Expresso Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Expresso Brasil
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Comédia
Duração 2 min.
Criador(es) Dias Gomes
Elenco Paulo Gracindo
Lima Duarte
Regina Duarte
Luiz Gustavo
Ary Fontoura
Eloísa Mafalda
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 40
Produção
Diretor(es) Paulo José
Tema de abertura "O Trenzinho do Caipira", Villa Lobos
Tema de encerramento "O Trenzinho do Caipira", Villa Lobos
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Transmissão original 24 de agosto de 1987 - 16 de outubro de 1987

Expresso Brasil foi uma minitelenovela brasileira produzida e exibida no horário das 20h30 pela Rede Globo[1] entre 24 de agosto a 16 de outubro de 1987 em 40 capítulos.

Escrita por Dias Gomes,[1] dirigida por Paulo José, realização de Globotec, criação e supervisão de F.J.Y.&.R., patrocinado pelo Grupo Vicunha.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Uma locomotiva em viagem era o ponto de encontro de vários personagens de novelas famosas. Assim, Paulo Gracindo reviveu o bicheiro Tucão, de Bandeira 2, e o prefeito Odorico Paraguaçu, de O Bem-Amado. Lima Duarte voltava como o matador Zeca Diabo, de O Bem-Amado, e o Sinhozinho Malta, de Roque Santeiro.

A maioria era personagens criados por Dias Gomes. Também entraram em cena 3 personagens de Cassiano Gabus Mendes vividos por Luis Gustavo: o cego Léo, de Te Contei?, o detetive Mário Fofoca, de Elas por Elas, e o costureiro Victor Valentim, de Ti Ti Ti. E ainda 3 personagens da novela Gabriela: Nacib (Armando Bógus), Maria Machadão (Eloísa Mafalda) e Tonico Bastos (Fúlvio Stefanini).

Luís Magnelli e Luísa Brunet viveram os únicos personagens inéditos da história: ele era o bilheteiro do trem, e ela, uma bela misteriosa.

Ao final, os personagens de Dias Gomes descobrem que seu próprio criador está na viagem e resolvem tirar satisfação de seus destinos com o autor. O encontro do criador com as criaturas finaliza a novela. Dias corre e suas crias vão atrás. O bilheteiro entra e anuncia “próxima parada, fim da linha!” Assim terminava Expresso Brasil, deixando em dúvida se os personagens alcançaram o autor ou não.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Dias Gomes». sítio Teledramaturgia.com.br. Consultado em 27 de Junho de 2012 


Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.