Baek Doo San

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Baek Doo San
Baek Doo San
Informações gerais
Nome no Japão Peku Tō San (ペク・トー・サン)
Primeiro jogo Tekken 2
Informações pessoais
Aniversário 3 de março de 1951
Terra natal  Coreia do Sul
Estilo(s) de luta 7 grau Faixa Preta em Tae Kwon Do

Baek Doo San (seu nome em coreano: 백두산) é um personagem da série de jogos de luta Tekken. Sua estréia foi em Tekken 2, como sub-chefe de Marshall Law.Seu Nome foi criado a partir da aldeia Baekche uma das aldeias da Coreia do Sul onde se utiliza o Tae Kwon Do

História[editar | editar código-fonte]

Tekken 2[editar | editar código-fonte]

Dizem que Baek matou seu pai acidentalmente durante uma sessão de boxe, fato que o levou à loucura. Após o ocorrido ele passou um certo tempo vagando sem rumo destruindo diversos dojos. Um desses dojos em seu caminho era o de Marshall Law. Os dois se encontraram no segundo campeonato e se enfrentaram numa luta, na qual Baek perdeu.

"Morte" e Retorno[editar | editar código-fonte]

De acordo com a história de Tekken 3, Baek foi dado como morto após um ataque do deus asteca da luta, Ogre, que também atacou vários outros lutadores em todo o mundo. Um de seus discípulos, Hwoarang, entrou no Tekken 3 para se vingar de Ogre pelo assassinato de seu mestre e para ter a chance de lutar com Jin Kazama, o único lutador com o quem ele teve um empate.

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

Diversos personagens masculinos na história de Tekken 2 retornaram em Tekken 5, incluindo Baek. De acordo com a história de Tekken 5, seu encontro com o Ogre o deixou em coma, e não morto, como foi presumido inicialmente. Ele acordou um ano mais tarde, depois que Hwoarang tinha competido no King of Iron Fist Tournament 3. Baek começou a ensinar Tae Kwon Do em bases militares. Hwoarang havia fugido do alistamento militar sul coreano para disputar o quarto torneio, mas foi pego pela Polícia do Exército de seu país e preso por deserção. Enquanto estava preso, Hwoarang foi informado que Baek estava vivo. Dois meses mais tarde, após cumprir sua pena e completar seu serviço militar, Hwoarang, a pedido de Baek, se inscreveu no King of Iron Fist Tournament 5. Baek também entrou no campeonato para testar as habilidades de seu aluno.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

Baek entrou no King of Iron Fist Tournament 5 com seu discípulo Hwoarang. No entanto, retirou-se do torneio quando soube que Hwoarang tinha sido derrotado por Devil Jin e que ficara gravemente ferido. Apesar do estado de Hwoarang não ser considerado grave, seu coma durou 3 dias, pelo que Baek se culpou, dizendo-se um mestre incompetente. Quando Hwoarang recuperou a consciência, disse a Baek que não apenas precisava se recuperar, mas que queria receber um treinamento intensivo para se tornar um lutador ainda mais habilidoso. Baek percebeu sua força de vontade, aparentemente desprovida sua característica orgulhosa, e decidiu ensinar a Hwoarang tudo o que sabe. Os dois retornaram à Coréia, praticando sua arte marcial intensivamente. Algum tempo depois, a Mishima Zaibatsu fez o anúncio do King of Iron Fist Tournament 6 e Baek decidiu entrar no torneio uma última vez para aumentar a sua experiência pessoal.

Finais[editar | editar código-fonte]

Tekken 2[editar | editar código-fonte]

Baek está sentado em um banco na rua. Ele abre seu medalhão e vê a foto do pai, se lembra de como foi treinado por ele, de sua atenção e carinho. Mesmo vencendo, Baek não se perdoa.

Tekken Tag Tournament[editar | editar código-fonte]

Baek chama Hwoarang e começa a dar instruções para ele. O discípulo fica de joelhos e, mesmo entediado, não pode deixar de ouvir seu mestre.

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

Hwoarang está prestes a lutar com três marginais quando alguém o ordena que pare, pois sua postura está incorreta. Hwoarang se vira e percebe que se trata de seu mestre, Baek, mas a distração faz com que um dos marginais o derrube com um chute no rosto. Os marginais se aproximam de Baek, perguntando quem ele é e mandando que caia fora. Baek apenas meneia a cabeça. Hwoarang tenta intervir, mas antes que possa Baek nocauteia os três rapidamente. Hwoarang assite a surra rindo, mas Baek o puxa por trás pela gola da camisa e vai levando arrastado seu discípulo.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

Hwoarang chega e encontra seu mestre quase sem forças no templo de Azazel e grita "mestre você está bem?". Então Azazel se levanta e tenta atacar Baek que, em seus últimos vestígios de força,dá um chute destruindo Azazel e depois foi morto enquanto Hwoarang se ajoelha e fica berrando: "Mestre acorde!"

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A aparência de Baek, especialmente em Tekken 2, lembra muito a do ator Steven Seagal nos anos 80 e 90, das roupas ao cabelo. Outros personagens da série seriam inspirados em atores ou lutadores marciais, como também acontece com Lei Wulong, que passou a se referendar no ator Jackie Chan a partir de Tekken 3, entretanto, muitos afirmam ser inspirado no Grão Mestre de Taekwondo WTF, ShinChul Kang.
  • Baek foi atacado por Ogre entre Tekken 2 e Tekken 3.
  • Baek nome é escrito no alfabeto Hangul como "백두산", e em kanji "白头山". Em ambos os casos, significa cabeça branca (ed) à montanha.
  • Mentor de Hwoarang. A relação dos dois é semelhante á de pai e filho.

Tekken 2[editar | editar código-fonte]

  • Seu sub-chefe é Marshall Law.

Tekken Tag Tournament[editar | editar código-fonte]

  • Seu sub-chefe é Kazuya.

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

  • Seus sub-chefes são Marshall Law (no qual, não parece haver mais rivalidade) e Hwoarang.
  • Ele é desbloqueado batendo Story Battle 3 vezes com um personagem diferente.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

  • No Scenario Campaign de Tekken 6 , Baek é um chefe no Canal da Costa Oeste Complexo Industrial.