São José de Ribamar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São José de Ribamar
  Município do Brasil  
Igreja de São José de Ribamar
Igreja de São José de Ribamar
Igreja de São José de Ribamar
Hino
Gentílico ribamarense
Localização
Localização de São José de Ribamar no Maranhão
Localização de São José de Ribamar no Maranhão
Localização de São José de Ribamar no Maranhão
São José de Ribamar está localizado em: Brasil
São José de Ribamar
Localização de São José de Ribamar no Brasil
Mapa
Mapa de São José de Ribamar
Coordenadas 2° 33' 43" S 44° 03' 14" O
País Brasil
Unidade federativa Maranhão
Municípios limítrofes São Luís, Paço do Lumiar, Raposa
Distância até a capital 32 km
História
Fundação 24 de setembro de 1952
Administração
Prefeito(a) Gil Cutrim (PMDB)
Características geográficas
Área total [1] 386,282 km²
População total (IBGE/2010[2]) 162 925 hab.
Densidade 421,8 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,7 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 421 847,806 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 3 105,91

São José de Ribamar é o terceiro município mais populoso do estado brasileiro do Maranhão. Sua população é de 162.925 mil habitantes segundo censo do IBGE em 2010. Pertence à Região Metropolitana de São Luís. É um dos quatro municípios que integram a Ilha de São Luís. Situada no extremo leste da Ilha, de frente para a Baía de São José, dista cerca de 32 quilômetros do centro da capital maranhense.

O nome da cidade é em homenagem ao padroeiro do Maranhão. Na cidade de Ribamar encontra-se um dos santuários mais importantes do Norte-Nordeste.

História

Primitivamente uma aldeia indígena. Seu nome atual decorre da seguinte lenda: um navio que vinha de Lisboa para São Luís desviou-se de sua rota e em plena Baía de São José, esteve ameaçado de naufrágio por grandes tempestades e vagalhões. Os tripulantes invocaram a proteção de São José, prometendo erguer-lhe uma capela na povoação ao longe avistada. Tal foi a contrição das súplicas, que imediatamente o mar acalmou-se. E todos chegaram a terra são e salvos. Para cumprir a promessa, trouxeram de Lisboa uma imagem de São José, entronizando-a na modesta igrejinha então erguida, de frente para o mar. Mas devotos residentes na antiga Anindiba dos indígenas, atual Paço do Lumiar, entenderam que a imagem deveria ser levada para a ermida daquela povoação. Sem que ninguém percebesse, realizaram seu intento. No dia seguinte, porém, viram que a imagem ali não mais se encontrava, pois voltara, misteriosamente, à capela de origem. Repetiram a transferência e colocaram pessoas a vigiar o santo, para que ele não voltasse a Ribamar.

São José, entretanto, transformando seu cajado em luzeiro, desceu da Igreja de Anindiba e, protegido por anjos e santos, regressou a Ribamar. E o caminho por onde ia passando o celeste cortejo, encheu-se de suaves rastros de luz. Somente assim compreenderam os moradores de Anindiba que o santo desejava permanecer em sua capela, de frente para o mar.

Tempos depois, quando da construção de uma nova igreja, resolveram fazê-la de frente para a entrada da cidade - intento não alcançado porque as paredes da igreja várias vezes ruíram, até que os fiéis compreenderam que ela deveria permanecer voltada para o mar.

Lava Pratos

O Lava-Pratos acontece sempre no final de semana após o carnaval tradicional o palco dessa festa acontece na cidade de São José de Ribamar, no Maranhão, conhecida internacionalmente pelo seu Santuário e pela beleza da cidade. O evento é considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país, além de encerrar oficialmente a temporada momesca no Estado.

O Lava-Pratos, de acordo com historiadores ribamarenses, teve sua origem no ano de 1946, no então chamado “Carnaval da Vitória”, assim batizado após a vitoriosa participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.

Tudo começou quando a Escola de Samba Batuqueiro Naval, de São José de Ribamar, resolveu, na terça-feira de Carnaval, visitar outras agremiações em São Luís do Maranhão, levando em conta que a cidade de ribamar leva o nome do padroeiro do estado, dentre elas a Turma da Mangueira, Turma do Quinto e Águia do Samba.

Por esse motivo, as escolas visitadas resolveram retribuir a gentileza, no primeiro domingo da Quaresma, na sede do Batuqueiro Naval, à época situada na rua Nova, na sede do município. Dessa forma, outras agremiações começaram a peregrinação até São José de Ribamar, em razão de terem se sagrado campeãs do Carnaval da capital maranhense.

Com o passar do tempo, outras Escolas de Samba e outros grupos carnavalescos da Ilha, como é o caso da Casinha da Roça, por exemplo, começaram a se deslocar todos os anos para Ribamar para abrilhantar o evento.

Atualmente, a micareta recebe visitantes do Brasil inteiro, são mais de 200 mil pessoas brincando carnaval em plena quaresma.

Monumento a São José de Ribamar.

Religiosidade

São José de Ribamar é um santo de grande devoção do seu povo. Daí a profusão de Josés e Marias de Ribamar entre os maranhenses que adotam "de Ribamar" como um segundo nome em homenagem religiosa. A festa do seu milagroso santo padroeiro é famosa e acontece durante dez dias, em data móvel do mês de setembro, sempre por ocasião da lua cheia.

Outro passeio de um dia, nos arredores da cidade é uma visita à cidade histórica de São José do Ribamar, distante 32 km do centro de São Luís. A cidade é o principal destino da fé no estado. A igreja da cidade, que só se manteve intacta quando foi construída de virada para o mar, homenageia o santo protetor dos pescadores. Cerca de 500 mil romeiros visitam Ribamar no mês setembro, quando depositam os ex-votos na Casa dos Milagres e visitam a estátua de 17,5 m erguida para o protetor.

A outra festa de destaque da cidade não é nada religiosa: no primeiro fim de semana após quarta-feira de cinzas, mais de 200 mil pessoas se reúnem para assistir um desfile dos tradicionais blocos do carnaval de São Luís.

Acesso

O acesso se dá por estrada asfaltada, levando em torno de 1 hora a partir de São Luís.

Principais bairros

A cidade de São José de Ribamar é formada por pequenos bairros, sendo eles:

Pontos turísticos

Os principais pontos turísticos de São José de Ribamar são:

  • Monumento a São José de Ribamar
  • Igreja de São José de Ribamar
  • Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
  • Casa dos Milagres
  • Museu dos Ex-votos
  • Loja de Artesanato
  • Cais
  • Poço da Saúde
  • Centro de Cultura e Turismo (local de exposições mensais de variados temas)
  • Balcão de Informações Turísticas (Praça da Matriz e Panaquatira)
  • Mirante São José
  • Parque da Cidade
  • Praias do Meio, Araçagi,Panaquatira, Ponta Verde, Jararaí, Juçatuba, Caúra e Boa Viagem

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Maranhão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.