O USS Nautilus (SSN-571) foi o primeiro submarino nuclear operacional e o primeiro submarino a completar uma travessia submersa sob o Polo Norte em 3 de Agosto de 1958. O seu primeiro oficial comandante foi "Dennis" Wilkinson, um conhecido e respeitado oficial que definiu os primeiros passos de vários protocolos da Marinha nuclear dos dias de hoje, e teve uma carreira histórica durante e depois do período de serviço.[1]
A sua construção foi autorizada pelo Congresso Norte Americano em Julho de 1951 e começou a ser construído em 14 de Junho de 1952 nos Estaleiros Navais da General Electric em Connecticut.
Nautilus em 8 de maio de 2002.
Foi lançado ao mar em 21 de Janeiro de 1954[2] e entrou em operações em 30 de setembro do mesmo ano, dando inicio à era da propulsão nuclear para os Submarinos.
No âmbito da Guerra fria, significou uma enorme vantagem para os Estados Unidos, até o lançamento do submarino russo Hiroshima (K-19) que tinha uma grande autonomia e poder de fogo.
No período de Julho e Agosto de 1957 o Nautilus faz a primeira viagem por debaixo da calota polar ártica.
Em Agosto de 1958 foi o primeiro submarino a atravessar o polo norte.
É retirado de serviço em 1979, mas três anos mais tarde decidiram recuperá-lo como um marco militar de interesse histórico e encontra-se atualmente no "U.S Navy Submarine Force Museum".
↑Winters, Ann (2017-03-28). "Underway on Nuclear Power" -- The Man Behind the Words: Eugene P. "Dennis" Wilkinson, Vice Admiral USN. The American Nuclear Society.
↑«Nautilus IV (SSN-571)». Dictionary of American Naval Fighting Ships. Naval History & Heritage Command. 1970