Jack (Tekken)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Jack, veja Jack.
Jack
Atual Jack (Jack-6)
Informações gerais
Nome no Japão Jyakku (ジャック)
Primeiro jogo Tekken
Dublador em inglês Os robôs JACK sempre tiveram a mesma voz de Heihachi Mishima
Informações pessoais
Aniversário 20 de janeiro de 1991
Terra natal  Rússia
Estilo(s) de luta Força bruta

Jack (ジャック, Jyakku?) é o nome de vários personagens da série de jogos de luta Tekken. Todos são robôs de combate, criados para luta corpo-a-corpo.

Os robôs Jack fizeram parte de todos os torneios Tekken (com exceção do quarto). Nunca um mesmo modelo competiu em mais de um torneio oficial (com exceção de Prototype Jack, que aparece em Tekken, Tekken 2, porém em dois modelos diferentes, e desconsiderando Tekken Tag Tournament). Um modelo mais novo sempre entrava no lugar de seu antecessor. A partir de Tekken 2, a história destes robôs envolve também uma garota chamada Jane, que após ser salva pelo Jack enviado para o torneio King of Iron Fist 2 (Jack-2), passa a ser sua amiga e, posteriormente, a cientista que desenvolve os demais modelos (os dois primeiros foram criados pelo cientista Geppeto Boskonovitch)

História[editar | editar código-fonte]

Jack (Tekken)[editar | editar código-fonte]

Jack (ジャック, Jyakku?) é a versão original, criada pela antiga União Soviética. Foi originalmente desenvolvido como uma arma de choque, mas também para combate corpo-a-corpo. Seus manipuladores o enviaram ao primeiro torneio King of Iron Fist para se livrar de Heihachi Mishima (quando se lembraram dos planos deste para um golpe de estado mundial), e também para ajudar a Rússia a se tornar um estado comunista.

Prototype Jack (Tekken, Tekken 2 e Tekken Tag Tournament)[editar | editar código-fonte]

Prototype Jack (プロトタイプ・ジャック, Purototaipu Jyakku?) é um protótipo dos robôs Jack. Também foi criado pela União Soviética, mas seu corpo, originalmente, era inteiramente feito de várias partes mecânicas, deixando-o com uma aparência mais monstruosa. Seu criador foi um cientista russo, rival de Boskonovitch (o criador dos Jack originais), chamado Dr. Abel, e foi programado para ingressar no primeiro torneio King of Iron Fist e destruir Jack. Prototype Jack (ou simplesmente P. Jack) foi construído apenas para força bruta, sendo assim sua capacidade de poder superava muito a de Jack. Heihachi, patrocinador do primeiro torneio, foi quem decidiu enviar o protótipo para o mesmo, não permitindo que o Jack original atrapalhasse seus planos.

No primeiro torneio, os restos da unidade P. Jack foram quase destruídos pelas habilidades de combate de Jack. Em sua reativação, o protótipo reclamou (pois possuía uma caixa de voz) que deveria receber um reajuste, e repetiu esse pedido várias vezes, até que seu combustível acabou. Então, seu corpo foi levado para um laboratório da Mishima Zaibatsu, onde Kazuya deixou-o descansar por um tempo. P. Jack passou meses sem ser tocado, até que um suprimento de combustível o reativou, e mais uma vez, o robô fez seu apelo por um reajuste. Para acalmá-lo, Kazuya deu a Boskonovitch a tarefa de remodelar seu corpo. Com uma astuta mudança de memória, o cientista fez o corpo do protótipo completamente diferente do modelo anterior, aplicando como pele níquel, ao invés do material que dava a aparência de pele humana, como no caso de Jack. Além disso, ele conseguiu convencer P. Jack de que seu novo corpo lhe proporcionava uma proteção superior à de Jack. Kazuya também ordenou que o robô desenvolvesse novas técnicas de combate programadas a tempo de enviá-lo para o torneio King of Iron Fist 2. Boskonovitch fez tudo conforme o pedido de seu chefe, e fez P. Jack repetir seus movimentos várias vezes, e ainda retirou sua caixa de voz. Naquele momento, o robô sentiu que seu novo encontro com Jack (agora Jack-2) teria uma conclusão diferente.

Jack-2 (Tekken 2 e Tekken Tag Tournament)[editar | editar código-fonte]

Jack-2 (ジャック-2, Jyakku-2?) é um modelo atualizado do primeiro Jack, construído com um chip de inteligência artificial para poder sempre aprender mais. Certo dia, enquanto estava em um campo de batalha, ele percebeu que uma garotinha órfã estava perdida em meio ao confronto, e então a resgatou. Após fazer isto, a lógica de sua inteligência artificial o obrigou a tornar-se mais humano, para dar efetiva importância à garotinha. Ele procurou Kazuya, de quem esperava poder torná-lo mais humano. Este enviou o robô para competir no torneio King of Iron Fist 2 (provavelmente Kazuya fez isso para que, caso Jack-2 obtivesse sucesso no torneio, ele poderia realizar seu desejo).

Gun Jack (Tekken 3 e Tekken Tag Tournament)[editar | editar código-fonte]

Gun Jack (ガンジャック, Gan Jyakku?)

No segundo torneio, Jack-2 foi destruído via satélite pelo Dr. Abel, criador de P. Jack. A início, Jane não notou, mas depois percebeu que seu amigo e salvador estava "morto". Porém, ela não desistiu dele e, dezenove anos depois do King of Iron Fist 2, ela se tornou uma cientista, e passou a trabalhar nos laboratórios da Mishima Zaibatsu, substituindo o Dr. Boskonovitch, até então criador dos robôs Jack.

Ainda assombrada pelas lembranças que tinha de Jack-2, Jane trabalhou muito, tentando encontrar uma forma de restaurar seu corpo (o do robô). Ela descobriu que a maior parte da tecnologia aplicada na construção de Jack-2 foi criada pela Mishima Heavy Industries, uma subsidiária da Zaibatsu. Além disso, a jovem cientista encontrou um projeto chamado "Gun Jack", que consistia na criação de um robô Jack normal, porém com a adição de uma arma nos braços. Ela decidiu seguir com esse projeto, e assim criou o seu primeiro robô: Gun Jack. Para testar sua mais nova (e primeira) invenção, Jane o enviou ao torneio King of Iron Fist 3.

Jack-5 (Tekken 5 e Tekken 5: Dark Ressurection)[editar | editar código-fonte]

Jack-5 (ジャック-5, Jyakku-5?)

Na conclusão do terceiro torneio, As Forças Tekken de Heihachi Mishima atacaram Jane em seu laboratório. Ela, no entanto, foi salva por Gun Jack, que usou seu corpo para protegê-la. Infelizmente, o robô foi destruído a tiros, enquanto sua criadora escapou do local com a ajuda da G Corporation, corporação rival da Zaibatsu.

Depois de alguns anos, Jane, naquele momento cientista da G Corporation, decidiu recriar Jack com as melhorias da série Jack-4, e após obter sucesso com a criação, enviou o robô ao torneio King of Iron Fist 5 para novamente testá-lo. Apesar de Jack ter sido modificado, as memórias de Jane continuavam em seu sistema desde que a viu pela primeira vez, quando ainda era um Jack-2.

Jack-6 (Tekken 6, Tekken 6: Bloodline Rebellion e Tekken Tag Tournament 2)[editar | editar código-fonte]

Jack-6 (ジャック-6, Jyakku-6?)

Depois do quinto torneio, Jane restaurou novamente a memória de Jack-5, com sucesso. Porém, alguns modelos Jack foram desenvolvidos no mundo inteiro algum tempo depois. Então, Kazuya Mishima, o então líder da G Corporation, exigiu a criação de um robô Jack que superasse em até dez vezes o poder bruto do quinto modelo. Jane, atendendo ao pedido de seu chefe, recriou o corpo do robô, expandindo seu sistema. Naquele momento, Jack estava totalmente modificado: as armas em seus braços eram muito mais eficazes, seu corpo podia suportar armaduras pesadas e até mesmo armas embutidas em suas costas. Então, para testar a nova criação, Kazuya decidiu enviá-lo ao torneio King of Iron Fist 6, e desta vez com a missão de destruir a Mishima Zaibatsu, que fora a criadora das cópias de Jack-5.

Jack-X (Street Fighter X Tekken)[editar | editar código-fonte]

Jack-X (ジャック-X, Jyakku-X?) é um poderoso robô que responde apenas às ordens de seu mestre. Ele serve como um backup para a linha de robôs Jack-6. Possui um alcance de ataque e potência superiores, e também é equipado com técnicas de combate de alto poder de destruição.

Finais[editar | editar código-fonte]

Tekken[editar | editar código-fonte]

Jack retorna à base após cumprir sua missão. Ele é conectado a uma rede e, por causa de seu sucesso, sua memória e programação são copiadas para vários outros robôs Jack, que estão sendo produzidos em série.

Tekken 2[editar | editar código-fonte]

  • P. Jack está em sua base. Ele caminha até a área de lançamento e decola, com a ajuda dos mecanismos em seus pés que funcionam como foguetes. Porém, ele não percebe que o teto da base está fechado, e colide com ele. O choque não é mostrado, apenas ouve-se o barulho da explosão, além de serem mostrados três parafusos niquelados caindo no chão.
  • Jack-2 está em uma pequena ilha com Jane, com a finalidade de protegê-la de perigos. A garota está muito feliz, brincando com seu amigo e salvador, quando, do espaço sideral, o Dr. Abel (que não é mostrado), envia por satélite um raio mortal, que atinge em cheio as costas do robô. Jack-2 então cai sentado, já desativado, e Jane continua brincando, com uma borboleta, nem percebendo o que acontecera.

Tekken 3[editar | editar código-fonte]

Jane, já uma jovem, está empenhada em restaurar o corpo de Jack (agora Gun Jack) e trazer de volta suas memórias como Jack-2. Com os recursos que recebeu da vitória no torneio, ela consegue com sucesso seu objetivo. Após a restauração, Gun Jack desperta, toma sua criadora nos braços e sai do laboratório. Enquanto caminham, o Dr. Abel (desta vez mostrado) novamente envia, por satélite, um raio mortal para destruí-lo. Porém, o robô ativa, bem a tempo, um novo recurso que lhe foi acrescentado: um campo de força. Com isso, ele protege a si mesmo e a Jane.

Tekken Tag Tournament[editar | editar código-fonte]

  • Prototype Jack chega ao final do torneio, restando apenas ele e Gun Jack. Os robôs dão a missão por cumprida e decolam lado a lado, deixando o local.
  • Jack-2 está num campo com P. Jack, assistindo ao pôr do sol. Em um determinado momento, o segundo modelo vira sua cabeça e olha para o protótipo. Este, ao perceber isso, olha para seu rival, mas ao fazê-lo, Jack-2 se vira novamente. Então, os dois robôs olham novamente para o sol se pondo.
  • Gun Jack aparece treinando golpes com seu antecessor, Jack-2.

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

Jane reproduziu o sistema Gun Jack na plataforma de Jack-5, e inseriu neste as memórias do terceiro modelo, que havia sido destruído. Contudo, o gigantesco robô desperta totalmente fora de controle. Ele arrebenta os fios conectados a ele e começa a destruir o laboratório. Jane grita com ele, com a intenção de fazê-lo parar, mas Jack, ao invés de ouvi-la, pega uma estrutura de metal (provavelmente uma máquina) e a lança contra ela. A jovem cientista escapa, mas fica encurralada em um canto. Então, Jack-5 caminha até ela e se prepara para lhe dar um golpe fatal. Neste momento, um flashback mostra alguns momentos em que os dois estiveram juntos. Após isso, Jane, ainda assustada e se protegendo, percebe que o robô parou de repente. Ela olha e vê que Jack-5 se recordou de quem ela era. Isso mostrou que sua experiência de inserir as memórias de Gun Jack nele funcionou. Então, Jack-5 toma sua criadora nos braços.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

Jane está à procura de Jack-6, através do que parece ser um armazém. Após chamá-lo algumas vezes, ela o encontra, mas quando o robô se vira, ela tem uma surpresa: ele fez várias modificações em seu corpo, implantando em si mesmo peças de várias outras máquinas. Jane se assusta e pergunta o que ele fizera a si mesmo, enquanto Jack-6 apenas exibe suas novas peças, parecendo bastante satisfeito.

Tekken Tag Tournament 2[editar | editar código-fonte]

  • Uma reportagem mostra pessoas em pânico, correndo para salvar suas vidas, pois um enorme meteoro está se aproximando da Terra. Jack-6, no entanto, faz justamente o contrário: decide encarar a situação. Com a ajuda do foguete em suas costas, ele sai do planeta e, ao chegar no meteoro, aplica vários golpes nele para tentar destruí-lo. No entanto, a tentativa é em vão, visto que o corpo celeste é gigante, e por isso seria impossível ser destruído com apenas alguns socos. Então, o robô muda de tática: ele se afasta a uma longa distância do meteoro, e com uma super velocidade, se volta para o mesmo. Ao chegar nele, Jack-6 o golpeia apenas uma vez, usando seus braços. Surpreendentemente, o plano funciona, e após alguns segundos o meteoro explode completamente. No entanto, isso custou a vida do robô, pois a força do impacto fez com que seus braços fossem também destruídos. Dessa forma, ele não conseguia mais se mexer, e por isso a explosão do corpo o levou de volta para a Terra. Jack-6, aos poucos desintegrando e perdendo suas peças, atravessa a atmosfera terrestre novamente, sendo queimado, e seus olhos se apagam, visto que o calor fez seu sistema ser destruído. Enquanto isso, os cidadãos que antes corriam do meteoro assistem aos pedaços do mesmo caindo, sem entender como aquilo aconteceu.
  • P. Jack está em uma base, caminhando até uma enorme nave que possui o seu próprio formato. Ele sobe nela e se apronta para decolar. Conferindo todos os sistemas, ele inicia a contagem regressiva. Enquanto isso, outros robôs iguais a ele, que anteriormente trabalhavam na construção da nave, se afastam para não serem atingidos de alguma forma (pelo calor da combustão, por peças etc.). A nave decola com sucesso, porém, enquanto ainda está saindo do chão, um dos robôs operários volta ao local com um parafuso. Ele sinaliza com o braço, indicando a P. Jack que a nave ainda não estava completamente pronta. Este último não entende, e ao invés disso, pensa que seu operário está dando adeus, e então responde com o polegar. Após alguns segundos, a enorme nave explode, e alguns parafusos caem no chão. Obs: Este epílogo é muito parecido com o de P. Jack em Tekken 2.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Jack (Tekken) e Jack-5 (Tekken 5) são os únicos modelos da série que não participaram de mais de um campeonato.
  • Três Prototype Jacks podem ser vistos no filme Tekken: The Motion Picture. Nele, eles são produtos finais, e Jack-2 é o protótipo. Foram encontrados por este último e por Lei Wulong, quando tentavam encontrar o Dr. Boskonovitch para salvar Jane.
  • Prototype Jack é o único robô da série que não tem sangue de plutônio (ele funciona a gasolina). Ele é também o único modelo que disputou mais de uma competição na história do jogo (uma vez que Tekken Tag Tournament e Tekken Tag Tournament 2 são jogos que não estão na linha original da história de Tekken).

Tekken[editar | editar código-fonte]

  • A máquina que aparece no epílogo de Jack é conhecida como System 11. Este nome foi dado ao sistema de Arcade lançado pela Namco, em 1994.

Tekken 2[editar | editar código-fonte]

  • O sub-chefe de Jack-2 é Prototype Jack.
  • O sub-chefe de P. Jack é Jack-2

Tekken 3[editar | editar código-fonte]

  • Gun Jack é habilitado após o jogador completar o modo Arcade três vezes.
  • Seus rivais no modo Tekken Force são Yoshimitsu, Bryan Fury e Heihachi Mishima. O robô enfrenta ele mesmo (vestido com outro traje, oposto ao que o jogador escolheu) no primeiro nível. No segundo nível, às vezes Yoshimitsu pode ser substituído por Mokujin.
  • Seu epílogo completo só pode ser visto ao se completar o modo Arcade duas vezes. Se isto for feito apenas uma vez, o epílogo se encerra no momento em que Gun Jack e Jane são atingidos pelo raio enviado pelo Dr. Abel.

Tekken Card Challenge[editar | editar código-fonte]

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

  • Os robôs que aparecem na abertura do jogo são modelos desenvolvidos por Jane, mas que não foram enviados para nenhum torneio. Na verdade, a cientista criou esta série e a chamou de Jack-4, remodelando o corpo de Gun Jack, que foi destruído. No entanto, os que aparecem na abertura são cópias do modelo original, que foram enviadas pela G Corporation para destruir Heihachi e Kazuya logo após serem derrotados por Jin, no templo de Hon-Maru.
  • O sub-chefe de Jack-5 é Heihachi Mishima.
  • No mini-jogo Devil Within, Gun Jack pode ser visto, como um dos chefes. Porém, ele é apenas uma cópia do modelo original, totalmente modificada.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

  • Os adversários de Jack-6 no modo Arena são Alisa Bosconovitch e Heihachi Mishima.
  • No modo Scenario Campaign, Jack-6 é o chefe do Container Terminal 3.

Street Fighter X Tekken[editar | editar código-fonte]

  • Nessa versão, Jack recebe o nome de Jack-X, considerando a versão uma incógnita.
  • Seu título é Heavy Arms (Braços Pesados).
  • Seu parceiro oficial é seu inimigo Bryan Fury. Segundo a história do jogo, Bryan o reprogramou para ser seu servo.

Tekken Tag Tournament 2[editar | editar código-fonte]

  • Jack-6 tem um Tag Throw especial com Alisa, onde ele vai levantar o adversário e jogá-lo no ar, permitindo que ela dispare projéteis de seus braços sobre o mesmo. Ao mesmo tempo, Jack-6 acerta o oponente com um de seus braços.
  • Jack-6 tem um Tag Throw especial com Bryan,na qual o robô usa a arma em seus braços para lançar o oponente em direção ao ciborgue, que, pega o mesmo e o lança para o lado usando o Neck Throw.
  • Jack-6 tem uma cena de vitória especial com Alisa, na qual ele exibe seus braços, ao passo que ela imita seus movimentos.
  • Jack-6 tem uma cena de vitória especial com P. Jack, na qual os dois dão a missão por cumprida e decolam juntos. Esta cena é a mesma quando é P. Jack quem vence a luta e se encontra com Jack-6. Este final é muito semelhante ao de P. Jack em Tekken Tag Tournament.
  • P. Jack tem dois Tag Throws com Jack-6: em uma, o protótipo levanta o oponente e o lança para o modelo original, que pega-o no ar e quebra suas costas no seu joelho; em outra, o protótipo usa suas mãos para virar o oponente e em seguida lançá-lo para Jack-6, que rebate o mesmo de volta para ele.