Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis e independentes (desde abril de 2018). Fontes primárias, ou com conflitos de interesse, não são adequadas para verbetes enciclopédicos. Ajude a incluir referências.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2011). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Edifício da reitoria
IFSUDESTEMG
Fundação 29 de dezembro de 2008
Localização Juiz de Fora (sede)
Barbacena
Muriaé
Rio Pomba
Santos Dumont
São João del-Rei
Bom Sucesso
Manhuaçu
Cataguases
Ubá, Minas Gerais
Reitor(a) Charles Okama de Souza
Página oficial www.ifsudestemg.edu.br

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais é uma institução que oferece educação básica, profissional e superior, de forma pluricurricular. É uma instituição multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Sua Reitoria atualmente está instalada em Juiz de Fora.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Prédio do campus Barbacena - 2006

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas foi criado mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba, da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e do Colégio Técnico Universitário da UFJF.

Dia 20 de junho de 2009 a Prefeitura Municipal de São João del-Rei assina convênio com o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e cede prédio para o funcionamento do campus. O Concurso Público para contratação de professores do campus São João del-Rei do IFSEMG foi publicado dia 1º de junho de 2009.[carece de fontes?]

Instituições formadoras[editar | editar código-fonte]

Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba[editar | editar código-fonte]

A origem do campus data de 16 de agosto de 1962, quando foi inaugurada pelo deputado Último de Carvalho, atendendo aos anseios políticos, econômicos e sociais vigentes, idealizando-se uma escola voltada para as necessidades do meio rural, numa metodologia adaptada ao sistema escola – fazenda.

Na época, o acesso à educação era difícil e oneroso. Muitos almejavam cursar o antigo ginasial e esse grau de ensino era representado por poucas escolas, localizadas geralmente em cidades-pólo. Os filhos de pequenos proprietários e de trabalhadores rurais não tinham condições financeiras para realizar esses estudos. A criação desta Instituição veio justamente preencher essa lacuna, proporcionando a esses indivíduos a escolarização tão sonhada.

Baseando-se no Plano de Metas do governo do então Presidente Juscelino Kubitschek, esses anseios foram conquistados pelo líder regional, Dep. Último de Carvalho, concretizando o sonho da sociedade regional.

Foi criado pela Lei 3092/56, de 29 de dezembro de 1956, publicada no DOU em 2 de janeiro de 1957, com a denominação de Escola Agrícola de Rio Pomba. Era subordinada ao Ministério da Agricultura e utilizava as terras e benfeitorias do Departamento Nacional de Produção Animal e da Estação Experimental de Fumo do Serviço Nacional de Pesquisas Agronômicas.

Ao longo de sua trajetória, o campus de Rio Pomba passou pelas seguintes transformações:

  • Ginásio Agrícola de Rio Pomba: em 13 de dezembro de 1964, através do Decreto N° 53.558/64.
  • Colégio Agrícola de Rio Pomba: em 25 de janeiro de 1968, através do Decreto N° 62.178.
  • Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba - MG: em 4 de setembro de 1979, através do Decreto N° 83.935.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba: em 14 de novembro de 2002.
  • Transformação do CEFET em campus do Instituto Federal do Sudeste de Minas: em 29 de dezembro de 2008, através da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008[1].

Colégio Técnico Universitário da UFJF[editar | editar código-fonte]

Escola Agrotécnica Federal de Barbacena[editar | editar código-fonte]

A Escola Agroténica Federal de Barbacena foi criada pelo decreto nº 358 de 9 de novembro de 1910, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha, como Aprendizado Agrícola de Barbacena subordinado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Suas atividades foram iniciadas em 14 de junho de 1913, no governo do Marechal Hermes da Fonseca.

Ao longo dos anos, teve seu nome e subordinação muitas vezes modificados. Pela lei nº 8.731, de 16 de novembro de 1993, passou a ser uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação e do Desporto.[2]

Em 29 de dezembro de 2008 foi transformada em campus do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Novos campi[editar | editar código-fonte]

Foram criados novos campi, ao longo de 2009, nas cidades de Muriaé e São João del-Rei. Em 2010 foi criado o campus Santos Dumont (com cursos que dão ênfase ao transporte ferroviário). Depois vieram as unidades de Manhuaçu, Bom Sucesso, Cataguases e Ubá.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]