem para os artigos posso organizar melhor o que faremos, além da tradução. HotWiki (msg/Contrbs) 11h22min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)
Boa idéia. Sempre prefiro traduzir do que criar conteúdo do zero. => Rjclaudio msg 12h10min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)
Hehe... vou começar com a introdução em todos os artigos citados. Depois podemos continuar com o conteúdo, reformando toda a página. HotWiki (msg/Contrbs) 12h42min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

(conflito de edição)

Bem, comecei a traduzir o artigo da série. Traduzi algumas seções do "Desenvolvimento" e coloquei o esqueleto. Faltou uma parte da "Música", mas to dando uma pausa por hj. Logicamente esses artigos vão ficar com falta de imagens. Alguma idéia ?

Os artigos não me pareceram tão grandes assim. Em uma semana dá pra traduzir todos eles, digo todos os jogos da série. Então a ordem não faz muita diferença. Claro que começamos pelo artigo da série, o principal. Depois ou seguimos a ordem cronológica, ou a ordem inversa. Pessoalmente prefiro a ordem inversa, pq começamos trabalhando nos jogos mais recentes, e que devem ser os mais procurados da série.

=> Rjclaudio msg 12h45min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Acho que as imagens vamos precisar pedir autorização pra conseguir. Quanto aos artigos, eles não são grandes, mas estão perfeitamente formatados e falam praticamente tudo sobre a série. HotWiki (msg/Contrbs) 16h23min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Sobre as imagens eu já mandei e-mail faz mais de um mês para a Ensemble e estou vendo navios até agora como as demais empresas. Se depender dessa regra "indiota" de ter imagens obrigatoriamente para colocar artigos como destacados, dificilmente conseguiremos mais algum. Já estão querendo tirar o Smash Bros. Brawl do destaque por causa disso. Mas de qualquer forma é uma excelente iniciativa. Nossos artigos precisam de melhoras sim! E só não participo dessa vez pq estou ocupado com a tradução dos Critérios de Notoriedade para Brinquedos e jogos.ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 16h31min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Bem, até tive algumas idéias. Ver Age of Empires. Coloquei 4 imagens. Ainda quero mais 3.
Dá pra colocar imagens das unidades, e principalmente dos Monumentos/Maravilhas do Mundo. Só foi achar uma página em ingles com a lista de unidades e ir na wiki.en ver se tem artigo pra unidade e se tem imagem que dê pra usar.
Não sei se vai dar para fazer isso com todos, mas acho que sim. A época que passa os AoEs já passou faz tempo, tem que ter imagem das unidades que já não tem mais direito autoral.
Depois que acabarmos a tradução passamos a procurar as imagens.
Pro Smash Bros. Brawl já dei algumas sugestões de imagens. Não são as ideais, mas já dá pra quebrar um galho (e contornar essa regrinha idiota).
=> Rjclaudio msg 22h07min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)
Ou jogos da Ubisoft, né Myzunoryu? Bom, até que a idéia das imagens no Age levanta moral, mas o problema é que elas não tem muito à ver com o jogo além serem formas reais. Quando formos ganhar mais com isso (destaque, por exemplo) vamos precisar de screenshots mesmo. HotWiki (msg/Contrbs) 22h17min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Recriei a predefinição {{Age of Empires}} e modifiquei {{RTS}}. --Master msg 00h29min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)

  • O artigo já está crescendo! :D Alguem mais pra ajudar na tradução? HotWiki (msg/Contrbs) 22h37min de 9 de Dezembro de 2008 (UTC)

Classificação de Jogos[editar código-fonte]

Pessoal, criei predefinições para as classificações etárias dos jogos (para facilitar a colocação da classificação (imagem da faixa etária - nome do sistema sem redirs - país que utiliza) por exemplo {{DJCTQ - 16}} ficará DJCTQ (Brasil). Fiz predefinições das 4 mais importantes classificações: DJCTQ, PEGI, ESRB e OFLCA (Brasil, Europa, EUA e Austrália respectivamente). Um artigo de exemplo é o Spore pois tem as quatro classificações.

As predefinições são:

DJCTQ PEGI
ESRB OFLCA

Roni Jorge Junior (MSG) 22h29min de 20 de Dezembro de 2008 (UTC)

Edição: Roni Jorge Junior (MSG) 05h25min de 21 de Dezembro de 2008 (UTC)


  • Ótimo, cara. Daqui pra frente já as uso. Ah, aliás, é bom adicionar isso ao livro de estilo do projeto. Mr.Yah! msg 22h26min de 20 de Dezembro de 2008 (UTC)

Eu em minha mentalidade pobre jamais imaginaria fazer uma coisa dessas ao carregar essas imagens. Excelente trabalho, Roni. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 16h10min de 21 de Dezembro de 2008 (UTC)

Excelente trabalho mesmo! Agora vai uma pergunta: será que eu poderia fazer o mesmo com a en:Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle? HotWiki (msg/Contrbs) 12h38min de 5 de Janeiro de 2009 (UTC)

Pode sim. Mais eu acho melhor, primeiramente, fazer a tradução do artigo para o portugues e, tem que verificar se essas imagens estão no Commons e se não estão, colocá-las. Tente deixar as predefinições parecidas com as que eu fiz para manter o padrão. Um exemplo como teria que ficar: [[Imagem:USK None.svg|25px]] [[Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle|USK]] ([[Alemanha]])<noinclude> [[Categoria:!Predefinições sobre televisão|{{PAGENAME}}]] </noinclude> Roni Jorge Junior (MSG) 16h11min de 5 de Janeiro de 2009 (UTC)

Todas os selos de classificação existentes para videogames (ao menos os que conheço) estão carregados lá e sem nenhum problema para serem deletados pois estão em licenças certas. Mas tem umas imagens que estão muito pobrezinhas como algumas da ESRB e todas da GRB e CERO que precisam de melhoras. Aqui na Wiki-pt falta a tradução da USK e melhoras em algumas como a CERO. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 18h38min de 5 de Janeiro de 2009 (UTC)

Só não entendi pq ele está na categoria televisão. E tb estou mudando os EUA para a América do norte na predefinição da ESRB. A ESRB é um sistema de classificação da América do Norte e não apenas dos EUA. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 18h56min de 5 de Janeiro de 2009 (UTC)

Criei a página da USK (mal sei escrever o nome em alemão, por isso vô resumir hauhua), e fiz as predefs.:

USK

Coloquei as imagens um pouco maior, para se enxergar bem pelo menos os números. HotWiki (msg/Contrbs) 23h14min de 5 de Janeiro de 2009 (UTC)

ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫, alguns eu coloquei na categoria errada XD, mais os DJCTQ e OFLCA são também usadas em programas de televisão, filmes e afins. O caso da mudança de EUA para América do Norte está certo (eu não sabia que valia para o Canadá e México tb). Roni Jorge Junior (MSG) 04h28min de 6 de Janeiro de 2009 (UTC)
Vale só para o EUA e pro Canadá, igual como se encontra no "See Also" do artigo da Usk em inglês... :S HotWiki (msg/Contrbs) 10h21min de 6 de Janeiro de 2009 (UTC)

Eu tb não sabia. Só fiquei sabendo quando fui no site atrás dos selos para subir no Commons. Como vocês podem ver aqui. O curioso é que existem os selos sé inglês e inglês e francês, mas nada com espanhol . Pq será? =P Mas tb era de se esperar que a ESRB avaliasse pra Norte América, afinal quando chegam os jogos nos EUA,chegam no México e Canadá tb. Olhem só a capa do Samurai Warriors 2 Xtreme Legends para vcs verem. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 18h39min de 6 de Janeiro de 2009 (UTC)

  • Primeiro: alguém coloca isso no nosso livro de estilo Alegre. Segundo... devido à falta de uma predf para CERO, até agora não usei essas predf só por causa da coisa que ia ficar... então que tal a gente criar também uma para a CERO? Só não criei agora porque ele não tem imagens definidas, só letras (A,B,C,D,Z). Daí a gente ou upa uma img com as letras ou aumenta a fonte da letra na predf em questão. Sugestões? Mr.Yah! msg 02h39min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)

Não entendi direito sobre o CERO não ter imagens definidas. Vc quis dizer que não imagens do CERO carregadas no Commons? Se for eu já as carreguei desde Novembro. Aqui a Categoria. Eua cho que carreguei todas as classificações de jogos existentes no mundo para o Commons. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 02h53min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)

  • É que olhei no artigo da en:CERO da Wiki-EN e não vi nenhuma dessas imagens, o que me fez pensar que ela não usasse imagens para classificar jogos como ESRB e etc faz. Heh.. quando eu acabar umas coisas aqui eu crio a predf, ou alguém quer fazê-lo logo? Mr.Yah! msg 02h57min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)

Os nossos parceiros anglófonos não ligam muito pro Commons. Eles tem o fair-use anyway. Os selos da OFLC lá foram carregadas como fair-use, mas ao poucos foram sendo reconhecidas como PD-shape e PD-textlogo. Como eles podem carregar imagens no próprio projeto deles, eles não ligam de subir no Commons. Melhor para mim que fico com mais contribuições lá =P. Rem pressa não! Vivemos esse tempo todinhos sem usá-las mesmo =P. E tb ainda tem da BBFC para fazer. Seria bom da ELSPA tb, mas só temos essa =/ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 03h18min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)

CERO
  • Pronto. Pensei em colocar só aquelas 3 outras imgs que têm o número mas, pra não complicar quando for traduzir artigos, fiz com as letras mesmo. Legenda:
A: Livre
B: 12+
C: 15+
D: 17+
Z: 18+

Depois faço das outras. Mr.Yah! msg 04h02min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)


BBFC

e também coloquei o "<noinclude> do USK no lugar certo (colado com o fecha parenteses do país) pois senão ele irá pular a linha sozinho e ñ dá pra colocar nada ao lado dele. Roni Jorge Junior (MSG) 04h24min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)

Ok, e acho que vou colocar as imagens no tamanho padrão, pra não ficar diferente nos lugares... HotWiki (msg/Contrbs) 11h19min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)
  • Pessoal, pelo q eu vi aqui, o ELSPA usa algumas imagens da PEGI (3+, 7+, 12+, 16+) e algumas da BBFC (15, 18), então poderíamos utilizar as mesmas imagens para essa predefinição. Roni Jorge Junior (MSG) 16h31min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)

A ELSPA não existe mais por causa da PEGI. Os selos de classificações dela eram

.ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 19h54min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)

Então eu não vejo necessidade de criar predefinições para ELSPA, visto que ela não existe mais. Roni Jorge Junior (MSG) 20h23min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)

Para colocar nos artigos de jogos antigos nos quais ela classificou. Em algum temo tb não teremos mais a BBFC que aos poucos está deixando de classificar jogos. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 20h27min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)

Então, o que vocês acham de eu pegar essa imagem, editá-la e dela fazer 4 separadas (como irá ser para a predefinição, ~25px, eu acho que ñ tem problema deixar a imagem pequena? Roni Jorge Junior (MSG) 02h50min de 9 de Janeiro de 2009 (UTC)

Eu acho tudo uma boa. Só a imagem que é ruinzinha '-'. Se tivesse alguém bom em criar ou reparar imagens iria ser tão bom. Infelizmente não há nenhum profissional dessa área no nosso projeto. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 03h19min de 9 de Janeiro de 2009 (UTC)

  • Tirando os números (por causa da fonte), dá pra refazer facinho no paint.. rapidinho e já posto sem números e com uma fonte provistória. Mr.Yah! msg 04h24min de 9 de Janeiro de 2009 (UTC)
  • Sem fonte: [1]; com fonte (na verdade pintei por cima): [2]. Quem puder melhorar isso aí.. tá muito "spritezado". Mr.Yah! msg 04h59min de 9 de Janeiro de 2009 (UTC)
  • Apresento-lhes a fusão da predefinição {{vgratings}} com as citadas aqui: VISUALIZAR
    Quando criadas a de OFLCN e ELSPA, a salvo pra valer. Que tal? Mr.Yah! msg 02h23min de 10 de Janeiro de 2009 (UTC)

Ficou muito spraiteado mesmo '-'. E do jeito que há gente besta no Comons que julga as imagens pela qualidade é melhor nem subir lá ainda. E boa idéia, Yah. ~~

ELSPA
  • Tirei um pouco da "spritezação" e upei a ELSPA. Depois acho que vou clarear as imgs: quem puder melhorar, upar uma versão melhor. Além disso, recategorizei todas as predf para !Predefinições de classificação de jogos eletrônicos. E gente, vamos criar alguns redirects para as predefinições para facilitar... há artigos distintos na Wiki-EN: tem artigo que usa um modelo antigo e outros o modelo novo (invés de "A", usa 3+, por exemplo). Eu já o fiz com a do CERO. Mr.Yah! msg 23h27min de 12 de Janeiro de 2009 (UTC)

Fiz as da OFLCN:

OFLCN

Agora sim, tem todas as predefinições de todas os sistemas de classificações, XD. Roni Jorge Junior (MSG) 13h11min de 15 de janeiro de 2009 (UTC)

  • Galera, que tal colorcamos <small> envolvendo o país entre parênteses em todas as predefinições? Agora com o novo modelo de infobox (infobox v2), o conteúdo das infoboxes estão menores do que de antes, resultando num pequeno "erro de formatação" (nada demais, vejam em Viewtiful Joe 2 por exemplo, que a class do ESRB tá ocupando duas linhas por causa do nome extenso do país; isso acontece também com as do ELSPA). /Sugestão dada. Mr.Yah! msg 15h20min de 21 de janeiro de 2009 (UTC)

Agora sim está realmente completo GRB:

GRB

ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 03h38min de 22 de janeiro de 2009 (UTC)

Olha só, sicenramente eu acho feio o {{Vgrelease}} feio. A infoboz fica muito cheia de escrita e as pequenas abreviações dos países tb não ajudam muito para mim. Oras, como um lusófona vai adivinhas que NA é North America? O certo seria AN e EU pode confundir com Estados Unidos. Eu acho melhor a forma convencional, pq dar para abranger outros países como a Coréia, Taiwan, Hong Komg e etc, sem falar que as bandeiras ficam visualmente mais bonitas, assim como as tags ficam melhor do que a anitga forma. Mas em deixar elas small eu não me oonho, mas não gosto de unir com a {{Vgrelease}}. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 22h11min de 22 de janeiro de 2009 (UTC)

  • Cria o {{vgrelease2}}, basta copiar o código, modificar (a possibilidade de definir o país em 2 ou 3 parâmetros principalmente) e colar hehe. Ou melhor: que achemos uma forma de colocar com os países e menor, para que na infobox fique realmente "visualmente bonito".. o que não acontece em Mirror's Edge, onde cada data tá pegando duas linhas. Eu também concordo que é mais bonito com os países, e se conseguirmos fazer o que disse, proponho que modifiquemos o {{vgrelease}} com as bandeirinhas. Alegre Mr.Yah! msg 00h37min de 23 de janeiro de 2009 (UTC)
Se eu soubesse eu já tinha criado for sure xD. Predefinição e códigos nunca foram meu forte. Mas eu não acho que se necessário não e ia dar muito trabalho. Pq por exemplo, um jogo pode chegar em Hong Kong mas não necessariamente na China, o mesmo pra Taiwan. Aliás com Taiwan não coincide nunca. O mesmo na Europa, pode chegar na maioria dos países europeus mas em alguns atrasar, ainda mais quando uma organização resolve classificar por fora da PEGI. O que no caso iria ser bandeiras a mais na predefinição. E assim como os wikipedistas da Wiki-zh eu uso a bandeira América do norte pra jogos lançados nos EUA pq é regra um jogo quando sai lá chegar no México e Canadá no mesmo dia, mesmo as fontes falando só de lançamento nos EUA, mas chegam lá no mesmo dia. Sobre as datas ficarem em duas linhas eu não vejo problemas, mas de fato fica meio feinho. O que poderia se fazer é diminui o tamanho da esquerda ou classificarmo com número como: 01/07/2008. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 01h08min de 23 de janeiro de 2009 (UTC)
Eu acho que ao invés de mudar todas as predefinições criadas (as das classificações e a de lançamento) é melhor mudar o tamanho da direita da infobox v2, como o Mizu falou. Roni Jorge Junior (MSG) 05h45min de 23 de janeiro de 2009 (UTC)

Vgratings[editar código-fonte]

Roni Jorge Junior (MSG) 16h16min de 16 de janeiro de 2009 (UTC)

Falta atualizar o livro de estilo. --Master msg 16h04min de 1 de março de 2009 (UTC)

  • Vetorizei as imagens ELSPA em:

    Ficheiro:ELSPA 3.svg Essa eu errei o nome e não sei como corrigir :S


    Acho que ainda vou dar uma melhorada nelas (afinal ninguem quer algo tão de principiante como as minhas hehe) pra poder fazer das outras e colocar todas essas imagens em extrema definição, pra dar uma melhorada visual, como as da BBFC. ⇨HotWiki 19h38min de 21 de março de 2009 (UTC)
  • Não sei se você percebeu mas eu já tinha vetorizado as originais, aumentando tamanho e o branco do fundo. Mas, claro, se esses ficarem melhor, trocaremos no mesmo instante. E para renomear imagens, coloca usa a predefinição Badname. Basta upar a imagem com o nome correto e depois colocar a predefinição preenchida (com o link para o novo nome, corrigido, da imagem) na página da imagem errada. Ou algo assim. Yah msg 00h09min de 22 de março de 2009 (UTC)


Artigos sobre Games[editar código-fonte]

Os artigos Metal Slug 2, Metal Slug X, Metal Slug 3, Metal Slug 4, Metal Slug 5, Metal Slug 6 e Metal Slug 7 precisam ser expandidos. Eduardo Pazos (discussão) 14h48min de 12 de Janeiro de 2009 (UTC)

Enquanto o artigo 2008 nos videogames, está em péssimas condições. Esse artigo precisa ser melhorado muito ou eliminado. Eduardo Pazos (discussão) 14h48min de 12 de Janeiro de 2009 (UTC)

  • Precisa ser expandido? Sério? É, {{Castlevania}}, {{Devil May Cry}} (links vermelhos), alguns de {{Samurai Shodown}}, {{Guilty Gear}} (parte dos personagens), {{Metal Gear}} e até a série Alpha de {{Street Fighter}} também precisam. É muito trabalho para poucas pessoas então, mãos a obra! (desculpe se pareceu rude). Pra facilitar..: {{Metal Slug}} Voto para ser eliminado. Se deixarmos, vamos ter que criar os artigos com os outros anos e o mais trabalhoso: usá-los em artigos.
Links vermelhos ajudam a atrair atenção de leitores e podem influenciá-los a iniciar o artigo. --Master msg 18h21min de 13 de Janeiro de 2009 (UTC)
O artigo 2008 nos videogames está realmente um lixo. Eu vou tentar dar uma melhorada pegando na Wikipedia inglesa, porque o artigo deles está perfeito.--2(L.L.K.)2 (discussão) 20h46min de 14 de janeiro de 2009 (UTC)

Bots e Listas de jogos por plataforma[editar código-fonte]

Vamos começar a trabalhar com os jogos de plataformas antigas que ficaram ativas até antes de 2002, como PS1, GBC, SNES, Mega Drive, Dreamcast.

  • Vamos copiar as listas de jogos da Wikipédia anglófona.
  • Vamos criar tabelas com os campos: Título, Gênero, Desenvolvedora, Ano de lançamento.
    • Vamos decidir se devemos colocar: Lugares lançados, Número de jogadores.
  • Preencher as tabelas com bots que pesquisam nas infoboxes da wiki anglófona, fazem a tradução (a tradução é simples, é só criar um quadro de palavras em inglês com o correspondente em português, e só para gêneros que a tradução é feita)
  • Por fim, o bot percorrerá a lista e para cada jogo fazer o seguinte:
    1. Verificar se o jogo tem artigo e se não tiver passa para o próximo jogo, mas se tiver continua.
    2. Fazer verificações para evitar erros, como se for redirect para listas, artigo sobre filme, livro, anime que inspirou o jogo, artigo da franquia. E se achar que não deve editar ele coloca o link numa lista para ser verificada manualmente depois.
    3. Se achar que realmente é um jogo, colocar as categorias do gênero, do ano, da plataforma e da empresa se elas não existirem. Tomar alguns cuidados com as já existentes.
    4. No meio dessa tarefa, o bot poderia por a infobox do jogo.
  • Passar o bot nas outras listas.

Quando terminarmos, então passamos para os que ainda tem lançamento e fazemos uma boa formulação e preparamos para receber novos jogos futuramente. --Master msg 22h41min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

  • Gente, pedi ao Leonardo.stabile e ele modificou a {{info jogo}}, só que o que podemos fazer, segundo ele, é isto. O que propus e proponho aqui é o seguinte: colocarmos logo as bandeirinhas na {{vgrelease}} e, pra solucionar o problema, tirar o "small" que tem na seção de datas da infobox agora e colocá-lo na vgrelease, e, além disso, padronizarmos o uso da predefinição COM o uso de uma vírgula entre o mês e o ano, ao invés de um "de"; resultando nisso: Austrália 1 de janeiro, 2001. Que tal? Mr.Yah! msg 03h31min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)

Calminha aí rapaz. Eu não entrei no fds. Eu dei outra opinião pro Leo. Se isso fosse possível eu acho que ficaria melhor. Tira o "de" é uma boa idéia, mas nem tanto quanto deixá-lo =/ ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 13h10min de 26 de janeiro de 2009 (UTC)

  • Olha... depois das alterações que fizemos e pegando Castlevania: The Dracula X Chronicles, Shadow of the Colossus e Viewtiful Joe 2 como exemplos, a predefinição agora tá beleza. Agora se for pra concertar os outros artigos que têm bandeirinhas nas datas mas não usam o vgrelease (e também não possuem "small" cercando as datas), ainda tem que diminuir na infobox mesmo (isso pra gente não fazer manualmente, não to nem a fim de sair pescando de mais 1000 artigos as datas sem formatação desejada) =/ Vi a sua sugestão lá e fui testar um coisa que o Leo já tinha feito antes... já desfiz, agora vamos esperar ele dar uma olhada pois a largura da infobox no lado esquerdo não segue a extensão das palavras (pelo menos quando elas encolhem), assim tendo uma largura pre-definida. Provavelmente isso tá definido no class da predf. Mr.Yah! msg 17h07min de 26 de janeiro de 2009 (UTC)

Que cocô! Isso seria o suficiente e não precisaria diminuir nada. Uma coisa que eu pensei é que seria interessante se as bandeiras tivessem o link do artigo, Tipo América do norte levar para América do Norte e não para a imagem em si. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 17h53min de 26 de janeiro de 2009 (UTC)

  • Tentei copiar mas a {{artigo destacado}} usa uns "div id", que funcionam como predefinições. São quatro ao todo e até ai tudo bem, retirei a que deixa a img lá no topo da página ("destaques1") e blz, mas daí entra a dor de cabeça. A "destaques2" define o tamanho da img, sendo ela 14x14, resultando num corte de uns 30% da bandeira e não dá pra retirá-la se não a bandeira sobe ao topo esquerdo da página. Dêem uma olhada nos testes. Se eu soubesse onde que o danado desses div id estão salvos, seria n vezes mais fácil Lágrima Vou dar uma pesquisada. Mr.Yah! msg 18h51min de 26 de janeiro de 2009 (UTC)

Vixe! Já me deu medo só de tu falar. Será que o leo não desenrolaria? XD E eu nem sabia que Australásia tinha bandeira o_o'. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 00h23min de 27 de janeiro de 2009 (UTC)

O Leo me deu uma resposta possível sobre a alternativa que eu dei. mas eu não consegui fazê-la .-.. Vc consegue entender e fazer, Yah?ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 16h12min de 28 de janeiro de 2009 (UTC)

Mas a vgrealease e a vgrating sem o small ainda quebra? Queria saber isso. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 01h23min de 3 de fevereiro de 2009 (UTC)

Ah, tinha esquecido desse link que vc me mostrou acima *leso*. Nesse caso, não vejo a necessidade de small nas predefinições, ainda mais na vgrelease e nem abreviação (trocar o de pela vírgula). ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 03h02min de 3 de fevereiro de 2009 (UTC)

Pensei em fazer uma boa modificação nessa predefinição e o protótipo eu escrevi, colocando muitos campos possíveis, nem todos são preenchidos quando colocados nas páginas de personagens e alguns só servem para alguns grupos de jogos. Eu escrevi em uso todos os campos explicando e colocando regras de usos, por exemplo, é comum jogos de personagens de espécies e raças fictícias, se um jogo só tem humanos, não é necessário dizer que ele é humano. Também serve para substituir as predefinições que ocupam o campo info como {{Sonic character}}, o mesmo acontece na do Street Fighter e na de Mortal Kombat, a informação exclusiva era alinhamento=bom/mal. Na de personagens SNK sobrou vários campos, o que precisamos saber é como lidar com particularidades dos jogos ou deixar infoboxes exclusivas para um jogo, mas elas precisam ser realmente diferentes. O artigo Crash Bandicoot (personagem) usa a predefinição do Sonic e deu certo, não é adequado e por isso seria melhor generalizar.

Tem a predefinição Predefinição:General CVG character que é uma cópia da mais usada, deveríamos redirecioná-la, mas ela tem uma diferença nas cores. Que cores é preferível usar, um deles ou ambos?

Que melhorias o protótipo precisa? --Master msg 00h24min de 19 de fevereiro de 2009 (UTC)

No SNK o campo "Comida preferida" poderia ficar no campo "Gosta".
Retiraria o campo curiosidades. A wiki não vê com bons olhos seções de curiosidades no artigo, então tb não devemos aceitar nas infobox. Qualquer informação ali pode estar escrita em outro campo, se for importante.
Olhei uns 5 personagens mas não vi o campo "Tesouro pessoal" em uso. Podemos esquecer isso.
"Esporte de destaque" poderia ficar como campo extra. Os campos extras seriam algo como "Extra1_nome" / "Extra1" ; "Extra2_nome" / "Extra2", e similares, onde seria possível definir o nome do campo além do seu valor. Assim daria para cobrir pequenas diferenças entre jogos com uma mesma predef.
Alguns personagens podem ter uma "Frase", "Citação", "Lema" ou similares. Isso poderia ficar na legenda da imagem.
Acho que podemos colocar o Alinhamento como um dos campos principais, já que pode ser usado para vários personagens (tipo Sonic x Robotinik, Ash x Equipe Rocket, e vários outros).
Prefiro usar a cor da atual. Mas tb gostaria de mudar o modelo da infobox. Esse é o copiado da wiki.en, e fica diferente dos modelos de infobox que usamos. Ver, por exemplo, {{info país}} ou as várias outras infobox que existem por aí. Só nos modelos importados da wiki.en que vejo uma divisão de cores entre o "nome do campo" e o "valor do campo".
=> Rjclaudio msg 01h34min de 19 de fevereiro de 2009 (UTC)

O campo tesouro pessoal está nos personagens com o nome "o que mais presa". Os personagens SNK tem uma grande subdivisão no campo "gosta" (Hobby, Tesouro pessoal, Comida preferida) e as informações podem ser encontradas no site do jogo ou no próprio jogo, caso ele mostre uma ficha do personagem. Que modelo a infobox eve ter? --Master msg 16h49min de 19 de fevereiro de 2009 (UTC)

As três informações de "Gosta" podem estar no mesmo campo, separados por uma quebra de linha.
Por mim fazia um layout como a {{Infobox animangá}} (exemplo: DBZ)
=> Rjclaudio msg 17h03min de 19 de fevereiro de 2009 (UTC)

Acho o campo da animangá sem bordas divisoras de linha e complexa, com várias caixas subpredefinições. O ideal é uma predefinição simples de games. Da SNK os três campos ficam em gosta e as explicações como comida preferida entre parênteses, só para combinar com a ficha oficial dele. O último campo que sobrou em SNK é o medidas, não vi em nenhum artigo e pode então ser tirado. Já em MK ficou alinhamento, para passar para a principal. Por fim o design. --Master msg 23h37min de 19 de fevereiro de 2009 (UTC)

Qnd citei a "infobox animangá" eu estava me referindo ao design, não a estrutura do código. Claro que o código não precisa ter várias subpredefs (só 1 predef é o ideal). => Rjclaudio msg 00h58min de 20 de fevereiro de 2009 (UTC)
  • Tardio, mas vim comentar. Pra exemplificar, o "Tesouro Pessoal" (idem pro "medidas", mas pelo jeito é o único nesse caso:) é usado pelos personagens de Samurai Shodown (basta checar as listas de personagens da série). O "lema", não vejo necessidade quanto à isso... por mim isso fica no artigo do jogo ou do próprio personagem no WikiQuote. Sobre a infobox da animangá, sempre a odiei por simplesmente ocupar muito espaço desnecessário, além de quase sempre penetrar na primeira seção do artigo. Master, a parte "Participações" do seu rascunho é mesmo necessária? A omissão dessa parte iria evitar um problema que acabei de mostrar: infobox muito extensa penetrando na primeira seção do artigo (não que sempre seja ruim). Isso deveria ficar escrito no corpo do artigo mesmo, não? Sobre os parâmetros em geral, está com todos os campos das sub-infoboxes da Wiki-EN (generalizando tudo = nossa meta). Só pra constar logo: conseqüentemente, vários parâmetros irão ser inúteis para um tipo de personagem (enquanto que para outro não), então vamos ter que criar uma página de instrução da predf bem definida, citando indiretamente a nossa discussão aqui e, de uma forma visualmente limpa, colocarmos avisos nos campos como "campo para ser usado especialmente em chars de MK"; falo isso principalmente por causa do "cor" (necessário com Sonic mas inútil com SF). Sobre o design, sugiro que nos aproximemos ao máximo da {{info jogo}} em questão de tamanho, mas que mantenhamos uma cor escura como esse roxo (lilás?) atual, assim manteremos o layout "definido", "separado". Mr.Yah! msg 07h07min de 23 de fevereiro de 2009 (UTC)
Concordo com o design da {{Info jogo}}. Qnt ao tamanho, se uma infobox avança até a primeira seção é pq a introdução do artigo não está grande o suficiente. A introdução deve ser um resumo de todo o artigo, e se só tem 2 ou 3 linhas está com problema.
Se um campo só puder ser usado para uma série é preferível usar o "campo extra" que citei para isso. Imagino termos milhares de séries e cada uma com apenas um campo específico, seria impossível.
Eu gosto do lema pq dá uma boa introdução ao comportamento do personagem. Pode não ficar exatamente com este nome, poderia ficar como legenda da imagem, mas eu gosto do lema. Não são todos os personagens que terão, mas do mesmo jeito que temos "medidas" para alguns, alguns terão o "lema".
A infobox é pra resumir as principais informações do artigo, não apenas para descrever (fisicamente + habilidades) o personagem. Então tb incluiria a "primeira aparição", mas prefiro deixar apenas um campo para isso : "aparições", e colocaria em ordem cronológica (a primeira seria a "primeira aparição")
=> Rjclaudio msg 19h25min de 23 de fevereiro de 2009 (UTC)
  • Só primeira aparição? Concordo plenamente. Idem com o "Lema", do jeito que você explicou agora. Sobre os "campos extras", quantos serão o bastante? Pra facilitar, dêem uma olhada no código do {{vgreviews}} que é exatamente como vc descreveu como seria. Sobre a extensão da infobox/1a seção, dá uma olhada em Azumanga Daioh. Não há muito o que resumir sobre o artigo (pequeno), resultando na quebra da 1a seção. só pra constar, o campo "emissoras" não está sendo omitida mesmo se vazia, pelo visto. Mr.Yah! msg 19h34min de 23 de fevereiro de 2009 (UTC)
Eu também preferiria o design da infojogo e acho que deveria ter uma cor mais viva, que não seja cinza, branco ou amarelo, o roxo atual está bom.
O lema é só um e poderia ficar no prórprio artigo do personagem, o melhor lugar para colocar é como legenda de imagem, mas não podemos usar imagens. Nem todo personagem tem lema. Então podemos esquecer o lema enquanto não liberarem o uso de imagens.
Então podemos tirar participação e listar numa seção, a lista não precisa ser longa. Se Link, Kratos, Samus e Mario estão em todos os jogos da série deles, então não precisa citar todos os jogos. E para personagens de luta, usamos links de listas copiadas da anglófona como Anexo:Lista de personagens de Mortal Kombat, assim sobra pouca coisa como por em Samus, que ela participa de Super Smash Bros.
Já medidas e esporte em destaque já são raros, por isso poderíamos usar a idéia do Cláudio de campo-extra.
Já o alinhamento, devemos incluir ou não? --Master msg 19h36min de 23 de fevereiro de 2009 (UTC)

Alinhamento vai aparecer em vários jogos, então melhor colocar. => Rjclaudio msg 19h55min de 23 de fevereiro de 2009 (UTC)

Veja como está ficando a predefinição. Precisa de alguns reparos. As cabeceiras estão um pouco largas, a coluna dos campos como "Nome no Japão", "Série de Jogos" está mais larga do que a outra. E acho que deveria ter uma linha separando o cinza onde a imagem fica do cinza dos preenchimentos do campo. Quando estiver pronta, nós mudamos a predefinição e os personagens. --Master msg 21h08min de 24 de fevereiro de 2009 (UTC)

Já estou pronto para substituir a predefinição, o layout podemos ir mudando aos poucos. A minha maior dúvida é sobre o nome dos campos a serem preenchidos no código, como eles devem ser, se deve ter letras maiúsculas, acentos. Isso tem que ser bem definido porque se não fica muito difícil mudar depois. --Master msg 16h04min de 1 de março de 2009 (UTC)

Terminei a Predefinição:CVG personagem, para mudar o design, onde atualmente está logo no início:
|bodyclass = bordered |cellspacing = 1 - como está atualmente, com bordas
|bodyclass = |cellspacing = 1 - parecida com a {{info jogo}}, sem bordas
|bodyclass = bordered |cellspacing = 0 - parecida com a situação anterior, com bordas
Escolham a melhor interface. --Master msg 14h42min de 29 de março de 2009 (UTC)

Ligações externas[editar código-fonte]

Apesar de agora usarmos a predefinição {{link}} para expor o idioma no qual o site se encontra há uma coisa que sempre me incomodou. E se houver mais de um site em inglês? Sendo um em inglês estadunidense e outro britânico, como vamos fazer para diferenciar? Sabemos que há diferença nos dois, embora nem tanto como o português. Mas eu acho que seria uma informação válida e amais para os os leitores. Sem falar que iria diferenciar de qual país/continente é o site. Visto que muitos sites oficias divergem de lugares em conteúdo, layout etc. Eu particularmente nos artigos que criei coloquei a bandeira dos países ao lado para indicar ao leitor. O que vcs acha? Deixamos como sempre foi sem essa indicação, indicamos ou fazemos alguma predefinição a mais que indique de algum jeito?ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 01h23min de 22 de fevereiro de 2009 (UTC)

Aqui uns exemplos pra vcs verem do que estou falando:

Os dois inglês não possuem diferença suficiente para atrapalha alguém que só conhece um inglês de ler o texto. Não é necessário deixar muito links de sites oficiais, o ideal é deixar o do país de origem, o americano (já que a maioria das versões jogadas no Brasil são de lá) e o Brasileiro/Portugal se existirem. Normalmente esses sites colocam uma página inicial ou uma barra superior para escolher o idioma ou país do site. As diferenças de layout parecem ser porque é uma equipe diferente da empresa cuidando de cada país. Creio que são poucos os leitores que vão se interessar pela versão Coreana, Taiwan, Chinesa e Australiana. Na wiki anglófona eles se preocupam com a japonesa, americana, européia/britânica e australiana; apesar desses três últimos serem países anglófonos, a wiki anglófona é muito usada também por países não anglófonos. --Master msg 01h59min de 22 de fevereiro de 2009 (UTC)

Não! Isso é muito difícil, acontece mais com sites europeus, mas ainda assim é raro. A wiki anglófona não coloca os outros sites oficias simplesmente pq eles não ligam de procurar, mas eles colocam quando acham nos artigos que eu colo aqui . Não é fácil descobrir o nome do jogo em outro idioma pra saber se tem site oficial, hehe. E a diferença não é simplesmente no layout e linguagem. Eu disse etc pq vai além disso. Os sites oficias desses jogos que citei por exemplo, dão wallpapers e fans kits diferentes. Coisa que um fã iria gostar de colecionar. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 02h08min de 22 de fevereiro de 2009 (UTC)

Ao citar os sites a mais, seria melhor dizer o que eles têm para os fãs. --Master msg 16h04min de 1 de março de 2009 (UTC)

Concordo com o Master. Listar só pq existem não vale a pena. Melhor dizer o que eles têm de diferencial. Senão nem irá incentivar o leitor a clicar neles. => Rjclaudio msg 00h34min de 2 de março de 2009 (UTC)

Eu estava separando esta lista para colocar cada personagem em seu jogo correspodente. Alguns personagens aparecem em mais de um jogo, por isso acho que melhor seria falar do papel de cada um no jogo da lista onde estiver. O passado e a identidade pode ser falado na lista do jogo onde o personagem é mais importante. Em cada lista colocamos um link para o personagem nos outros jogos. Também, seria possível colocar na mesma lista os personagens de:

Na wiki anglófona está separado e eu não sei se podem ser juntados. --Master msg 20h44min de 23 de fevereiro de 2009 (UTC)

  • Esse anexo teria a mesma estrutura do Anexo:Personagens principais da série Metal Gear. As seções nomeadas como "introduzidos em" e os personagens que participarem de mais de um jogo estarão no anexo, mostrando identidade e passado. Depois, coloca os papéis nos respectivos anexos dos jogos em que participa. Por exemplo, João aparece em GTA1, 2 e 3; irá para o anexo de personagens principais sob a seção "introduzidos em GTA1"; nos anexos dos personagens dos jogos GTA1, GTA2 e GTA3, é colocado um "para maiores informações, veja [[Anexo:Personagens principais da série GTA#João]]" e colocado o seu papel na história de GTA1. ISSO se ele não tiver artigo próprio, que seria usar o {{principal}} em todos os anexos (de chars principais e dos jogos). Yah msg 19h26min de 1 de março de 2009 (UTC)

Uma dúvida... Fan-Arts são incluídos nas imagens proibidas para se colocar na wikipedia? Pq se não for então já dava pra colocarmos algumas coisas nas páginas já que fotos e logos dos jogos são proibidas... vic666/Vicente Mateus (discussão) 18h44min de 1 de março de 2009 (UTC)

  • Já tinha pensado o mesmo e o Mizu me explicou: não dá. É obra derivada. Isso inclui cosplays (não tenho certeza), bonecos (um exemplo foi esta imagem, uma "estátua" de um Naked Snake, que foi deletada do Commons dia desse), desenhos e afins. Dá uma olhada aqui. Mas acabei de descobrir um pequeno detalhe: logos e afins que só possuírem letras e formas geométricas simples podem ser usados. Exemplos incluem o logo de MGS, MGS 3 e SSBB. É algo meio difícil de ser usado, mas pelo menos é algo. Yah msg 19h13min de 1 de março de 2009 (UTC)

Sim, não podemos usar fan arts também. Sobre cosplays eu já não sei. Nunca achei nada sobre por lá e nem mesmo a patrícia sabe em que situação isso ficaria. Mas temos até uma categoria de cosplay lá de boa. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 22h44min de 1 de março de 2009 (UTC)

Ah sim, quem for carregar logos por favor coloquem um ou mais sites onde a fonte está disponível de graça para download. Tb tem o Homem-aranha e uns personagens do Final fantasy. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 23h09min de 1 de março de 2009 (UTC)

O cosplay é nossa melhor alternativa. Se alguém experiente (e com tempo) puder ir no flickr, pesquisar por "cosplay" e mandar msg aos donos das fotos poderemos ilustrar vários artigos.
Pelo o que falei com a Patrícia ainda não se tem nada definido, então seria caso-a-caso. Mas os 4 cosplays que eu coloquei sobre Naruto ela não viu nenhum problema.
=> Rjclaudio msg 00h21min de 2 de março de 2009 (UTC)

Logo tem um porém, não se esqueça. Se for fonte tipográfica simples. Pode ter fundo sim, mas se o fundo fizer parte do logo ele vai perdendo a simplicidade. Dá uma olhada aqui na categoria de logos para você ter uma base. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 19h57min de 2 de março de 2009 (UTC)

Bom, nesse logo do The Settlers II eu acho o efeito de dourado da fonte e forma geométrica original. Mas o resto é simples. Vamos ver se passa. Sobre cosplays eu achei essa tag aqui que diz tudo. E também gostaria que quem pudesse, opinasse aqui tb. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 05h03min de 4 de março de 2009 (UTC)

  • Acho que geralmente textos com textura são o minimo para ter originalidade =/. Então, contando com isso, o Logo de Age of Empires II também foi carregado, afinal possui somente letras, algo que eu acho vem simples de se fazer. Mas ainda não tenho certeza se está nas regras. Vamos ver se passa[2]. ⇨HotWiki (msg/Contrbs) 11h46min de 5 de março de 2009 (UTC)

São questões muito difíceis por causa de interpretações diferentes. Mas se algo seu for deletado e vc achar que estava tudo ok, peça ao administrador para abrir uma DR. Assim a comunidade pode ir lá discutir a imagem. E para quem não clicou no que eu disse sobre cosplays, uma tchurmEnha batuta tá querendo deletar e proibir imagens de cosplays por acharem ser obras derivadas. Provavelmente em algum tempo nem isso poderemos fazer. Ô, fair use que não chega. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 14h06min de 5 de março de 2009 (UTC)

Será que este símbolo está nas normas de copryght ou pode ser usado? ⇨HotWiki 11h37min de 10 de março de 2009 (UTC)

  • Bem, segundo tudo o que foi discutido aqui, sim. Mas a img foi elaborada pelo usuário lá, tens que pedir antes a autorização para upar no Commons ou pedir que ele o faça, sem esquecer de colocar a predef PD-textlogo. Yah msg 21h36min de 12 de março de 2009 (UTC)

Estranho[editar código-fonte]

Deletaram umas imagens minhas no commons, mesmo com ler as atribuições e os anti-copryght. Graças ao grande Mizunoryu D​ C​ E​ F elas estão de volta. Só penso porque eles teriam de deletar todas as minhas imagens. Só faltava me deletar :S ⇨HotWiki (msg/Contrbs) 13h52min de 5 de março de 2009 (UTC)

Não leve na má-fé. Há muitas regras, licenças e exceções que enrolam a cabeça da gente. Eu mesmo uma vez mandei uma capa de livro que consistia apenas de letras simples pra deleção e o Lugusto apagou. Até um usuário vir no lembrar que era apenas fontes. O administrador mostrou pra mim que não sabia sobre a licença e eu tive que mostrar a ele, aí ele trouxe de volta. O negócio lá não é tão cabeludo como aqui. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 13h57min de 5 de março de 2009 (UTC)

Bom, como a tradução do artigo está é reta final, precisamos de algumas coisas para igualarmos ao en:Age of Empires. Tais coisas poderão nos ajudar futuramente, como a tradução da predefinição en:Template:Infobox VG series (me perdoem se já existir) e os ajustes nas imagens logo de texto, como en:File:Aoe_fuchs.png, que está marcada na descrição como Logo Restrito, mesmo sem estar nos minimos para o mesmo. Isso poderia aliviar a vida dos futuros wikipedistas sobre os casos de imagens e tabelas, como os nossos antepassados fizeram para nós (hehe olha a frase) ⇨HotWiki 12h28min de 11 de março de 2009 (UTC)

Já carreguei a imagem. E não temos essa predefinição não. Nem sabia da existência dela na Wiki-en. Muito boa e útil. Vou ver se consigo fazer a tradução. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 13h27min de 11 de março de 2009 (UTC)
  • Boa, Mizu. A imagem já tá lá. Agora falta a predef. pra colocarmos na página e um pedaço da Recepção e voalá! Podemos colocá-la em votação para artigo em destaque (bom, em minha opnião, no fundo, deviamos ajustar alguns artigos ligados porque aqueles links vermelhos dão uma cara feia ao artigo =/). ⇨HotWiki 13h39min de 11 de março de 2009 (UTC)

Predefinição feita {{Info série de videogame}}. Passei a manhã apanhando nela xD. Mas enfim, ficou pronta. Sobre azular o resto eu deixo contigo. Estou wikificando o Rumble Roses. Só uma dica, ajeita a data das referências que elas não estão como são usadas nos países lusófonos. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 17h19min de 11 de março de 2009 (UTC)

Como eu falei em tua discussão, azula os links que depois vemos isso Hahaℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 13h41min de 17 de março de 2009 (UTC)

Não teria como colocar algumas imagens ? No Age of Empires eu cheguei a colocar algumas representando as unidades do jogo (Elefante de Guerra, Arqueiro em Cavalo) e uma construção (Monumento Pirâmides). Não daria pra fazer algo semelhante ? => Rjclaudio msg 14h14min de 24 de março de 2009 (UTC)
Acho que ficaria um pouco fora... até que poderiam ter coisas como mapas, bandeiras (como no Age 3), entre outros, mas acho que colocar apenas as unidades em forma real não daria muito certo. Por exemplo, no Age of Empires, uma pessoa que não tenha muito conhecimento em jogos chega a pensar que o jogo possui aquelas unidades do jeito que estão, e não como no jogo, o que só seria possível com screenshots. Mas podemos esperar mais 100 anos pros copyrights da Ensemble acabarem XD (pra quem não sabe, ela fechou esse ano). ⇨HotWiki 20h45min de 24 de março de 2009 (UTC)

Ela não foi comprada pela Microsoft? Se foi agora é uma third-party e a permissão tem que ser feita à Microsoft. E o tempo de expiração de copyright são 70 anos. Sou mais no Japão que são 50.o comentário precedente não foi assinado por Mizunoryu (discussão • contrib.) ⇨HotWiki 11h57min de 25 de março de 2009 (UTC)

Pequena Ajuda[editar código-fonte]

Alguem sabe onde há ou poderia me dar uma pequena explicação pra fazer predefinições como {{Vgreviews}}, onde uma parte precisa ser preenchida para que outra apareça? Não estou entendendo muito bem... :S ⇨HotWiki 12h24min de 13 de março de 2009 (UTC)

  • Ao contrário da versão da Wiki-EN, você tem que especificar o site (ou mediador de nota ou premiador) e qual a nota (ou nota média ou prêmio). Onde tem informação sobre isso é na página da predf em si. Yah msg 23h54min de 13 de março de 2009 (UTC)
  • Não sei explicar direito, mas é à base do "#if". Primeiro você define no parâmetro que você quer que fique escondido ou apareça se um segundo parâmetro for definido isso: "{{#if:{{{X|}}}|" sendo o "X" = segundo parâmetro que deverá ser definido. Dá uma olhada na parte da cabeça de 'informações pessoais' do {{info jogo}} que também tem isso. Yah msg 01h00min de 14 de março de 2009 (UTC)

Tentei, está tudo aqui, mas não consegui =/ ⇨HotWiki 21h51min de 14 de março de 2009 (UTC)

Olhem aqui o que o bonitão pode fazer XD:

Uhul até que enfim entendi a #if! ⇨HotWiki 02h53min de 17 de março de 2009 (UTC)

Ficou muito bom! Eu jamais descobriria pra q serve algum código. Vou no ctrl c, ctrl v mesmo que dá mais certo pra mim XD. Mas os artigos Games já não tem classificação? ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 13h41min de 17 de março de 2009 (UTC)

Se for assim prefiro a nova. mas com o cogumelo no lugar do arcade que nem a original. O arcade dá um aspecto que estamos a falar só de arcade, o cogumelo não. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 14h18min de 17 de março de 2009 (UTC)

Tb prefiro a avaliação por números, deste modelo. Concordo com o Mizu qnt À imagem. Mas retiraria o "importância sobre", pq a introdução do artigo já vai falar sobre o que é. Caso fossemos usar não sei o que colocar, "jogo de PS3" / "Jogo de aventura" / "Jogo eletrônimo" ? Prefiro não colocar nenhuma classificação, e deixar o número mesmo dizer sobre o assunto do artigo. => Rjclaudio msg 19h36min de 17 de março de 2009 (UTC)
Eu ia colocar essa imagem aqui!
  • Vou colocar um parâmetro "info" (na base do #if, então ele só aparecerá se preenchido), para quaisquer informações adicionais ao artigo, como pesquisas, fontes, avisos, fusões, discussões e etc. ⇨HotWiki 13h39min de 19 de março de 2009 (UTC) Deu errado. Acho que preciso treinar um pouco sobre predefinições. ⇨HotWiki 13h56min de 19 de março de 2009 (UTC)

Artigo sobre o personagem Turok. Hyju (discussão) 02h38min de 10 de julho de 2009 (UTC)

Quero me inscrever no projeto de edição de games. Que devo fazer? Recebi o convite, fui enviado para esta página, porém estou meio perdido.

Well, para uns pode ser bom, para outros não e alguns tanto faz. Mas algum usuário conseguiu permissão de uso de screenshots dos jogos da GSC Game World. Quem conhece algum jogo pode carregar screenhots à vontade da mesma no Commons usando a tag {{Attribution-GSC Game World}}. Já fiz a devida versão em português da mesma. Ainda sobre licenças estou vendo com o povo da Wiki-en se eles se mobilizam já que não consegui nenhuma. Até a gora eles estão satisfeitos com o fair use. Fazer o q...mas vou tentar com os da Wiki-ja tb. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 03h25min de 22 de março de 2009 (UTC)

Gostaria de saber se há alguém no projeto que sabe fazer pictogramas como estes. Tenho umas idéias para criar a nossa Infobox franquia de mídia. E uma versão dessa foto da Wikipe-tan segurando um PS3 com tela como esse ou esse. Seria legal para mandar mensagem automática com ela. E também uma imagem dela numa poltrona jogando videogame pra nossa página principal. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 16h19min de 23 de março de 2009 (UTC)

Solução de todos os seus problemas! Não sei fazer pictogramas, mas acho que com um photoshop eu posso dar uma ajuda com o visual dela ;P ⇨HotWiki 02h03min de 24 de março de 2009 (UTC)

Ressuscitaram ele? . Pior que tenho Photoshop aqui e só sei cortar fotos XD. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 02h11min de 24 de março de 2009 (UTC)

Anunciando também a 2ª votação dos Critérios de notoriedade de elementos de ficção.ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 05h34min de 26 de março de 2009 (UTC)

Eu vi. Pelo visto vc virou exclusionista. Não quer artigo nem pra personagens principais. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 13h01min de 26 de março de 2009 (UTC)

Se tiver relevância o suficiente e referências não forem itens dignos de obter um artigo não sei mais o que é. Com toda negação só vamos ter artigos sobre os jogos mesmo. Isso se não meter não no CDN de brinquedos e jogos. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 13h14min de 26 de março de 2009 (UTC)

Acho que nunca veremos artigos como esses Knuckles the Echidna, Jill Valentine, Chun-Li, Kratos, Hadouken progredindo na Wiki-p. Tampouco os pobres secundários como a Poison. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 16h18min de 26 de março de 2009 (UTC)


Reabrindo o tópico

Estávamos discutindo no início do ano sobre os critérios de notoriedade para games. A discussão foi pausada para a votação geral da Wikipédia sobre eles e ela já terminou. O resultado está em Wikipedia:Critérios de notoriedade/Elementos de ficção. Os projetos Games e Animangá foram os que mais contribuiram para as propostas de votação e a maioria delas foi aprovada. Agora podemos definir os critérios específicos para games, se tivermos algo a acrescentar, e por fim atualizar o livro de estilo. --Master msg 18h42min de 29 de abril de 2009 (UTC)

Bom, eu estava pensando em um artigo mais atual que o The Settlers II para trabalhar com maior facilidade, e fiquei pensando, até que eu vi um milagroso en:World in Conflict que parece ter salvado meu dia! Não, não é que o artigo seja um artigo bom e que esteja quase em fase final, mas sim que ele é da Massive Entertainment, que significa Ubisoft!

Pode até ser besteira a minha idéia, mas poderiamos, caso um artigo com imagens (algo, pelo que eu vi, que não é encontrado em nosso projeto) seja destacado, talvez ele influenciasse outras empresas a deixar as imagens como free use.

Será que alguem topa me ajudar a traduzir e, depois, melhorar ele da versão en e mostrar que as imagens deixam os artigos sobre jogos mais bonitos? ⇨HotWiki 01h39min de 28 de março de 2009 (UTC)

Acho que isso não vai dar certo. As imagens parecem ter copyright por parte da Sierra... ⇨HotWiki 01h24min de 29 de março de 2009 (UTC)

Melhor escolher bem o jogo/empresa antes de tentarmos alguma tradução em conjunto, tem que ser algo que realmente motive os membros do projeto, visto os resultados da tradução do Age of Empires. Vai acabar como antes, alguns usuários (me incluindo aí) traduzindo uma ou duas pequenas seções, e vc traduzindo todo o resto. Mas ainda assim vai ser melhor do que traduzir td sozinho. => Rjclaudio msg 04h11min de 29 de março de 2009 (UTC)

Mais uma infobox[editar código-fonte]

Para os serviços onlines gamisticos. Vejam ela em uso no artigo PlayStation Home ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 04h29min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Fico legal! Temos muitos artigos precisando dela... ⇨HotWiki 12h08min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Organização de Kingdom Hearts[editar código-fonte]

O Lucas Rodrigues Santana (DctribAElogsBMF) está desenvolvendo muito artigos da série Kingdom Hearts na Wikipédia como ela fosse uma wikia para a série e entretando não existe uma wikia para a série. O que devemos fazer é usar a boa vontade desse editor para expandir e melhorar os artigos de Kingdom Hearts, e não espantá-lo. Atualmente ele está criando todo tipo de artigo sobre a série e a maioria não tem notoriedade e não é enciclopédico, sendo manuais.

Ele havia criado um artigo para Mega Ether e Hi Potion em Kingdom Hearts, e esses nomes são comuns em jogos de RPG, principalmente os da Square. Foram eliminados por PE.

Ele criou recentemente Thundaga, que é uma magia comum da Square. Não sei o que fazer com isso, se necessário, pode ir para ER com justificativa baseada nesta PE.

Algumas fusões que poderiam ser feitas:

Ver Categoria:Kingdom Hearts--Master msg 19h39min de 29 de abril de 2009 (UTC)

Seria bom mandar msg para ele pedindo para não criar artigos tão específicos, para itens e magias.
Sou contra artigos próprios para itens / magias específicos. Já eliminamos Super Elixir / Hyper Potion em PE. Pode mandar o Thundaga para PE tb. Até poderíamos ter algo falando das magias comuns de jogos de RPG (thundaga, firaga, blizzaga), ou uma lista de magias elementais (magias de fogo, magias de gelo, de eletricidade) usada nos jogos. Mas artigo para apenas 1 magia sou contra.
Concordo com os Item Synthesis, e com Keyblade.
Por mim PE para Drive Recovery e AP Boost, mesma justificativa das PEs dos 2 outros itens. Pode colocar PE multipla para estes 2 e Thundaga.
Concordo em fundir as músicas.
=> Rjclaudio msg 00h51min de 30 de abril de 2009 (UTC)

Como me inscrevo para o Wikiprojeto de games?[editar código-fonte]

Não entendi como fasso para me inscrever para o projeto de games. Eu tenho que editar a página Participantes? --Thiago Cavalcante Carvalho (discussão) 04h56min de 11 de abril de 2009 (UTC)

Isso. Apenas assine o fim da lista de participantes. :) ⇨HotWiki 12h29min de 11 de abril de 2009 (UTC)

Movimentações[editar código-fonte]

Olá, Projetos! Notei recentemente algumas movimentações de artigos sobre gêneros de jogos. Abri uma discussão com o usuário envolvido Thiago Cavalcante Carvalho D​ C​ E​ F aqui porque fiquei na dúvida sobre a justificativa apresentada. Peço por uma avaliação e eventual correção. Obrigado.--Gunnex msg contrib 17h45min de 17 de abril de 2009 (UTC)

Vamos começar a fechar tópicos?[editar código-fonte]

Bom, visto pela qualidade de artigos de Half Life, MGS e Castlevania, eu acho que seria bom nos reunir para fechar tópicos de artigos (todos os artigos de um tema destacado). O que acham? Primeiramente seria necessário termos um grupo e marcar as atividades na discussão das páginas com a {{por fazer}}... Ficaria legal sermos mais um Wikiprojeto com tópicos inteiros destacados ou de boa qualidade... Caso começarmos meu voto vai para o tópico Metal Gear Solid.

Eu acabei de criar uma predefinição de exemplo para chamarmos membros ao projeto (o MGS é só de exemplo, caso, se a missão for aprovada, de outro tópico):

O WikiProjeto Games convoca você, 2, para nossa a Missão I
A nossa primeira missão trata-se do importante e simples fato: destacar um tópico.
Claro, não será uma missão nada fácil, porém achamos que será muito recompensadora ao projeto. Assim, o nosso alvo escolhido foi sobre a série de espionagem Metal Gear Solid, um tópico já desenvolvido. Bom desafio, não acha? Por isso, pedimos para que compareça em nossas discussões e saiba mais sobre esta missão, Sr(a). 2.


HotWiki/ 18h55min de 20 de abril de 2009 (UTC)

Tb me confundi no início. Mas acredito ser "assunto". Ou um artigo único/isolado, ou um conjunto de artigos relacionados (tipo todos os artigos da série Metal Gear, AoE, etc). => Rjclaudio msg 02h51min de 21 de abril de 2009 (UTC)

  • Fechar, pra não começar do zero. Se fosse pra começar do zero aí sim seria destacar, por inteiro. Agora o MGS, por exemplo, já tem 2 artigos destacados. Tópico é de assunto relacionado mesmo. Nunca viram isso na Wiki-en? Hein?HotWiki/ 11h49min de 21 de abril de 2009 (UTC)

Olhem aqui um exemplo.HotWiki/ 11h51min de 21 de abril de 2009 (UTC)

Sua idéia é boa, Wiki. E eu parabanizo vcs pelos exclentes artos que foram destacados e estão concorrendo agora e algumas pessoas já elogiaram o trabalho do projeto a mim via MSN. Mas acho que por enquanto devíamos nos focar em dar uma enxugada nos artigos sem fontes e wikificação. Esses correm o risco de serem deletados a qualquer momento. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 18h24min de 21 de abril de 2009 (UTC)

Estou com o Mizu. Melhor colocar todos em um nível mínimo de qualidade, e depois pegar alguns para destacar. Claro que as estrelinhas dão mais visibilidade ao projeto, mas não será tanta assim (são poucos dias de visibilidade aos novatos, e os que acompanham as votações já nos conhecem) => Rjclaudio msg 19h25min de 21 de abril de 2009 (UTC)
  • Então... vamos classificar nossos jogos? Até agora não resolvemos esse problema. Poderiamos colocar a qualidade de acordo com o nosso livro de estilo e o da Wikipédia. Assim seria mais fácil para vermos os nossos artigos em qualidade e em números. —HotWiki(discussão/contribs) 20h02min de 21 de abril de 2009 (UTC)

Pessoal, vocês podem dar uma olhada nessas alterações na Predefinição:Consoles de video game e verificar se tudo ali é mesmo relevante / necessário? Tenho minhas dúvidas, visto que há poucos afluentes (não fosse a inclusão na predefinição) e, na maioria dos casos, nenhum interwiki. Cumprimentos! Daimore msg 19h08min de 17 de março de 2009 (UTC)

A maioria dos nomes me parece ligeiramente familiar, mas não tenho certeza se existem mesmo. Pelo menos Nuon não me parece correto naquela lista, então reverti. Aparecentemente o Chintendo Vii existe, pela wiki.en (criado a um bom tempo). Mas não sei se vale colocar todos os consoles na lista, até os piratas/falsificados/clones/etc. De qualquer jeito reverti, peço os mais entendidos para olharem cada um dos itens com mais cuidado. => Rjclaudio msg 19h32min de 17 de março de 2009 (UTC)
Ok, obrigado. Eu editei os artigos novos criados pelo Shideravan D​ C​ E​ F e fiquei com medo de que não fossem relevantes. Daimore msg 20h00min de 17 de março de 2009 (UTC)

O que vocês acham desse tipo de portais como na Wikipédia em Francês:

Acho que o espaçamento está errado ainda, mas dá pra corrigir. ⇨HotWiki 12h06min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Prefiro as predefs atuais, que fica no canto. Portal é apenas auxiliar, é sobre o tema geral do artigo, não é o mesmo que um link para se aprofundar no jogo, quem fez, outros jogos da série, ou similares. Então não pode ter o mesmo (mais) destaque que outros links das seções "Ver também" ou "Ligações externas". => Rjclaudio msg 12h13min de 7 de abril de 2009 (UTC)
Aqui, na minha opnião, acho que os portais não são tão auxiliares quanto na fr. Lá a maioria dos artigos tem o portal no final de cada artigo, enquanto aqui nem os principais tem portais direito. TristezaHotWiki 12h21min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Vc quer dizer que os portais não chegam nem a ser auxiliares ? Mais um motivo para não dar tanto destaque assim para eles. Pode ser um aviso como o atual que não atrapalha tanto os outros links, mas esse acho muito. Quem sabe no futuro quando os portais forem mais trabalhados ... => Rjclaudio msg 12h30min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Diariamente ? O destaque do portal games é do final de 2007. Se pudermos trocar o destaque 1 vez a cada 3 meses já é o mínimo. E faltam mts seções ainda no portal, como uma seção de imagens. Temos tão poucas que precisamos dar todo o destaque para elas.
Pra mim o mais importante em um portal é a seção de "Eventos recentes", pq é isso que faz o usuário/leitor voltar ao portal, caso contrário ele o usará uma única vez no máximo para conhecer a navegação e depois vai direto pros artigos/categorias.
Ainda acho que as seções de eventos recentes, pelo menos nos portais, poderia ser um trabalho cooperativo com o wikinews.
Por falar nisso poderíamos colocar algumas notícias "mínimas" de vez enquando no wikinews, não temos nem uma cat para os jogos eletronicos ...
=> Rjclaudio msg 13h47min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Eu acho o seguinte, devíamos primeiro dar mais importâncias aos artigos que temos, ampliando-os e wikificando para depois darmos atenção ao POrtal. Assim teremos como fazer mais ligações com os artigos e mais notícias a dar. Ainda mais sobre os jogos mais recentes que são os que aparecem rapidamente aqui. Resident Evil 5, Fatal Frame 4, etc. Os recentes tem muitas novidades para contar e interessam a muitos. Fora a parte de artigos sobre história e gênero.ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 14h12min de 7 de abril de 2009 (UTC)

  • Mas o portal serve justamente pra estabilizarmos todos os artigos que temos. Nós precisamos olhar todos os nossos artigos, incluindo os piores e mal wikificados, como acontece com o radar. E o portal poderia chamar mais a atenção para cada artigo. Seria como nosso Wikiprojeto, porém exposto. ⇨HotWiki 21h05min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Bom, eu particularmente não penso assim. Vejo o POrtal como uma página de notícias que são ligadas aos artigos existentes. Porém eu não me oponho a vocês. Se acham que devem fazer, façam. terão meu apoio de qualquer jeito. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 14h01min de 9 de abril de 2009 (UTC)

Possíveis boas notícias[editar código-fonte]

Depois de um tempo de discussão no Commons sobre o uso de fotos de pessoas fantasiadas não ser uma infração dos direitos autorais e marca registrada. Está sendo obtido um consenso depois de uma palavra dada por um dos advogados da Wikimedia Foundation que dizia o seguintes. Citação: Mike Godwin escreveu: « I do not see a legal justification for removing the images we are discussing here. It is common for photographers to take pictures of people in costumes of copyrighted and/or trademarked characters. In general, such photographs are understood as lawful. I believe the deletion of the photographs you were talking about was unnecessary, and that this represents a too-conservative worldview with regard to the applicability of copyright and other intellectual property theory.»

Depois disso todas as imagens de pessoas fantasiadas foram repostas, mas essas agora devem ser carregadas com {{Costume}} juntamente com a licença. Nisso tudo as fan arts passaram a ser discutidas, como vcs podem ver em proposta de fan art, pois parece não haver infração de direitos autorais se o trabalho não for uma mera cópia e se o autor dela não clamar o personagem a si mesmo. Até uma predefinição já foi feita {{Fan art}}. Mas peço que ainda não carreguem nenhuma fan art até que a proposta seja aceita. Também encorajo aos usuários daqui derem suas opiniões e idéias por lá. Abraços! ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 18h31min de 1 de abril de 2009 (UTC)

Bem, isso vai mudar um pouco as coisas. Será que temos algum artista no projeto ? Aproveitando, não teríamos algum lugar onde as pessoas poderiam assinar pra mostrar o que sabe fazer ? Tipo, especialistas em edição de imagem com photoshop ou outro programa (tipo criar a Wikipe-chan), criar mapas (programas, predefs, códigos, etc), conversão de audio/vídeo para formatos livres, fotógrafos, e desenhistas. Podia ter uma página só para suporte. Acho que já teve uma para mapas e outra para fotos, mas por ser mt específico já faliram. => Rjclaudio msg 23h09min de 1 de abril de 2009 (UTC)

Sim vai. Espero que dê tudo certo. Há muitas coisas ainda para avaliar e tirar as dúvidas, mas já é um começo. Artistas ainda não, mas creio que temos futuros artistas como o Yah e o Hotwiki aí em cima. Talvez tenhamos mais, mas o povo do projeto pé sumido que nem os dos outros, por isso as coisas andam meio devagar. Se vcs olharem o Projeto na Wiki-en vai ver o quanto os usuários discutem e dão idéias. E há gente especializada em muitas coisas. Das coisas que vc citou só sei converter áudio. Vídeo jú tentei, mas acabei foi me estressando e pegando um tremendo de um vírus Hein?. Mas acho bom fazer uma lista do tipo. De resto só sou bom com leis de copyright e trademark, o Commons ajuda nessa paranóia, rs. A sua idéia é boa, Hotwiki. Mas vamos esperar mais um pouco. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 01h41min de 2 de abril de 2009 (UTC)

Podiamos chamar a galera para acompanhar as discussões sobre novidades via bot, para ver se alguem tirando eu, o Claudio, o Mizu e o Yah discuta. ⇨HotWiki 12h19min de 2 de abril de 2009 (UTC)
Também podemos manter contato com projetos que envolvam esse tipo de coisa, como os de Mangás e Animes, sempre tem desenhista e cosplay no meio de quem gosta e/ou trabalho com essas coisas. Concordam? vic666/Vicente Mateus (discussão) 00h39min de 4 de abril de 2009 (UTC)

É uma boa idéia a de vcs dois. Hotwiki é só elaborar uma mensagem e pedir que alguém da Wikipedia:Coordenação robótica passe ela adiante para o povo do projeto. A sua tb Vic. vou dar uma passada nos outros projetos anunciando o acontecido tb. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 01h24min de 4 de abril de 2009 (UTC)

O problema é esse: só preciso de uma mensagem. A predef podxa comigo! ⇨HotWiki 01h32min de 4 de abril de 2009 (UTC)
Você ainda quer a mensagem Hotwiki? vic666/Vicente Mateus (discussão) 00h11min de 8 de abril de 2009 (UTC)

Hola. O Vic me falou desta discussão e vim ver se podia ajudar. Eu trabalho com eventos e concursos de cosplay a 8 anos além de administrar um site sobre o assunto. Ou seja, conheço bem essa galera e tenho vários contatos. Se precisarem de ajuda neste projeto estou a disposição de vocês. --Ferio Siqueira (discussão) 18h56min de 7 de abril de 2009 (UTC)

  • MUITO boa notícia (cheguei meio tarde mas enfim). Temia que fotos de cosplays que carreguei lá fossem apagadas. Essa idéia de colocar um lugar para que os 'artistas' voluntários se apresentem é uma ótima. Não só para o nosso projeto mas para a Wiki em si. É só seguir a estrutura dos voluntários de revisão. Por enquanto que não temos isso, é questão de ter contatos e saber que o Mizu é bom quando se tratando do Commons, por exemplo; ou dizermos logo o que sabemos fazer, aqui nessa discussão... pelo menos é algo. E futuro artista? Ihih. Ó, na msg robótica é bom dizer também que votações de artigos para destaque e para eliminação estão sendo sempre listados na página principal do projeto, daí os interessados que vigiem tal página para que saibam de novidades.
    Ferio, você poderia linkar esse seu site? Qualquer ajuda será muito bem-vinda! No caso seria a autorização para usar as fotos dos cosplays no Commons. Yah msg 21h35min de 7 de abril de 2009 (UTC)


Saudações do Wikiprojeto Games!
O WikiProjeto está com várias novidades que precisam ser discutidas no Wikiprojeto, tais como um modo de colocarmos imagens nos artigos e a marcação dos mesmos.
Por isso precisamos de suas colaborações no Wikiprojeto para discutirmos e encontrarmos as melhores maneiras de melhorar nossos artigos e não deixá-los em estado precário.
  • Participe e boas contribuições!

Ficaria mais ou menos assim. ⇨HotWiki 21h34min de 8 de abril de 2009 (UTC)

NicE! ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 14h01min de 9 de abril de 2009 (UTC)

Ficou legal mesmo! E me trouxe a mente a seguinte questão: O projeto não deveria ter uma imagem ou ícone padrão? vic666/Vicente Mateus (discussão) 17h33min de 9 de abril de 2009 (UTC)

Uma Wikipe-tan jogando ia ser legal. mas nem a autora da personagem se disponibiliza em fazer Tristeza ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 17h48min de 9 de abril de 2009 (UTC)

Esse tbm é legal: HotWiki 20h02min de 12 de abril de 2009 (UTC)

Não gostei por causa do dados e cartas. Parece mais ícone para projeto brinquedos. Se alguém conseguisse fazer um videogame falso seria legal. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 21h51min de 12 de abril de 2009 (UTC)

Não, nada de Polystation, rs.ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 23h17min de 12 de abril de 2009 (UTC)