Arrasto induzido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Arrasto induzido - na aerodinâmica é o produto da diferença de pressão entre a parte superior da asa e a parte inferior, ou seja cria correntes opostas. A corrente de ar da parte inferior tende a fluir para a parte superior (chamado corrente de envergadura) pela ponta da asa gerando um turbilhonamento nessa extremidade com isto provocando uma resistência ao avanço do avião e diminuindo a sustentação.

Para corrigir este problema a colocação de pequenas chapas em pé na ponta da asa para dificultar a corrente de envergadura ou colocação de winglets, localizados nas pontas das asas, principalmente em aviões mais modernos, para impedir a passagem desta corrente. Existem aeronaves com tanque na ponta das asas que tem a finalidade também de reduzir o arrasto induzido. A redução do arrasto induzido melhora a eficiência da aeronave, significando aumento da velocidade e economia de combustível.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Aviação


Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.