Usuário(a):Marote001/Teste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Legend of Zelda:
Skyward Sword
The Legend of Zelda Skyward Sword front.jpg
Capa da versão norte-americana do jogo
Desenvolvedora(s) Nintendo EAD
Nintendo SPD
Monolith Soft
Publicadora(s) Nintendo
Diretor(es) Hidemaro Fujibayashi
Produtor(es) Eiji Aonuma
Shigeru Miyamoto
Satoru Iwata
Designer(s) Yoshiyuki Oyama
Compositor(es) Hajime Wakai
Shiho Fujii
Mahito Yokota
Koji Kondo
Série The Legend of Zelda
Plataforma(s) Wii
Lançamento
  • JP 23 de novembro de 2011
  • AN 20 de novembro de 2011
  • BR 7 de dezembro de 2011
  • EU 18 de novembro de 2011
  • AU 24 de novembro de 2011
Gênero(s) Ação-aventura
Modos de jogo Single-player
Resolução 480i ou 480p
The Legend of Zelda: Spirit Tracks

The Legend of Zelda: Skyward Sword (ゼルダの伝説 スカイウォードソード Zeruda no Densetsu: Sukaiwōdo Sōdo?) é um um jogo eletrônico de ação-aventura para o console Wii e o décimo sexto título da série The Legend of Zelda. Desenvolvido pela Nintendo Entertainment Analysis and Development com a ajuda da Nintendo SPD e Monolith Soft, foi lançado em todas as regiões em novembro de 2011. O jogo faz uso do periférico Wii MotionPlus para os combates diretos de espada, além de uma melhora no sistema de mira do Wii Remote. Uma edição limitada que acompanha um Wii Remote dourado foi vendido junto ao lançamento do jogo, e também um CD que inclúi as músicas icônicas orquestradas da série em comemoração ao 25º aniversário da franquia.

O enredo do jogo é o mais antigo da série Zelda, precendendo até mesmo The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Skyward Sword se foca no protagonista Link, que foi criado em uma sociedade acima das nuvens conhecida como Skyloft. Depois que sua melhor amiga da infância, Zelda, é trazida para terras abaixo das nuvens por forças demoníacas, Link deve superar vários desafios para salvá-la, viajando entre Skyloft e outras regiões nunca antes exploradas e lutar com o "Demon Lord", Ghirahim.

Antes do lançamento, o jogo foi muito aclamado pela crítica, recebendo pontuações perfeitas de pelo menos 30 publicações, incluindo IGN, Wired, Edge, Famitsu, Eurogamer, Metro GameCentral, e Game Informer. Grande parte do elogio foi dirigido ao combate do jogo baseado em um movimento intuitivo e as mudanças que ele trouxe para a franquia. Skyward Sword foi um grande sucesso comercial, vendendo mais de 3.42 milhões de unidades em todo mundo em dezembro de 2011, apenas um mês após seu lançamento inicial.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Zeldaskywardsword2010E3.PNG
DESCRIÇÃO.

Skyward Sword é um jogo de ação-aventura com elementos de RPG e quebra-cabeças. O jogador controla o protagonista Link em uma perspectiva em terceira pessoa em um ambiente tridimensional. No começo o jogador apenas possui em suas mãos uma espada e um escudo para combater os inimigos que aparecem, mas muitos outros itens, como bombas, arco e flecha, poções, acabam se tornando disponíveis de acordo com o progresso do jogador. Em Skyward Sword, Link também obtém uma série de novas armas, como um chicote e um besouro mecânico voador, que o auxília a explorar áreas inacecíveis.

A aventura de Link consiste em viajar e explorar entre Skyloft, uma comunidade baseada em ilhas flutuantes no céu que atuam como a área central do jogo, e Hyrule, que está localizada diretamente em baixo das nuvens. Em Skyloft o jogador se depara com diversos locais que ajudam Link em sua jornada, como um bazar onde é possível comprar ou melhorar poções, escudos e armas. Inicialmente, o acesso ao Reino de Hyrule está selado por uma "barreira de nuvem", porém é possível abrir portais que conseguem "quebrá-las" para poder acessar cada uma das três principais províncias de Hyrule (floresta, vulvão e deserto) de acordo com o progresso do jogo. Em Skyloft também vivem gigantes pássaros, conhecidos como Loftwings, que convivem junto aos seus habitantes. Link, por sua vez também consegue voar com a ajuda de seu Loftwing através dos céus, ir até os portais e viajar entre as múltiplas ilhas de Skyloft. As estátuas de pássaros que estão localizadas em diversos lugares do jogo servem como save points para os jogadores e os permitem transportar Link de uma província de volta para o céu.

Skyward Sword trás de volta a tradicional jogabilidade da série The Legend of Zelda, além de explorar diferentes regiões de Hyrule e também suas dungeons. E ao final de cada uma delas, Link deve derrotar um chefão para obter uma recompensa, podendo ser algum item ou um avanço no enredo. No total, o jogo possui sete dungeons: duas em cada província de Hyrule e uma em Skyloft. Notavelmente, Skyward Sword integra os 2 modos de exploração mais profundamente do que os outros jogos da série. A resolução dos quebra-cabeças não ficam somente limitadas em cada dungeons, podendo ser vistas em diferentes áreas, fazendo que a jogabilidade de Skyward Sword seja mais profunda do que outros jogos da franquia.

Para controlar o protagonista, o jogador deve usar o Wii Remote e o Nunchuk. Link ainda possui suas habilidades de seus jogos anteriores

História[editar | editar código-fonte]

Na cronologia da série Zelda, Skyward Sword é oficialmente o primeiro título da franquia, precendendo até mesmo The Legend of Zelda: Ocarina of Time, além de discorrer sobre as origens da Master Sword e do antagonista Ganon.


Skyward Sword
The Minish Cap
Four Swords
Ocarina of Time
Zeitlinie A:
Der Held der Zeit scheitert daran Ganon am Ende von Ocarina of Time aufzuhalten.
Zeitlinie B:
Der Held der Zeit ist erfolgreich, kehrt zurück in die Vergangenheit und erlebt seine Kindheit.
Zeitlinie C:
Der Held der Zeit ist erfolgreich, kehrt zurück in die Vergangenheit und die Zukunft findet ohne ihn statt.
A Link to the Past
Majora’s Mask
The Wind Waker
Oracle of Ages/Seasons
Twilight Princess
Phantom Hourglass
Link's Awakening
Four Swords Adventures
Spirit Tracks
The Legend of Zelda
The Adventure of Link





O jogo ocorrerá, cronologicamente, antes de Zelda se tornar a princesa de Hyrule, que é considerada, até então, uma terra perigosa e desconhecida.

Tempos atrás, quando os humanos ainda viviam em Hyrule, uma fissura se formou no reino e de lá saíram seres malignos que desejavam o Poder Final (a Triforce), guardada por Vossa Majestade, a deusa. O poder garantia a realização de qualquer desejo e o poder de dominar o mundo. Muitos dos humanos morreram tentando proteger-se dos seres malignos, mas a deusa colocou todos os sobreviventes junto com a Triforce em uma terra elevada, no céu, acima das nuvens, Skyloft. Uma barreira de nuvens também foi criada, protegendo os humanos da terra lá em baixo (Hyrule). Muitas histórias esquecidas se conectaram a Skyloft, e uma delas é a lenda de Zelda (The Legend of Zelda).

Link é um morador de Skyloft e estuda para se tornar um cavaleiro, assim como Zelda que é uma amiga de infância dele, não uma princesa. Em um vôo romântico dos dois, Zelda é capturada por Ghirahim em um tornado conjurado por ele. Link pula de seu Loftwing tentando salvar Zelda, mas fica inconsciente. Ele tem um sonho peculiar e depois de acordar, recebe as roupas do Herói do Tempo (que antes eram a roupa que, de acordo com Gaepora, pai de Zelda e mestre da escola de cavaleiros, seria usada no ano que chegaria). Link, junto com Fi, a personificação da Goddess Sword (futura Master Sword), parte em busca de Zelda pelo reino desconhecido abaixo das nuvens. Ganondorf não aparece no jogo.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Zelda Legend 2010.JPG
Na E3 de 2009, a Nintendo revelou um arte conceitual que levantou especulações sobre a história de Skyward Sword.

Em abril de 2008, o designer de jogos Shigeru Miyamoto confirmou que a equipe de desenvolvimento da série Zelda "estavam novamente se juntando para trabalhar em um novo título da franquia". Posteriormente durante a E3 de 2008, ele esclareceu que os membros da equipe já estavam trabalhando no jogo para o Wii. O desenvolvimento de Skyward Sword começou entre dois jogos da mesma série para o Nintendo DS; começando logo após o término do jogo Phantom Hourglas e antes de Spirit Tracks. O diretor Hidemaro Fujibayashi e sua equipe estavam trabalhando simultâneamente em dois jogos, porém quando Spirit Tracks foi concluído toda a equipe foi transferida para trablhar exclusiamente em Skyward Sword.

Durante a E3 de 2009, o estilo gráfico que iria ser usado em Skyward Sword ainda não estava totalmente completo, justificando o motivo para que ele não fosse mostrado na feira. Porém foi confirmado que a trama do jogo já estava quase concluída, e apenas uma arte conceitual foi revelada para um seleto grupo de jornalistas. Posteriormente a imagem foi liberado para público em geral alguns dias depois. A figura mostrava um link adulto com um escudo em sua mão esquerda e atrás dele uma misteriosa personagem feminina. Durante uma entrevista, Miyamoto salientou que Link não segurava sua espada na imagem, o que acabou gerando diversas especulações que a misteriosa personagem seria a personificação da Master Sword.

Tempos depois, Shigeru Miyamoto anunciou a utilização do periférico Wii MotionPlus como parte integral na jogabilidade do jogo, como nas lutas de espadas. Porém o uso deste acessório foi descartado pelo próprio produtor da série Zelda, Eiji Aonuma. No entando, a descisão de usar o Wii MotionPlus foi eventualmente revertida quando Miyamoto disse ao designer de jogos Katsuya Eguchi para desafiar Aonuma a criar uma jogabilidade com a mesma qualidade nos jogos de Wii Sports Resort.

Na conferência da Nintendo na E3 de 2010, o subtítulo do jogo, Skyward Sword, foi anunciado. Também foi dito que seu lançamento foi adiado para o final de 2011. Durante a apresentação, o estilo gráfico foi finalmente mostrado, revelando uma mistura do estilo realista de Twilight Princess com o cel shading de The Wind Waker, semelhante aos gráficos de Ōkami. O estilo artístico é muito parecido com diversos trabalhos de artistas impressionistas como Paul Cézanne e foi escolhido pois se encaixava parfeitamente para contar um história de fantasia. Um dos motivos para abandonar o estilo realista, era permitir criar desenhos mais exagerados dos personagens, enfatizando os ataques dos inimigos e suas fraquezas. A trilha sonora de Skyward Sword foi composta principalmente por Hajime Wakai, e Koji Kondo providenciou composições adicionais. Os membros da equipe de desenvolvimento manifestaram o desejo de incluir músicas orquestradas no jogo, porém Miyamoto interferiu nesta ideia, dizendo que não havia necessidade em um título que se focava na jogabilidade.

Na E3 de 2011 foi anunciado que o jogo seria lançado no final de 2011. E em 17 de agosto do mesmo ano foi revelado que Skyward Sword seria lançado na Europa em 18 de novembro de 2011 e na América do Norte em 20 de novembro. Para comemorar o lançamento, Skyward Sword teve uma edição normal e outra edição limitada que incluía um Wii Remote Plus dourado. Ambas edições também vinham com um CD contendo as músicas icônicas orquestradas da série.

Marketing[editar | editar código-fonte]

Durante a Nintendo Connection Tour 2011 realizado na Austrália, Skyward Sword estava sendo demonstrado para o público em lojas selecionadas, o que acabou atraíndo muitas atenções e grandes elogios. O ator e comediante e um grande fã da série Robin Williams e sua filha Zelda (cujo nome é o mesmo da personagem-título) atuaram em comerciais de televisão promovendo o jogo.

Uma mini história em quadrinhos também foi publicada samanalmente em cinco partes no site oficial da Nintendo, sendo escrito e ilustrado por Jerry Holkins e Mike Krahulik. A história é narrada por Gaepora, o pai de Zelda.

Questões técnicas[editar | editar código-fonte]

Durante o jogo, existe um bug que acaba impedindo o jogador de continuar a jornada de Skyward Sword. O progresso dos jogadores (saves) podem ser enviados à Nintendo para que o problema possa ser corrigido. Também é possível fazer o download gratúito do "The Legend of Zelda: Skyward Sword Save Data Update Channel" no Wii Shop Channel.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

 Recepção
Resenha crítica
Publicação Nota
1UP.com B+
Computer and Video Games 9,8 de 10
Destructoid 9,5 de 10
Edge 10 de 10
Electronic Gaming Monthly 8,5 de 10
Eurogamer 10 de 10
Famitsu 40 de 40
Game Informer 10 de 10
Game Revolution A
GamesMaster 96%
GameSpot 7,5 de 10
GamesTM 9 de 10
GamesRadar 9 de 10
GameTrailers 9,1 de 10
IGN 10 de 10
Joystiq 4.5 de 5 estrelas.
Machinima 9,5 de 10
Metro GameCentral 10 de 10
Nintendo Power 9,5 de 10
Nintendo World Report 10 de 10
Official Nintendo Magazine 98%
The Daily Telegraph 5 de 5 estrelas.
The Guardian 5 de 5 estrelas.
Wired 10 de 10
X-Play 4 de 5 estrelas.
Pontuação global
Agregador Nota média
Game Rankings 93,34%
GameStats 9,8 de 10
Metacritic 93 de 100
Premiações
Premiador Prêmio
Jogo do Ano Bluefield Daily Telegraph
Click, Edge, Electronic Gaming Monthly, G4, Gamereactor, IGN's People's Choice,[1] Metro GameCentral,[2] MMGN,[3] Nintendojo,[4] Nintendo Life,[5] Rare,[6] San Jose Mercury News,[7] ScrewAttack,[8] Washington Examiner

The Legend of Zelda: Skyward Sword recebeu uma ótima aclamação da crítica geral, recebendo pontuações perfeitas de pelo menos 30 publicações, com um classificação média de 93,34% no Game Rankings, baseado em 56 publicações, 93 de 100 no Metacritic levando em conta 80 publicações e 9,8 de 10 no GameStats. A primeira pontuação dada à Skyward Sword veio da Official Nintendo Magazine em 20 de outubro, dando a pontuação de 98% descrevendo-o como o "melhor jogo Zelda já criado". Um dia depois, a revista Edge deu sua pontuação máxima, 10 de 10, comentado........

Prêmios[editar | editar código-fonte]

The Legend of Zelda: Skyward Sword ganhou inúmeros prêmios, inclusive considerado Jogo do Ano de organizações e publicações, tais como a revista Edge, Metro GameCentral, Nintendo Life, Click, San Jose Mercury News, MMGN, Bluefield Daily Telegraph, The Washington Examiner, Gamereactor, Electronic Gaming Monthly (Escolha do editor), Rare (Escolha do desenvolvedor), Nintendojo, G4 (ganhando em uma votação com mais de 500.000 votos no total) e IGN........ O jogo também ganhou como Jogo de Wii do Ano de organizações e publicações como Spike Video Game Awards, UGO Networks, IGN, GameTrailers, Nintendo Life, GameSpot (Escolha dos leitores), Metacritic, e GameZone.

Vendas[editar | editar código-fonte]

Skyward Sword foi um grande sucesso comercial. Apenas no Japão, cerca de 195.000 cópias foram vendidas em sua primeira semana. De acordo com o presidente da Nintendo of America Reggie Fils-Aime, Skyward Sword é o título a vender mais rapidamente da série The Legend of Zelda.

Em dezembro de 2011, o total das vendas no mundo já marcavam mais 3.42 milhões de unidades vendidas. 380 mil destas unidades foram vendidas somente no Japão, enquanto 3.04 milhões no exterior.

Referências

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome ign_overall
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome metro_top
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome mmgn_goty
  4. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome nintendojo_best
  5. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome nintendolife_awards
  6. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome eurog_developers
  7. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome mercurynews_games
  8. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome screwattack_top

Ligações externas[editar | editar código-fonte]