O Que

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Quê)
Ir para: navegação, pesquisa
"O Que"
Single de Titãs
do álbum Cabeça Dinossauro
Lado B AA UU [Remix]
Lançamento Julho de 1986[1]
Formato(s) 7" Promo
Gravação 1986
Gênero(s) Funk rock, rock brasileiro, new wave
Duração 5:44
Gravadora(s) WEA
Composição Arnaldo Antunes
Produção Liminha, Pena Schmidt, Vitor Farias
Remix por: DJ Greco e DJ Dinamyk Duo
Informações sobre o vídeo musical
Gravação 1986
Lançamento 1986
Duração 3:15
Cronologia de singles de Titãs
Último
"AA UU"
1986
"Polícia"
1986
Próximo

"O Que" é uma canção da banda de rock brasileira Titãs, a décima-terceira faixa do álbum Cabeça Dinossauro e lançada como o segundo single promocional dele em 1986. É cantada por Arnaldo Antunes e sua duração é a maior dentre as faixas do álbum: 5'40". Foi a última faixa a ficar pronta para o disco e a que deu mais trabalho,[2] conforme explicou o vocalista e tecladista Sérgio Britto em 2006:[3]

Lançamento e promoção[editar | editar código-fonte]

Para promover a canção na televisão, foram feitas aparições em programas de auditório, como o Cassino do Chacrinha, e produzido um videoclipe. Este traz uma versão editada da canção e alterna imagens de dois palcos iguais onde estão dispostos interpretando a música, num, os Titãs e, noutro, pessoas comuns simulando cada integrante da banda, criando uma ilusão segundo a qual quem pode estar tocando a canção são os Titãs ou não.

A canção foi executada na turnê Cabeça Dinossauro, de 1986 a 1987, que visava à promoção do álbum homônimo.

Versões distintas[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

Arnaldo Antunes, nos concertos da turnê (digressão) Cabeça Dinossauro, entre 1986 e 1987, adicionava ao final da música frases como "Quem é que pensa: é a cabeça ou o coração?", "É questão de substância!" ou "Agora todo o mundo na real!".

Um solo tocado com um teclado entre o primeiro verso e o segundo na versão do álbum era executado originalmente ao vivo com um saxofone por Paulo Miklos na forma de um riff recorrente durante a canção.

Em 2012, durante a turnê comemorativa de 30 anos da banda e 25 de Cabeça, Paulo Miklos canta a canção e toca guitarra base e Branco Mello fica responsável pelo baixo, tendo Sérgio Britto e Tony Bellotto mantido seus postos originais e Mário Fabre substituído Charles Gavin na bateria.

Remixes[editar | editar código-fonte]

Oficialmente, três remixes (remisturas) foram feitas para a música por Iraí Campos e Tuta Aquino e lançadas como lados B no single promocional de "Polícia". A "extended version" tem 6'40" e contém raps cantados em inglês por um rapper autointitulado Raven T, além de mais efeitos eletrônicos. A "radio version" tem 4'30" e é uma edição da "extended version". A "Is It a Dub?" tem 4'20" e pretende ser uma versão dub. O título é derivado da polêmica sobre o que vem a ser dub, já que este era originalmente uma forma de remix de canções reggae. Dessas três versões, apenas a extended version apareceu em CD, na coletânea E-collection, de 2000.

Faixas[editar | editar código-fonte]

12" (WEA 1028 - Promo nº 28)
N.º Título Compositor(es) Duração
1. "O Que"   A. Antunes 5:38
2. "AA UU (Versão Remix)" (DJ Greco & DJ Dinamik Duo) S. Britto & M. Fromer 5:33
Duração total:
11:11

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «O Que by Titãs: Reviews and Ratings». Rate Your Music. Consultado em 10 jan. 2013. 
  2. Nanini, Lucas (26 de junho de 2016). «'Faltava barulho na música brasileira', dizem Titãs sobre 'Cabeça dinossauro'». G1. Grupo Globo. Consultado em 21 de agosto de 2016. 
  3. Britto, Sérgio (Novembro 2006). "Cabeça Dinossauro". Rolling Stone Brasil (2). Grupo Spring de Comunicação.