Boane (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Boane
—  Distrito  —
Localização do distrito em Moçambique
Localização do distrito em Moçambique
País  Moçambique
Província Maputo
Capital Boane
Área
 - Total 820 km²
População (2007)
 - Total 102 457
    • Densidade 124,9 hab./km²
Fuso horário EAT (UTC+2)

O distrito de Boane está situado na província de Maputo, em Moçambique. A sua sede é a vila de Boane.

Faz fronteira, a norte com o distrito de Moamba, a oeste e sudoeste com o distrito de Namaacha, a sul e sudeste com o distrito de Matutuíne e a leste com o município da Matola.

O distrito de Boane tem uma superfície de 820  km² e uma população recenseada em 2007 de 102 457 habitantes,[1] o que corresponde a uma densidade populacional de 124,9 habitantes/km² e corresponde a um aumento de 80,7% em relação aos 56 703 habitantes registados no censo de 1997.

História[editar | editar código-fonte]

O nome da região terá a sua origem num habitante local de nome Mboene, que os portugueses alteraram para Boane[2]. O território do distrito fazia parte da chefatura Matola até finais do Século XIX[3], ficando depois ligado administrativamente à Matola. Quando em 1955 foi estabelecido o Concelho da Matola, foi também criado o Posto Administrativo de Boane como uma das suas subdivisões.[4] O posto administrativo foi elevado à categoria de distrito em 1976, depois da independência nacional.[5].

Divisão Administrativa[editar | editar código-fonte]

O distrito está dividido em dois postos administrativos, (Boane e Matola-Rio), compostos pelas seguintes localidades:

A vila de Boane foi elevada a município em Maio de 2013.[6]

Economia[editar | editar código-fonte]

O distrito de Boane é predominantemente agrícola, nele se encontrando localizada a Estação Agrária de Umbelúzi, uma unidade do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, fundada em 1909. [7] Contudo, recentemente foi instalada uma fundição de alumínio na área de Beluluane, posto administrativo de Matola-Rio, e foi criado, na área adjacente, um parque industrial.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Perfil do distrito de Boane

Referências

  1. População da Província de Maputo
  2. «Perfil do Distrito de Boane, Província de Maputo» (PDF). Consultado em 11 de Julho de 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  3. «Perfil do Distrito de Boane, Província de Maputo» (PDF). Consultado em 11 de Julho de 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  4. «Distribuição Espacial da População no Distrito de Boane» (PDF). Consultado em 25 de Dezembro de 2012  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  5. «Monografia do Distrito de Boane, Província de Maputo» (PDF). Consultado em 11 de Julho de 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  6. «AR aprova mais dez autarquias». Sociedade do Notícias S/A. Consultado em 23 de Maio de 2013  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  7. http://www.iiam.gov.mz/documentos/boletim/boletim_iiam_13.pdf 100 Anos na Vanguarda da Pesquisa Agrária em Moçambique