Manhiça (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Manhiça
—  Distrito  —
País  Moçambique
Província Maputo
Capital Manhiça
Área
 - Total 2 380 km²
População (2007)
 - Total 157 642
    • Densidade 66,2/km2 
Fuso horário EAT (UTC+2)
Edifício da Administração do Distrito da Manhiça

O distrito de Manhiça está situado na parte norte da província de Maputo, em Moçambique. A sua sede é a vila de Manhiça.

Tem limites geográficos, a norte e nordeste com o distrito de Bilene Macia da província de Gaza, a leste com o Oceano Índico, a sul com o distrito de Marracuene, a oeste com o distrito de Moamba e a oeste e nordeste com o distrito de Magude.

O distrito de Manhiça tem uma superfície de 2 380  km² e uma população recenseada em 2007 de 157 642 habitantes[1] , tendo como resultado uma densidade populacional de 66,2 habitantes/km² e correspondendo a um aumento de 20,9% em relação aos 130 351 habitantes registados no censo de 1997.

Divisão administrativa[editar | editar código-fonte]

O distrito está dividido em seis postos administrativos: (Calanga, Ilha Josina Machel, Maluana, Manhiça, 3 de Fevereiro e Xinavane), compostos pelas seguintes localidades:

De notar que em 1998 a vila da Manhiça, até então uma divisão administrativa a nível de posto administrativo, foi elevada à categoria de município.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima é tropical húmido no litoral e tropical seco no interior. Predominam 2 estações: a quente e de elevada pluviosidade - de Outubro a Abril; e a fresca e seca - de Abril a Setembro.[2]

Economia[editar | editar código-fonte]

A principal actividade económica é a agricultura do tipo familiar. Os principais produtos são o amendoim, o feijão, a mandioca e o arroz; o sector privado dedica-se à produção de cana-de-açúcar. O movimento migratório para trabalho nas minas de ouro na África do Sul é comum no distrito.[3]

População[editar | editar código-fonte]

A população é jovem (41% abaixo dos 15 anos de idade), maioritariamente feminina (59%) e de matriz rural (taxa de urbanização de 12%). O distrito apresenta uma taxa de escolarização baixa, com 58% da população analfabeta. Tanto no distrito de Búzi, como no de Manhiça, a população, em geral, não tem o hábito de consumir leite nem lacticínios.[4]

Saúde[editar | editar código-fonte]

As principais doenças são a malária, doenças de transmissão sexual, doenças diarreicas, tuberculose e HIV/SIDA.[5]

Referências

  1. Quadros do 3° Censo Geral da População e Habitação 2007
  2. MUCAVELE, C. L. S. (2008). Diversidade genética de estirpes de mycobacterium tuberculosis em pacientes com tuberculose nos distritos de Buzi e Manhiça, em Moçambique. Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, Lisboa.
  3. MUCAVELE, C. L. S. (2008). Diversidade genética de estirpes de mycobacterium tuberculosis em pacientes com tuberculose nos distritos de Buzi e Manhiça, em Moçambique. Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, Lisboa.
  4. MUCAVELE, C. L. S. (2008). Diversidade genética de estirpes de mycobacterium tuberculosis em pacientes com tuberculose nos distritos de Buzi e Manhiça, em Moçambique. Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, Lisboa.
  5. MUCAVELE, C. L. S. (2008). Diversidade genética de estirpes de mycobacterium tuberculosis em pacientes com tuberculose nos distritos de Buzi e Manhiça, em Moçambique. Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, Lisboa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Perfil do distrito da Manhiça

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Moçambique, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.