Moma (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Moma é um distrito da província de Nampula, em Moçambique, com sede na vila de Moma. Tem limite, a norte com o distrito de Mogovolas, a oeste com os distritos de Gilé e Pebane (distritos da província da Zambézia), a sudeste com o Oceano Índico e a nordeste com o distrito de Angoche.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Em 2007, o Censo indicou uma população de 310 690 residentes. Com uma área de 5677  km², a densidade populacional rondava os 54,73 habitantes por km².[1]

De acordo com o Censo de 1997, o distrito tinha 238 655 habitantes, daqui resultando uma densidade populacional de 42,0 habitantes por km².

Divisão administrativa[editar | editar código-fonte]

O distrito está dividido em quatro postos administrativos (Chalaua, Larde, Moma e Mucuali), compostos pelas seguintes localidades:

Economia[editar | editar código-fonte]

Em 19 de Outubro de 2007 iniciou produção a fábrica de areias pesadas de Moma, localizada na povoação de Tupuito. As reservas de areias pesadas desta área estão estimadas em 163 milhões de toneladas, permitindo uma exploração durante, pelo menos, 25 anos, e delas serão extraidos os minerais ilmenita, zircónio e rutilo.[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Instituto Nacional de Estatística Acesso 2011 setembro 29
  2. Fábrica de areias pesadas arranca oficialmente sexta-feira. Zambézia Online
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Moçambique, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.