Mossuril (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mossuril é um distrito da província de Nampula, em Moçambique, com sede na vila de Mossuril. Tem limite, a norte com o distrito de Nacala-a-Velha e com o município de Nacala Porto, a oeste com o distrito de Monapo, a sul e sudoeste com o distrito de Mogincual e a leste com o Oceano Índico e com o município da Ilha de Moçambique.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Em 2007, o Censo indicou uma população de 116 301 residentes. Com uma área de 3428  km², a densidade populacional rondava os 33,93 habitantes por km².[1]

De acordo com o Censo de 1997, o distrito tinha 89 457 habitantes e uma área de 3 428 km², daqui resultando uma densidade populacional de 26,1 habitantes por km².

Divisão administrativa[editar | editar código-fonte]

O distrito está dividido em três postos administrativos (Lunga, Matibane e Mossuril), compostos pelas seguintes localidades:

Património[editar | editar código-fonte]

Neste distrito, em Cabaceira Grande, encontra-se a igreja de Nossa Senhora dos Remédios, uma das mais antigas contruções religiosas católicas africanas do hemisfério sul. Foi inicialmente edificada em 1579 e restaurada ou reparada em 1767 e 1854.[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Instituto Nacional de Estatística Acesso 2011 setembro 29
  2. «Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (Cabaceira Grande)». Consultado em 21 de Setembro de 2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Moçambique, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.