Ferdinand von Wrangel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ferdinand von Wrangel
Nacionalidade Rússia Russo
Nascimento 29 de Dezembro de 1796
Local Pskov
Morte 25 de Maio de 1870 (73 anos)
Local Tartu
Prêmio(s) Prêmio Demidov (1842)

O Barão Ferdinand von Wrangel (em russo: Фердина́нд Петро́вич Вра́нгель, Ferdinand Petrovich Vrangel; Pskov, Rússia, 29 de Dezembro de 1796 (9 de Janeiro de 1797 no calendário gregoriano) — Dorpat (hoje Tartu, Estónia), 25 de Maio (6 de Junho no calendário gregoriano) de 1870), foi um explorador e almirante russo, membro honorário da Academia Russa das Ciências em São Petersburgo (1855), um dos fundadores da Sociedade Russa de Geografia.

Ferdinand von Wrangel nasceu numa família nobre germano-báltica, os Wrangel. Graduou-se como Cadete Naval em 1815. Tomou parte no cruzeiro mundial de Vasily Golovnin no navio "Kamchatka" em 1817-1819. Wrangel liderou a expedição Kolymskaya em busca de terras no Árctico. Provou que a norte do rio Kolyma e do Cabo Shelagsky havia mar aberto, e não terra emersa, como se pensava até então. Com Fyodor Matyushkin e P. Kuzmin, Wrangel descreveu a linha de costa da Sibéria desde o rio Indigirka até à Baía Kolyuchinskaya no mar de Chukchi, explorando a Passagem do Nordeste. A sua expedição teve enorme valor para a glaciologia, geomagnetismo, e climatologia além da recolha de dados sobre recursos naturais e sobre a população dessa área remota.


Wrangel reformou-se em 1864. Opôs-se à venda do Alasca aos Estados Unidos em 1867. Wrangel escreveu "Jornada pela costa norte da Sibéria e Oceano Árctico" e outros livros sobre povos do noroeste da América do Norte.

Viveu os últimos anos na mansão de Roela (em alemão: Ruil) na parte oriental da Estónia. Comprara a mansão em 1840.

Lista de locais com o nome de Wrangel[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]