Carnaval da Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O carnaval da Bahia se refere às festas de momo ocorridas no estado brasileiro da Bahia. O Carnaval de Salvador é o principal do estado, mas também são importantes os de Porto Seguro, Maragogipe, Juazeiro, Ilhéus, Barreiras e Mata de São João.[1][2][3][4][5] O carnaval maragojipano existente há mais de 100 anos, reúne as tradicionais fantasias usadas nos carnavais do Século XIX, aos moldes dos entrudos.[6] No carnaval soteropolitano os abadás tomam corpo na festa, que exige a compra para poder brincar no bloco do cantor(a), já o folião "pipoca" pode curtir o carnaval gratuitamente seguindo o trio elétrico fora do cordão de isolamento.

Em 2014, o carnaval de Ilhéus ocorreu no circuito desde a Praça Dom Eduardo ao Edifício Santa Clara, policiado por 105 membros da Polícia Militar da Bahia (PMBA).[7] No mesmo ano, o governo estadual investiu parte do orçamento público, cerca de 60 milhões de reais, nos festejos carnavalescos da capital e das cidades de Porto Seguro, Ilhéus, Barreiras e Maragogipe.[8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Bahia  » Guias e Monitores do Carnaval vão atender em Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Mata de São João». www.bahia.com.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2017 
  2. Da Redação. (8 de maio de 2014). "Carnaval de Maragogipe participará de Festival em Portugal". Correio.
  3. «Carnaval de Juazeiro faz 100 anos». Tribuna da Bahia. 7 de dezembro de 2013. Consultado em 16 de fevereiro de 2017 
  4. G1 BA. (17 de janeiro de 2014). "Pré-carnaval de Juazeiro faz 100 anos e homenageia Ivete e Daniel Alves" (em pt-BR). G1.
  5. «GOVERNADOR SE JUNTA A FOLIÕES E PRESTIGIA CARNAVAL DE BARREIRAS». bahiaeconomica.com.br. 17 de fevereiro. Consultado em 16 de fevereiro de 2017  Verifique data em: |date= (ajuda)
  6. (13 de fevereiro de 2012) "Conheça o Carnaval de Maragojipe, o mais tradicional da Bahia | Viagem e Turismo" (em pt-BR). Viagem e Turismo.
  7. Tribuna da Bahia. «Ilhéus faz seu carnaval em praça pública». Consultado em 7 de março de 2014 
  8. Cássia Bandeira e Rafaela Ribeiro (18 de fevereiro de 2014). «Governo apresenta investimento de R$ 60 milhões no carnaval na Bahia». G1 BA. Consultado em 7 de março de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bahia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.