Verão Vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura as revoltas raciais de 1919 nos Estados Unidos, veja Red Summer.
 Nota: Se procura o filme, veja Heat and Dust (filme).
Verão Vermelho
Verão Vermelho
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 30 min
Criador(es) Dias Gomes
Elenco Dina Sfat
Paulo Goulart
Jardel Filho
Mário Lago
Maria Cláudia
Arlete Salles
(ver mais)
País de origem Brasil
Idioma original português
Episódios 209
Produção
Tema de abertura "Verão Vermelho", Elis Regina
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Formato de exibição Preto e branco
Transmissão original 17 de novembro de 1969 - 17 de julho de 1970
Cronologia
A Ponte dos Suspiros
Assim na Terra como no Céu

Verão Vermelho é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 17 de novembro de 1969 a 17 de julho de 1970 em 209 capítulos, substituindo A Ponte dos Suspiros e sendo substituida por Assim na Terra como no Céu.[1] Foi a 12ª "novela das dez" exibida pela emissora. Escrita por Dias Gomes e dirigida por Walter Campos, produzida em preto-e-branco.

Teve Dina Sfat, Paulo Goulart e Jardel Filho como protagonistas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ao casar-se com Carlos, Adriana foi morar no interior da Bahia e, aos poucos, descobriu a verdadeira personalidade do marido, um homem rude e dominado pela mãe, Jandira, que inferniza a vida da nora, não escondendo seu desagrado com essa união. Além disso, Adriana é assediada pelo irmão de Carlos, Irineu, um homem cínico e sem escrúpulos, que vive rodeado de jagunços. Ela ainda é obrigada a suportar a presença de Selma, ex-noiva de Carlos, que não deixa de frequentar a casa da família Serrano e vive atrás do ex-noivo.

Abalada, Adriana decide retornar para a casa do pai, o humilde sapateiro Nonô, em Salvador, que a aconselha a voltar para o marido, principalmente porque está grávida. Na viagem de trem de volta ao interior, Adriana conhece o médico Flávio e os dois se aproximam, descobrindo afinidades. Como está disposta a investir em seu casamento, Adriana pede que ele não a procure. O médico, porém, passa a atender na região onde ela vive. Os dois acabam se encontrando por acaso e são obrigados a refrear seus sentimentos.

Paralelamente, se desenrola o conflito entre os Serranos e a família Morais por causa de disputa de terras. Jandira ordena o massacre dos Morais, que se recusam a deixar sua fazenda. O único sobrevivente é Raul, um menino de dez anos. Irineu, que comandou o atentado, é ferido e Flávio recusa-se a atendê-lo. O médico passa a ser procurado pelos jagunços dos Serranos, que têm a missão de dar-lhe uma lição. Adriana, na ausência de Carlos, esconde Flávio em sua casa por uma noite, para que ele fuja no dia seguinte.

Ao descobrir, por meio de Selma, que a esposa escondeu o fugitivo, Carlos leva a filha para viver com Jandira. Algum tempo depois, ele decide se mudar para Salvador com a mulher e a filha. Quinze anos se passam e o casamento de Adriana e Carlos vai de mal a pior. Durante a festa de aniversário de Patrícia, Adriana reencontra o médico Flávio, por quem sua filha diz estar apaixonada. O encontro com Flávio perturba Adriana. Ele não quer nada com a jovem pois ainda é apaixonado por Adriana, que tenta afastá-lo da filha.

Carlos simpatiza com Flávio. Ele não chegou a conhecer o médico no passado e ignora que ele enfrentou o poder de sua família e se recusou a atender seu irmão. Embora ainda casados, Carlos e Adriana são frios e distantes um com o outro e Carlos se tornou amante de Selma. A vida de Flávio também está atrelada à do jovem Raul, o sobrevivente da chacina da família Morais. Agora com 25 anos, Raul quer reabrir o processo contra Irineu pela morte de seus familiares e está à procura de Flávio, a única testemunha do massacre.

Raul está foragido da prisão, onde fora encarcerado por tentar matar Irineu, e passa a perseguir não só o assassino mas a todos da família Serrano, jurando vingança. Flávio, no entanto, é reconhecido por Irineu. O médico passa a ser perseguido pelos Serranos e, após ser novamente preterido por Adriana, viaja para a Europa. Mais tarde, Patrícia se apaixona por Raul, que acaba virando um líder camponês, com embates constantes com seu pai. Adriana e Carlos, por sua vez, finalmente se desquitam.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

  1. Verão Vermelho - Elis Regina (tema de abertura)
  2. Vitória, Vitória - Nonato Buzar
  3. Ela - Regininha
  4. Jornada - Wilson Neves
  5. Onde Você Mora? - Luiz Eça
  6. Baião do Sol - Geralda
  7. The Time Of Moon - Erlon Chaves Orquestra
  8. Ela - Regininha
  9. Vitória, Vitória- Erlon Chaves Orquestra
  10. Assim é a Bahia - Roberto Menescal
  11. Onde Você Mora? - Ruy Felipe
  12. Verão Vermelho - Luiz Eça

Referências

  1. «Verão Vermelho». Teledramaturgia. Consultado em 16 de dezembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]