Barreirinhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Barreirinha.
Município de Barreirinhas
"Pérola dos lençóis"
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, principal atração turística da região

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, principal atração turística da região
Bandeira indisponível
Brasão de Barreirinhas
Bandeira indisponível Brasão
Hino
Fundação 29 de março de 1938
Gentílico barreirinhense
Prefeito(a) Albérico Filho (PMDB)
(2017 – 2020)
Localização
Localização de Barreirinhas
Localização de Barreirinhas no Maranhão
Barreirinhas está localizado em: Brasil
Barreirinhas
Localização de Barreirinhas no Brasil
02° 44' 49" S 42° 49' 33" O02° 44' 49" S 42° 49' 33" O
Unidade federativa  Maranhão
Mesorregião Norte Maranhense IBGE/2008 [1]
Microrregião Lençóis Maranhenses IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Paulino Neves, Santana do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, Primeira Cruz, Belágua, Santo Amaro do Maranhão.
Distância até a capital 252 km
Características geográficas
Área 3 111,296 km² [2]
População 61 621 hab. (MA: 20°) –  IBGE/2016[3]
Densidade 19,81 hab./km²
Altitude 4 m
Clima Semidesértico brando e Tropical atlântico
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,570 (MA: 111°) – baixo PNUD/2010[4]
PIB R$ 380 737 mil (MA: 28°) – IBGE/2014[5]
PIB per capita R$ 6 385,75 IBGE/2004[5]

Barreirinhas é um município do estado do Maranhão, no Brasil. O município é conhecido por ser a "porta de entrada" da região turística conhecida como Lençóis Maranhenses, que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como "Deserto Brasileiro". Possui uma população de 62.458 habitantes em 2017 .

É uma cidade que está em constante desenvolvimento. E conta com muitos segmentos da economia local e do turismo para progredir

BAIRROS: Cidade Nova, Boa Fé, Residencial Mundico Cosme, Vila Anselmo, Canequinho, Riacho, Murici, Amapá, Carnaubal, Cruzeiro, Centro, Ladeira, Santarém, Aeroporto, Cebola, Residencial Brasil, Francelina, Boa Vista.

POVOADOS PRÓXIMOS: Sobradinho, Cantinho, Tapuio, São Domingos.

História[editar | editar código-fonte]

Até o século XVI, a região atualmente ocupada pelo município era tradicionalmente habitada pela etnia indígena dos potiguaras[6].

Acredita-se que o município fora habitado por escravos no povoado Santo Antônio. Diversas lendas contam que o povoado é encantado e que é possível encontrar no fundo do Rio Preguiças, moedas e utensílios banhados a ouro.

Economia[editar | editar código-fonte]

Complexo Eólico de Delta 3[editar | editar código-fonte]

A cidade é sede de 48 aerogeradores do Complexo Eólico Delta III, que gera 220 MW e 13% da energia do estado..

Petróleo[editar | editar código-fonte]

Recentemente, depois de uma atividade sísmica do navio "Geo Pacific", foram encontrados vestígios de petróleo e gás na Bacia de Barreirinhas, nos blocos "BM-BAR-1" e "BM-BAR-3", a uma profundidade de 2000 a 2500 metros. Os navios-sonda "Deepwater Discovery" (a serviço da Devon Energy) e "NS 27" (Petrobras) estão fazendo perfuração na região desde o início de 2009. A exploração de petróleo pode trazer desenvolvimento ao Maranhão e gerar centenas de empregos.

Economia Local[editar | editar código-fonte]

A cidade conta ainda com o comércio urbano que atrai diversos moradores da cidade e dos interiores, em uma região chamada de Feirinha, no centro da Cidade.

A pesca é outro setor econômico lucrativo, pois o Rio Preguiças é um rio bem extenso e com diversas variedades de peixes. Temos também peixes e frutos do mar que abastecem a mesa do barreirinhense e de restaurantes locais.

A agricultura ainda é pouco desenvolvida, mas encontramos o cultivo de bananas, melancias, e claro, o milho, a mandioca e o feijão.

Estrutura e Lazer[editar | editar código-fonte]

A cidade conta com poucas opções de Lazer. Ainda não há cinema, teatro e ,por exemplo, uma biblioteca.

Possui algumas praças e a beira rio, que é uma espaço bem agradável junto ao Morro da Ladeira e ao Rio Preguiças e que reúne todas as tardes pessoas que jogam bola, banham no rio e até vêem o por do sol enquanto conversam com os amigos.

A cidade conta com um Aeroporto, várias voadeiras ou lanchas para quem gosta de uma volta nas águas barreirinhenses e rotas alternativas de quadricículos.

Pontos Turísticos[editar | editar código-fonte]

Se a sua procura é passear e curtir as belezas naturais, escolheu o lugar certo. Além dos maravilhosos e famosos Lençóis Maranhenses, você pode visitar as praias (Caburé, Mandacaru e Atins), descer de boia nas frias e cristalinas águas do Rio Cardosa e aproveitar ao máximo as margens do Rio Preguiças. Além de sobrevoar todos os lençóis maranhenses visto de cima.

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008. 
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010. 
  3. «ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NO BRASIL E UNIDADES DA FEDERAÇÃO COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2016» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1º de julho de 2016. Consultado em 19 de janeiro de 2016. 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de julho de 2016. 
  5. a b «Pib dos municípios maranhenses». IBGE. 2014. Consultado em 19 de janeiro de 2014. 
  6. BUENO, E. Brasil: uma história. Segunda edição revista. São Paulo. Ática. 2003. p. 18,19.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Barreirinhas
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Maranhão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.