Magude (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Magude
—  Distrito  —
Localização do distrito de Magude em Moçambique
Localização do distrito de Magude em Moçambique
País  Moçambique
Província Maputo
Capital Magude
Área
 - Total 6 960 km²
População (2007)
 - Total 54 252
    • Densidade 7,8 hab./km²
Fuso horário EAT (UTC+2)

O distrito de Magude está situado na parte norte da província de Maputo, em Moçambique. A sua sede é a vila de Magude.

Tem limites geográficos, a norte com o distrito de Massingir da província de Gaza, a leste com os distrito de Chókwè e Bilene Macia também da província de Gaza, a sudeste com o distrito de Manhiça, a sul com o distrito de Moamba e a oeste é limitado por uma linha de fronteira artificial com a província sul-africana de Mpumalanga.

O distrito de Magude tem uma superfície de 6 960  km² e uma população recenseada em 2007 de 54 252 habitantes[1], tendo como resultado uma densidade populacional de 7,8 habitantes/km² e correspondendo a um aumento de 26,8% em relação aos 42 788 habitantes registados no censo de 1997.

História[editar | editar código-fonte]

Na década de 1960, a então Circunscrição de Magude foi transferida do Distrito de Gaza para o Distrito de Lourenço Marques, tornando-se nessa altura o Concelho de Magude.[2] Aquando da independência nacional, os concelhos foram transformados em distritos.[3]

Divisão Administrativa[editar | editar código-fonte]

O distrito está dividido em cinco postos administrativos: (Magude, Mahele, Mapulanguene, Motaze e Panjane), compostos pelas seguintes localidades:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Perfil do distrito de Magude

Referências

  1. Quadros do 3° Censo Geral da População e Habitação 2007
  2. «Population-Development-Environment in Mozambique Background Readings» (PDF) (em inglês). IIASA. Consultado em 17 de janeiro de 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  3. Decreto-lei nº 6/75 de 18 de Janeiro.