Vilanculos (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Localização do distrito de Vilanculos em Moçambique

Vilanculos,[carece de fontes?] Vilaculo[1] ou Vilankulo é um distrito de Moçambique situado na parte setentrional da província de Inhambane. A sua sede é a vila de Vilanculos.

Tem limites geográficos, a norte e oeste com o distrito de Inhassoro, a leste com o Oceano Índico e a sul e oeste com o distrito de Massinga.

O distrito de Vilanculos tem uma superfície de 5 867Km² e uma população de 135 710, de acordo com os resultados preliminares do Censo de 2007[2], tendo como resultado uma densidade populacional de 23,1 habitantes/Km². A população recenseada em 2007 representa um aumento de 20,0% em relação aos 113 045 habitantes registados no Censo de 1997.

Divisão Administrativa[editar | editar código-fonte]

O distrito está dividido em dois postos administrativos: (Mapinhane e Vilanculos), compostos pelas seguintes localidades:

Economia[editar | editar código-fonte]

O turismo é uma das principais actividades económicas do distrito devido aos numerosos empreendimentos turísticos tanto na vila de Vilanculos como em duas ilhas do Arquipélago de Bazaruto que pertencem administrativamente ao distrito: Benguerra e Magaruque. Para tal, a vila está dotada de um aeroporto internacional.

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Perfil do distrito de Vilanculos

Referências

  1. Paulo, Correia; Mendes, Jorge Madeira (Outono de 2017). «Notas sobre povos, línguas, topónimos e ortografia de Moçambique» (PDF). Bruxelas: a folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. p. 33. ISSN 1830-7809. Consultado em 15 de setembro de 2020 
  2. População da Província de Inhambane
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Moçambique, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.