Grand Slam de tênis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O termo Grand Slam é usado, em ténis, para denominar o feito notável de ganhar todos os quatro torneios de tênis no mesmo ano:

Torneio Lugar Inauguração Período Superfície
Open da Austrália Melbourne 1905 Janeiro Sintética
Roland-Garros Paris 1891 Maio/Junho Saibro
Wimbledon Londres 1877 Junho/Julho Grama
US Open Nova York 1881 Agosto/Setembro Dura

Esses torneios são, por isso, conhecidos como os Torneios do Grand Slam. Os títulos nestes torneios são chamados de Títulos de Grand Slam.

Os quatro torneios do Grand Slam são os mais importantes eventos de tênis do ano, em termos de pontos no ranking mundial, de tradição, valor dos prêmios em dinheiro e de atenção do público. São o Open da Austrália, o torneio de Roland Garros, Wimbledon e o US Open, que acontecem nesta ordem.[1]

Tanto o Australian Open como o US Open são jogados em quadras duras (de concreto, asfalto ou acrílico), enquanto o Roland Garros é jogado em quadra de saibro e Wimbledon em quadra de grama.

História[editar | editar código-fonte]

O termo Grand Slam foi usado pela primeira vez em 1933, pelo jornalista estado-unidense John Kieran. Ao descrever a tentativa, naquele ano, de Jack Crawford de ganhar todos os quatro títulos, comparou-a com o grand slam em bridge. No entanto, na final do US Open, Crawford foi incapaz de ganhar contra Fred Perry. Foi somente em 1938 que Donald Budge tornou-se a primeira pessoa a ganhar o Grand Slam.

A expressão, usada inicialmente para denominar o fato de vencer os maiores eventos do tênis, acabou mais tarde sendo incorporada por outros esportes, como o golfe, para descrever um desempenho similar.

Características[editar | editar código-fonte]

  • Roland Garros e Wimbledon organizam torneios amistosos entre profissionais aposentados. A proporção é a mesma: um feminino, sem restrição etária, e dois masculinos, com restrição. No torneio francês, as mulheres ganham menos do que os homens.
  • Wimbledon é o único a possuir qualificatório de duplas - masculinas e femininas. Na chave principal de mistas, é o único com uma fase a mais: dezesseis equipes começam com bye e só estreiam na segunda rodada. Essa configuração faz com que haja mais participantes: 48, contra 32 dos outros Grand Slam.
  • No qualificatório de simples, três torneios possuem a chave masculina maior que a feminina. A exceção é o US Open, com 128 tenistas em cada disputa.
  • Nos eventos de cadeirantes, os tetraplégicos jogam somente os torneios de quadra dura - Australian Open e US Open, tanto em simples quanto em duplas. Os cadeirantes com menos limitações jogam duplas apenas em Wimbledon, que só possui essa modalidade. Anunciou, contudo, a liberação de simples a partir de 2016.[2] Os Jogos Paralímpicos, ocorridos em segundos semestres, costumam coincidir com o US Open. Logo, o torneio norte-americano não ocorre quando os cadeirantes precisam disputar medalhas.
  • A escuridão noturna ou a chuva costumam adiar partidas. Até a metade de 2015, somente as três quadras principais do Australian Open e a principal de Wimbledon estão habilitadas com luz artificial e teto retrátil. Os torneios australiano e o norte-americano têm sessões noturnas pré-definidas na programação, enquanto o inglês usa o período excepcionalmente. O US Open, que já possui luz artificial em diversas quadras, está implantando um teto em seu palco principal.[3]

Vencedores[editar | editar código-fonte]

Verdadeiro Grand Slam[editar | editar código-fonte]

Os vencedores do Grand Slam (todos os 4 torneios na mesma temporada) em simples são:

As equipes de duplas que ganharam um Grand Slam são:

Além disso, três tenistas ganharam todos os 4 torneios de duplas do Grand Slam, mas trocaram de parceiras após o Open da Austrália:

Pequeno Slam[editar | editar código-fonte]

O ato notável e raro de vencer três dos quatro torneios do Grand Slam na mesma temporada é chamado de "pequeno Slam" no jargão tenístico mundial. [carece de fontes?]

Quatro títulos de Grand Slam consecutivos[editar | editar código-fonte]

Apesar de o termo ser originalmente restrito ao fato de vencer todos os quatro torneios na mesma temporada, ele é às vezes empregado para representar o fato de ganhar os 4 títulos seguidos, sem considerar a temporada.

Os vencedores dos 4 torneios do Grand Slam consecutivamente, mas não na mesma temporada, são:

Grand Slam na carreira[editar | editar código-fonte]

Ganhar todos os 4 torneios do Grand Slam não consecutivamente é descrito como um "Grand Slam na carreira."

Tenistas que ganharam todos os 4 torneios do Grand Slam não consecutivamente (idade entre chaves):

Negrito: Tenistas ativos

Career Slam[editar | editar código-fonte]

É quando o tenista ganha os 4 torneios do Grand Slam em simples consecutivamente ou não.

Os vencedores do Career Slam, são:

Golden Slam[editar | editar código-fonte]

True Golden Slam[editar | editar código-fonte]

O Golden Slam, ou Golden Grand Slam (Grand Slam de Ouro) é ganhar todos os 4 torneios do Grand Slam, bem como a medalha de Ouro em tênis nos Jogos Olímpicos de verão na mesma temporada. As oportunidades de se conseguir tal feito são raras, não somente porque os Jogos Olímpicos de verão acontecem a cada 4 anos, mas também porque, entre os Jogos de 1924 e 1988, o tênis não era um esporte a medalhas nos Jogos.

Até hoje, este feito foi conseguido somente uma vez:

Golden Slam na carreira[editar | editar código-fonte]

Ganharam todos os torneios do Golden Slam em simples mas não consecutivamente
Ganharam todos os torneios do Golden Slam em duplas mas não consecutivamente

O "Boxed Set"[editar | editar código-fonte]

Talvez o maior de todos os feitos relacionados com o Grand Slam seja ganhar um "boxed set" de títulos de Grand Slam em uma carreira —ganhar as simples, duplas e duplas mistas em todos os 4 torneios do Grand Slam.

Somente três tenistas, todas mulheres, conseguiram isso:

Década Slam[editar | editar código-fonte]

Ocorre quando durante dez anos consecutivos o tenista ganha pelo menos um dos torneio do Grand Slam por temporada. Não precisa ser o mesmo torneio do Grand Slam, mas tem que ser obrigatoriamente durante dez anos consecutivos e só em simples, duplas ou duplas mistas. Os que já conseguiram uma Década Slam, são:

Década Masters Slam[editar | editar código-fonte]

É quando o tenista ganha pelo menos um torneio do Grand Slam e um torneio ATP Masters 1000 em uma mesma temporada durante dez anos consecutivos. Até hoje, este feito foi conseguido somente por um tenista:

Referências

  1. What Is The Most Prestigious Grand Slam Tennis Tournament? (em inglês) Forbes. Visitado em 20 de agosto de 2013.
  2. Wimbledon announces Wheelchair Tennis Singles events from 2016 (em inglês) wimbledon.com (12 de julho de 2015).
  3. Cronograma do US Open prevê teto pronto em 2016 TenisBrasil (15 de janeiro de 2015).
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Grand Slam de tênis

Ligações externas[editar | editar código-fonte]