Chocobo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chocobo
Chocobo de Final Fantasy X.
Nome no Japão チョコボ (Chokobo)
Série de jogos Final Fantasy, Legend of Mana
Primeiro jogo Final Fantasy II
Informações pessoais
Alinhamento bem
Portal Games

Chocobo é uma ave fictícia da série de video game Final Fantasy. Eles podem ser montados sendo usados como transporte. Pode-se viajar pelo continente em um Chocobo. Aparece em outros jogos da Square, como "Legend of Mana". Muitos chocobos são nomeados de "Boco", um trocadilho entre as duas últimas sílabas. Normalmente são encontrados em Florestas de Chocobos.

Características[editar | editar código-fonte]

É amarelo e só anda em terra na espécie básica, mas em algumas versões do game podemos ver chocobos verdes, azuis, pretos, brancos, vermelhos, roxos e até mesmo dourados, e outros que podem voar. Seu som característico é: "Kweh!".

Música-tema[editar | editar código-fonte]

O Chocobo tem uma música tema, ela aparece com inúmeras variações, derivações e estilos dependendo do jogo e da situação.

Aparições[editar | editar código-fonte]

  • Final Fantasy II - Aparece pela primeira vez nesse jogo. Estão em "florestas de Chocobos", para montá-lo basta entrar na floresta e verificá-lo. Quando termina a montaria ele foge.
  • Final Fantasy III - Os chocobos também aparecem em Final Fantasy III de forma semelhante a FFII: basta entrar numa floresta de chocobos e montar em um para comandá-lo. A novidade de FFIII foi a introdução do Fat Chocobo, um chocobo grande que pode armazenar itens do jogador. O Fat Chocobo pode ser encontrado nas florestas de chocobo e em algumas outras áreas, como na aeronave Invincible e numa casa na cidade de Saronia/Salonia.[1]
  • Final Fantasy IV - Aparece normalmente nas florestas, geralmente nos centros delas. Neste jogo, começaram a aparecer novas versões dos chocobos além do tradicional amarelo: aparecem um branco, que cura o HP/MP, um preto (representado como roxo) que pode voar sobre qualquer terreno (exceto montanhas) e que quando é pousado, ele fica parado, quando monta novamente ele volta para a floresta. Em locais especiais como castelos, cidades e até na Big Whale (um dos AirShips do jogo) aparece um chocobo gordo (Fat Chocobo) que serve como uma espécie de baú para estocagem de itens.
  • Final Fantasy V - Primeiro jogo onde um Chocobo é personagem. Ele se chama Boco, porém é inútil. Quando termina a montaria ele fica no lugar onde foi deixado e pode ser montado novamente indo a esse lugar. Também há o chocobo preto (representado na cor rosa), não foge de volta para a floresta de origem. É o único jogo que não pode terminar ignorando os Chocobos.
  • Final Fantasy VI - Estão em estábulos ocultos em florestas. Deve pagar para montar, e quando a montaria termina ele vai embora. Os guardas de Figaro estão montados em Chocobos.
  • Final Fantasy VII - Tem um complexo sistema de Chocobos. Para conseguir um deve primeiramente equipar a "Chocobo Lure Materia" e entrar em uma batalha em uma região de pegadas de Chocobos, os monstros devem ser destruídos antes do Chocobo fugir, e o chocobo não pode ser atacado, existe verduras que destraem o Chocobo, quando os monstros morrerem e restar só o Chocobo, o Chocobo é montado. Após montá-lo, se não tiver um lugar para guardar o Chocobo no rancho, o Chocobo foge ao invés de ir para o rancho. Existem 6 espaços no rancho para guardá-los, cada um custa 10.000 gil. Os Chocobos de outras cores são conseguidos com processos de cruzamentos. O chocobo dourado pode chegar à ilha redonda, que não está no mapa, onde o maior poder do jogo pode ser obtido.
  • Final Fantasy VIII - Os chocobos estão nas 7 florestas de chocobos, 6 acessíveis com a nave, e a sétima é acessível andando de Chocobo, que atravessa águas rasas. Essas florestas tem uma forma esférica. Chocoboy é um comerciante encontrado nas florestas, que vende o aparelho para detectar e atrair Chocobo, além de informações. Tem que fazer um chicobo (filhote) ficar na tela para a mãe aparecer, e ela pode ser montada. Com o aparelho é possível fazer o chocobo cavar e encontrar um tesouro que há na floresta, cada uma tem um tesouro, exceto a sétima, que é chamada de Chocobo Sanctuary, onde você consegue a carta de Chicobo quando acha o Chocobo nas 6 florestas anteriores. Nesse jogo, quando você anda de Chocobo, Boko, um Chicobo, segue a mãe dele, que você está montando. Muitas pessoas terminam esse jogo sem encontram algum Chocobo.
  • Final Fantasy IX - Chocobo começa a estar disponível quando a Chocobo's Forest é encontrada. Mene, um moogle que trabalha com Chocobos apresenta Choco, um Chocobo normal (amarelo) para Zidane treinar e ajuda com informações. No mapa-mundi, Choco pode ser chamado em qualquer lugar onde tiver pegadas de chocobo sobre as pegadas de chocobos, usando o item Gysahl Greens. O Chocobo é usado no mini-game de procurar tesouros e desenterrar, no mini-game podem ser obtidos, além de itens comuns, chocographs, que indicam lugares no mundo onde há tesouro para desenterrar. Há tesouros que dão habilidades para Choco, e isso muda a cor dele. As habilidades são: Recife (reef), que permite andar em águas rasas, Choco se torna ciano; Montanha (mountain), que permite andar nas montanhas, Choco se torna vermelho; Oceano (ocean), que permite andar no oceano, Choco se torna azul escuro; e Céu (sky), que permite voar, mas só ascendendo e pousando em florestas, Choco se torna amarelo claro. O item Dead Pepper faz Choco "procurar" tesouros ou lugares especiais no lugar que está no mapa-múndi. O chocobo voador é capaz de chegar ao paraíso dos chocobos, que não aparece no mapa.
  • Final Fantasy X - Fazem uma participação discreta em determinada parte do jogo antes de se entrar nas "lightning plains". E também, depois de um certo tempo de jogo, passando de algumas etapa, você pode falar com um homem vestido de amarelo nas Terras Calmas (Calm Lands), ele lhe permite andar de chocobo pelo todo o mapa de Calm Lands de graça. E ainda há alguns mini-games jogáveis com o chocobo.
  • Final Fantasy Tactics - Fazem uma participação bem grandinha, aparecendo em muitas batalhas. Podem entrar no grupo de Ramza através do uso da habilidade Invite da classe Mediator, da reprodução de outros chocobos no grupo ou de uma das missões, aonde o Chocobo com nome de Boco é resgatado.
  • Final Fantasy XII - aparece como montaria e monstro para caça, em algumas parte do jogo é necessario estar em um chocobo para atravessar terrenos diferentes.

Tipos[editar | editar código-fonte]

  • Chocobo normal - É o chocobo amarelo comum que, com exceção do primeiro, aparece em todos os outros jogos da série principal. Ele anda em terras e permite andar pelo mundo sem encontros de batalhas. Em alguns jogos ele pode andar em rios ou até curar.
  • Chocobo gordo - É um chocobo grande e gordo que aparece em Chocobo's Mysterious Dungeon e nas florestas de Chocobo de Final Fantasy IV, ele fica invisível em um canto, é necessário dar verdura a ele, para ele aparecer. Nele é possível guardar itens para o inventário não ficar muito cheio. Estão conectados, se você guardar uma espada em um no norte, poderá retirar a mesma espada em um do sul. Não são usados como transporte, sendo fixos. Em Final Fantasy IX é um personagem, ele é o rei do paraíso dos chocobos e aparece nos sobhos de evolução de Choco.
  • Chocobo branco - Aparece em Final Fantasy IV nas florestas de Chocobo. Quando ele é verificado o MP dos personagens é restaurado. Não é possível montá-lo.
  • Chocobo da montanha - É capaz de andar pelas montanhas. Existe em Final Fantasy VII com a cor verde e em Final Fantasy IX é vermelho, sendo a segunda transformação de Choco, tendo a habilidade "montanha".
  • Chocobo do rio - É capaz de andar sobre rios e águas rasas. Existe em Final Fantasy VII, na cor azul. Em Final Fantasy IX é ciano, sendo a primeira transformação de Choco, tendo a habilidade "recife".
  • Chocobo vermelho - Aparece em Final Fantasy Tactics e é o tipo mais agressivo de chocobo, tem ataques à longa distância e geralmente ataca em grupos. Em Final Fantasy VII, aparecem chocobos de cor vermelha e roxa nas corridas na Gold Saucer, mas suas características não são informadas. Em Final Fantasy IX, o chocobo da montanha tem cor vermelha.
  • Chocobo preto - Em Final Fantasy VII, é preto e é capaz de andar sobre rios e águas rasas e subir montanhas. É filho de um Chocobo da montanha e de um Chocobo do rio. Em Final Fantasy IV e Final Fantasy V ele não anda, só pode voar, mas só pousa em florestas. Em Final Fantasy Tactics, pode voar tem alguns ataques. (Graficamente, ele é é roxo em Final Fantasy IV, V e Tactics pois a cor preta iria prejudicar a sua visibilidade).
  • Chocobo dourado - É capaz de andar sobre qualquer tipo de terreno inclusive sobre o mar. Existe em Final Fantasy VII, sendo um cruzamento de chocobo preto com um chocobo normal forte e de cor dourada e brilhante. Em Final Fantasy IX é a quarta e última transformação de Choco, tendo a habilidade "céu", além de andar em qualquer terreno, ele pode voar, ascendendo e descendendo só em florestas, sua cor é amarelo claro. Em Final Fantasy IX, há o chocobo azul, terceira transformação de Choco, tendo a habilidade "oceano", ele anda em qualquer tipo de terreno.
  • Chicobo - Filhotes de Chocobo que aparecem em Final Fantasy VIII.

Jogos sobre Chocobo[editar | editar código-fonte]

Foram lançados vários jogos cuja premissa revolve sobre eles:

  • Chocobo Land: A Game of Dice - É um jogo de tabuleiro lançado para Game Boy Advance.
  • Chocobo Racing - É um jogo de corrida com personagens de Final Fantasy lançado para PlayStation.
  • Chocobo Stallion - É um jogo de desenvolver Chocobos e correr nas corridas de Chocobos na Gold Saucer, baseado em Final Fantasy VII Lançado para PlayStation.
  • Chocobo World - É um jogo de Chocobo para Pocket Station, onde é possível ligar com Final Fantasy VIII para conseguir a GF Chocobo, e também lançado para Windows.
  • Chocobo and the Magic Picture Book - Jogo de aventura para Nintendo DS.
  • Chocobo Mystery Dungeon - É um jogo lançado para PlayStation e Wonder Swan.
  • Chocobo Mystery Dungeon 2 - Seqüência do "Chocobo Mistery Dungeon", lançado para PlayStation.
  • Dice de Chocobo - Jogo de PlayStation e WonderSwan Color.
  • Hataraku Chocobo - Jogo lançado para o WonderSwan.
  • Chocobo Collection - Coleção de jogos de Chocobo lançado para PlayStation. Os três jogos são: "Chocobo Racing", Chocobo Stallion e Dice de Chocobo.
  • Final Fantasy Fables: Chocobo Tales - Um jogo de RPG e aventura com sistema de batalhas baseado em cartas, lançado para Nintendo DS.
  • Chocobo's Dungeon: Labyrinth of Forgotten Time - foi laçado em 2007 para wii.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Final Fantasy Retrospective: Part III GameTrailers (2007-07-30). Página visitada em 14 de dezembro de 2012.