The Departed

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Departed
The Departed
Pôster de divulgação
No Brasil Os Infiltrados[1]
Em Portugal The Departed – Entre Inimigos[2]
 Estados Unidos
2006 •  cor •  151 min 
Género policial
suspense
Direção Martin Scorsese
Produção Brad Pitt
Brad Grey
Gianni Nunnari
Graham King
Coprodução Joseph Reidy
Michael Aguilar
Rick Schwartz
Produção executiva Roy Lee
Doug Davison
G. Mac Brown
Kristin Hahn
Roteiro William Monahan
Elenco Leonardo DiCaprio
Matt Damon
Jack Nicholson
Mark Wahlberg
Martin Sheen
Vera Farmiga
Música Howard Shore
Cinematografia Michael Ballhaus
Direção de arte Terri Carriker-Thayer
Edição Thelma Schoonmaker
Companhia(s) produtora(s) Plan B Entertainment
Initial Entertainment Group
Vertigo Entertainment
Media Asia Films
Distribuição Warner Bros.
Lançamento 6 de outubro de 2006 (Estados Unidos)
Idioma inglês
Orçamento US$ 90 milhões[3]
Receita US$ 289 847 354[3]

The Departed (bra: Os Infiltrados; prt: The Departed – Entre Inimigos) é um filme americano de 2006 dirigido por Martin Scorsese. É uma refilmagem de Mou Gaan Dou (Conflitos Internos), filme produzido em Hong Kong em 2002, cujo roteiro, escrito por Felix Chong e Siu Fai Mak, foi adaptado por William Monahan.

O filme é estrelado por Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, Martin Sheen e Vera Farmiga. The Departed foi indicado a cinco Oscars em 2007, vencendo quatro (Melhor Filme, Melhor Diretor para Martin Scorsese, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição), além de uma indicação à Melhor Ator Coadjuvante para Mark Wahlberg.

O filme se passa em Boston, Massachusetts, onde o chefe da máfia irlandesa, Francis "Frank" Costello, planta Colin Sullivan como um informante dentro da Polícia Estadual de Massachussetts. Simultaneamente, a polícia infiltra William "Billy" Costigan na equipe de Costello. Quando ambos os lados percebem a situação, ambos os homens tentam descobrir a identidade do outro, antes que o seu próprio disfarce seja revelado.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Quando era criança, Colin Sullivan (Damon) tinha sido apresentado a uma organização criminosa irlandesa-americana de Frank Costello (Nicholson), no bairro Irlandês de South Boston. Ao longo dos anos, Costello prepara o ainda garoto Sullivan para entrar infiltrado na polícia do estado de Massachusetts, até que Sullivan é aceito na Unidade de Investigações Especiais, que incide sobre o crime organizado. Antes de se formar na academia de polícia, Billy Costigan (DiCaprio) é recrutado pelo capitão Queenan (Sheen) e o sargento Dignam (Wahlberg) para ir disfarçado, devido seus laços familiares com o crime organizado o que faz dele um agente infiltrado perfeito e de confiança. Ele sai da academia e passa um tempo na prisão devido a uma "falsa acusação de assalto", um teste, para aumentar a sua confiança e credibilidade aos olhos de Queenan e Dignam, que precisam dessa prova para aceitar Costigan na Polícia, que possui notas altas a nível de um astronauta de que a um mero polícial.

Cada homem se infiltra em sua na respectiva organização, e Sullivan começa um romance com da psiquiatra da polícia Madolyn Madden (Farmiga). Costigan vai vê-la sob os termos de sua liberdade condicional, e eles também começam um relacionamento. Depois de Costello escapar em uma operação policial, cada infiltrado torna-se consciente da existência um do outro. É dito a Sullivan para encontrar o "rato" e pede Costello para obter informações para identificar o informador. Costigan segue Costello em um teatro pornô, onde Costello dá para Sullivan um envelope contendo informações pessoais sobre os membros de sua tripulação. Costigan persegue Sullivan através de Chinatown. Quando acaba, nem um conhece a identidade um do outro. Sullivan tem Queenan atado a uma reunião com Costigan no telhado de um edifício. Queenan ordena Costigan a fugir enquanto ele confronta os homens de Costello sozinho. Os homens então jogam Queenan fora do edifício para a sua morte. Quando saem, Costigan finge que veio a se juntar a eles. Noticiários de televisão relatam que o tripulante Delahunt (Rolston) tem sido um policial da polícia de Boston sob disfarce, mas Costello acredita que seja uma mentira, provavelmente projetada para acalma-lo em uma sensação de segurança. Dignam renuncia ao invés de trabalhar com Sullivan, que ele suspeita que é a toupeira depois que é perguntado por que ele tinha seguido Queenan.

Usando o telefone do Queenan, Sullivan chega a Costigan, que se recusa a abortar sua missão. Sullivan descobre com o diário sobre o papel de Costello como informante para o FBI de Queenan, fazendo com que ele se preocupe com sua própria identidade sendo revelada. Com a ajuda de Costigan, é atribuída a Costello para vender cocaína, onde um tiroteio irrompe entre a tripulação de Costello e da polícia, o que resulta em maior parte da tripulação sendo morta. Costello, confrontado por Sullivan, admite que ele é um informante do FBI. Costello tenta atirar em Sullivan, mas Sullivan atira várias vezes. Com Costello morto, Sullivan é aplaudido no dia seguinte por todos na força. De boa fé, Costigan trata de Sullivan para a restauração da sua verdadeira identidade e de ser pago por seu trabalho, mas observa que o envelope de Costello na mesa de Sullivan e foge, finalmente percebendo que Sullivan é o inimigo. Temendo retaliação, Sullivan apaga os registros de Costigan do sistema de computador da polícia. Sullivan não sabe que Madolyn teve um caso com Costigan quando ela diz a Sullivan que está grávida. Mais tarde, Sullivan encontra-la ouvindo um CD de Costigan contendo incriminatórias conversas gravadas entre Costello e Sullivan. Sullivan, sem sucesso tenta amenizar suas suspeitas. Ele, então, contata Costigan, que revela que Costello registrou cada uma das suas conversas, que o advogado de Costello deixou Costigan na posse das gravações, e que Costigan pretende implicar Sullivan. Os dois concordam em fazer uma reunião no prédio onde Queenan morreu.

No telhado, Costigan pega Sullivan fora de guarda e as algemas dele. Como Costigan tinha secretamente arranjado, Trooper Brown (Anderson) aparece no telhado também. Chocado, Brown pega sua arma em Costigan, que tenta justificar suas ações, expondo Sullivan em mol de Costello. Costigan pede a Brown para Dignam não acompanhá-lo quando Costigan tinha solicitado, mas Brown não respondee. Costigan leva Sullivan, seu refém, até o elevador. Quando se atinge o piso térreo, Trooper Barrigan (Dale) atira em Costigan na cabeça, em seguida, dispara em Brown, e depois revela a Sullivan que Costello tinha mais do que um infiltrado na polícia. Sullivan, em seguida, atira e mata Barrigan. Na sede da polícia estadual, Sullivan identifica Barrigan como a toupeira e recomenda Costigan para a Medalha de Mérito. No funeral de Costigan, Sullivan observa que Madolyn chora. Ao sair do sepultamento, Sullivan tenta falar com ela, mas ela o ignora. Quando Sullivan retorna ao seu apartamento, ele é emboscado por Dignam, que atira e mata-o quando ele entra.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Leonardo DiCaprio William "Billy" Costigan Jr.
Matt Damon Colin Sullivan
Jack Nicholson Frank Costello
Mark Wahlberg Sean Dignam
Martin Sheen Oliver Charles Queenan
Vera Farmiga Madolyn Madden
Ray Winstone Arnold French
Alec Baldwin George Ellerby
Anthony Anderson Brown
James Badge Dale Barrigan
David O'Hara Fitzy (Fitzgibbons)
Mark Rolston Timothy Delahunt
Kevin Corrigan Sean Costigan
John Cenatiempo Mark Brambilla
Armen Garo Eugene Fratti
Robert Wahlberg Frank Lazio
Kristen Dalton Gwen Costello
Conor Donovan Colin Sullivan (criança)

Recepção[editar | editar código-fonte]

The Departed teve aclamação por parte da crítica especializada. Com tomatometer de 91% em base de 277 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: "Com um excelente trabalho de um excelente elenco que inclui Jack Nicholson, Leonardo DiCaprio e Matt Damon, The Departed é um drama gangster completamente envolvente com a autenticidade corajosa e moralidade pastosa que infundiu triunfos passados do diretor Martin Scorsese".[4]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Óscar 2007 (EUA)[5]

Ano Categoria Notas Resultado
2007 Melhor Filme Graham King Venceu
Melhor Diretor Martin Scorsese Venceu
Melhor Ator Coadjuvante Mark Wahlberg Indicado
Melhor Roteiro Adaptado William Monahan Venceu
Melhor Edição Thelma Schoonmaker Venceu

Globo de Ouro 2007 (EUA)

Ano Categoria Notas Resultado
2007 Melhor Filme Graham King Indicado
Melhor Diretor Martin Scorsese Venceu
Melhor Ator - Drama Leonardo DiCaprio Indicado
Melhor Ator Coadjuvante Jack Nicholson Indicado
Mark Wahlberg Indicado
Melhor Roteiro William Monahan Indicado[6]

BAFTA 2007 (Reino Unido)

  • Indicado nas categorias de melhor filme (Graham King, Brad Pitt e Brad Grey), melhor diretor (Martin Scorsese), melhor ator (Leonardo DiCaprio), melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson), melhor roteiro adaptado (William Monahan) e melhor edição (Thelma Schoonmaker)

Prêmio Bodil 2007 (Dinamarca)

  • Indicado na categoria de melhor filme americano

Prêmio NYFCC 2006 (New York Film Critics Circle Awards, EUA)

  • Venceu na categoria de melhor diretor (Martin Scorsese)

Satellite Awards 2006 (EUA)

  • Venceu nas categorias de melhor ator (Leonardo DiCaprio), melhor filme - drama, melhor roteiro adaptado (William Monahan) e melhor elenco
  • Indicado nas categorias de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson) e melhor diretor (Martin Scorsese)

Referências

  1. «OS INFILTRADOS». AdoroCinema. 10 de novembro de 2006. Consultado em 9 de maio de 2021 
  2. «THE DEPARTED - ENTRE INIMIGOS». SAPO. 9 de novembro de 2006. Consultado em 9 de maio de 2021 
  3. a b «The Departed». Box Office Mojo. Consultado em 2 de agosto de 2011 
  4. «The Departed» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 1 de abril de 2014 
  5. «Base de dados da Academia» (em inglês). Oscars.org 
  6. «2007 Golden Globes nominees». USA Today (em inglês). USAToday30.com. Consultado em 1 de abril de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]