Hortense McDuck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hortênsia Mac Patinhas)
 Nota: Para outros significados de Patinhas, veja Patinhas (desambiguação).
Hortense McDuck
Personagem de Tio Patinhas
Informações gerais
Criado por Carl Barks e Don Rosa[1]
Informações pessoais
Nome original (em inglês) Hortense McDuck
Nascimento 1876[2]
Morte 19??
Origem Glasgow, Escócia
Características físicas
Sexo Feminino
Família e relacionamentos
Família Chico Mac Patinhas (avô-paterno)
Maria Patilha (avó-paterna)
MacSovina (tio-avô paterno)
Fergus Mac Patinhas (pai)
Donilda O'Pata (mãe)
Patinhas Mac Patinhas e Gedeão Mac Patinhas (irmãos)
Patusco Mac Patinhas (meio-irmão)
Matilda Mac Patinhas (irmã)
Capitão Patico e Nicolau Patusco (tios paternos)
Patoso (marido)
Pato Donald (filho)
Dumbela Pato (filha)
Tomás Reco (sogro)
Vovó Donalda (sogra)
Éder Patolfo (cunhado)
Patina Dora (concunhada)
Patrícia Pato (cunhada)
Gustavo Ganso (concunhado)
Sobrinha não nomeada
Gastão, Peninha e Zeca Pato (sobrinhos)
Genro não nomeado
Huguinho, Zezinho e Luisinho (netos)
Biquinho (sobrinho-neto)
Aparições
Série(s) Tio Patinhas

Hortense McDuck[3] (No Brasil Hortênsia MacPatinhas ou Hortênsia McPato)[4] é a irmã do Tio Patinhas. Sua outra irmã é Matilda McDuck.

Hortense casou-se com Patoso, com quem teve dois filhos gêmeos: Pato Donald e Dumbela Pato.

É filha de Fergus McDuck e de Donilda O'Pata.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Hortênsia nasceu em 1876 em Glasgow, Escócia, como a filha mais nova de Fergus e Donilda Mac Pato. Seus irmãos mais velhos eram Patinhas e Matilda. Outros escritores deram ao Tio Patinhas dois meio-irmãos, Gedeão e Patusco, embora estes dois não apareçam na concepção da Família Pato de Barks. Nicolau Patusco, seu tio paterno, também estava morando com eles.

Hortênsia nasceu em uma família de classe trabalhadora que vivia em relativa pobreza. Em 1877, seu irmão Patinhas, de dez anos, começou a trabalhar como engraxate em um esforço para ajudar no sustento de sua família. Na época, Hortênsia era apenas um bebê chupando o dedo e agarrada à irmã mais velha.

Em 1880, Patinhas percebeu que seus ganhos não eram suficientes, e emigrou para os Estados Unidos na esperança de ganhar sua própria fortuna. Fergus observou que "Tchau, Pitinha" foram as primeiras palavras faladas de Hortênsia.

Desde a tenra idade, era óbvio que Hortênsia tinha um temperamento bastante desagradável combinado com uma força considerável. Em 1882, Patinhas foi contratado como cowboy por Murdo MacKenzie. Para fazer isso, ele teve que montar uma égua que já havia conseguido se livrar de outros cinco outros vaqueiros. Patinhas logo conseguiu se tornar seu cavaleiro, embora nunca tenha realmente conseguido domesticá-la. Ele rebatizou o cavalo como "Hortênsia" em homenagem a sua irmã de seis anos de idade. Esta última achou essa ideia "pouco lisonjeira", na melhor das hipóteses.

Em 1885, as terras do Clã McDuck corriam o risco de serem confiscadas devido ao fato de Fergus não pagar os impostos. Os Whiskervilles, inimigos tradicionais dos McDucks desde o século 15, planejavam obter a propriedade das terras e já estavam tentando saquear o castelo e seu cemitério em busca de velhas relíquias e tesouros. Fergus e Nicolau guardaram o castelo para detê-los. Hortênsia, com apenas nove anos, ofereceu-se para ajudá-los e mostrou-se mais eficaz no conflito do que qualquer um dos McDucks mais velhos. Os Whiskervilles passaram a temê-la.

Em 1902, Tio Patinhas voltou à Escócia para buscar Hortênsia e Matilda. Um dos momentos de maior orgulho de Hortênsia foi quando ela sozinha fez com que todos os militares armados dos EUA fugissem da "Killmotor Hill" usando apenas uma vassoura combinada com seu mau humor, para vergonha do atual presidente, Theodore Roosevelt. Quando Patinhas se estabeleceu em Patópolis, começou a viajar pelo mundo tentando expandir seu império financeiro. De 1902 a 1930, ela e Matilda comandaram o império de Patinhas de sua Caixa-Forte enquanto ele esteve fora. Durante esses anos, Hortênsia conheceu seu namorado, Patoso, com quem se casou em 1920. Mais tarde, no mesmo ano, ela deu à luz a gêmeos. Seu filho se chamava Pato Donald e sua filha Dumbela Pato. Dos dois, apenas o menino herdou o temperamento explosivo dos pais. Uma briga com Patinhas em 1930 acabou com todos os relacionamentos entre ele e sua família.

Patinhas afirmou que ele era o último MacPato vivo, insinuando que talvez Hortênsia e Matilda estivessem mortas, apesar de Matilda ter participado de "Uma Carta de Casa (2004)".

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Hortense é mencionada e retratada no primeiro episódio de DuckTales de 2017, intitulado "Woo-oo!", Onde Patrícia Vanderpato a cita como um elo de ligação entre os trigêmeos e o Tio Patinhas.

Nomes em outros idiomas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Who´s who in Duckburg». Consultado em 22 de junho de 2014. Arquivado do original em 3 de dezembro de 2013 
  2. «Don Rosa on himself». Consultado em 22 de junho de 2014 
  3. «Árvore da família Pato». Consultado em 12 de maio de 2010. Arquivado do original em 1 de setembro de 2007 
  4. «Panini manterá dois sobrenomes para Tio Patinhas nas coleções especiais - UNIVERSO HQ». UNIVERSO HQ - Desde 2000, a sua referência em quadrinhos!. 4 de novembro de 2019. Consultado em 13 de junho de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre personagens, revistas ou outros assuntos da Disney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.