Albert von Kölliker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Albert von Kölliker
Anatomia, biologia, fisiologia
Nacionalidade Suíça Suiço
Nascimento 6 de julho de 1817
Local Zurique
Morte 2 de novembro de 1905 (88 anos)
Local Würzburg
Atividade
Campo(s) Anatomia, biologia, fisiologia
Orientador(es) Johannes Peter Müller e Friedrich Gustav Jakob Henle
Prêmio(s) Medalha Copley (1897), Medalha Cothenius (1897), Medalha Linneana (1902)

Rudolph Albert von Kölliker (Zurique, 6 de julho de 1817Würzburg, 2 de novembro de 1905) foi um anatomista, biólogo e fisiologista suiço.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou seus estudos na Universidade de Zurique em 1836. Após dois anos transferiu-se para a Universidade de Bonn,[1] e mais tarde para a Universidade de Berlim, onde foi aluno dos fisiologistas Johannes Peter Müller e Friedrich Gustav Jakob Henle. Graduou-se em filosofia em Zurique em 1841, e em medicina na Universidade de Heidelberg em 1842.

O seu primeiro emprego acadêmico foi como assistente de dissecações anatômicas junto de Henle; porém este emprego foi curto porque, em 1844, a Universidade de Zurique convidou-o para ocupar a cadeira de professor extraordinário de fisiologia e de anatomia comparada, onde sua estadia foi curta. Em 1847, devido à sua reputação crescente, foi-lhe oferecido o posto de professor na Universidade de Wurtzburgo, onde passou a lecionar as disciplinas de fisiologia e de anatomia microscópica e comparativa.

Estudou particularmente as medusas e outros organismos similares.

Para obter matéria prima para os seus estudos, empreendeu expedições zoológicas para o Mar Mediterrâneo e pelas costas da Escócia.

No início, interessou-se principalmente pelos invertebrados, porém rapidamente passou a estudar os animais vertebrados. Para estudar os embriões dos mamíferos, foi um dos primeiros a introduzir técnicas microscópicas, incluindo fixação, corte e coloração.

Suas principais contribuições foram no domínio da histologia, secundariamente na zoologia e embriologia. Foi ele quem demonstrou, por exemplo, a diferença entre os músculos lisos e estriados.

Entre as suas contribuições na histologia encontra-se o estudo dos músculos lisos e estriados, da pele, dos ossos, dos dentes, dos vasos sanguínios e das visceras.

Em 1850 escreveu um grande manual de anatomia microscópica.

A sua principal contribuição refere-se ao estudo do sistema nervoso. Em 1845, por exemplo, enquanto morava em Zurique, ele teve êxito ao demonstrar a relação entre as fibras nervosas e os neurônios.

Foi ele que teve a ideia de diferenciar a fisiologia da anatomia. Igualmente provou que os cromossomos estavam implicados com a herança genética, e que os espermatozóides eram células.

Todas as contribuições científicas lhe valeram honrarias. Anteriormente era conhecido simplesmente como Kolliker, porém o título von foi acrescentado ao seu nome. Tornou-se membro de sociedades científicas em diversos países: na Inglaterra, que visitou várias vezes, era altamente considerado, tornando-se membro estrangeiro da Royal Society em 1860 e, em 1897, recebeu o mais alto sinal de consideração com a Medalha Copley. Recebeu também a Medalha Linneana em 1902.

Publicações selecuinadas[editar | editar código-fonte]

  • Handbuch der Gewebelehre (1852)
  • Über die Darwin'sche Schöpfungstheorie (1864)
  • Entwicklungsgeschichte des Menschen und der höhren Thiere / Akademische Vorträge von Albert Kölliker. 2., ganz umgearb. Aufl. Leipzig : Engelmann, 1879 (1. Aufl. 1861)
  • Grundriß der Entwicklungsgeschichte des Menschen und der höheren Tiere (1880, 2. Aufl. 1884)
  • Erinnerungen aus meinem Leben. Leipzig : Engelmann, 1899

Referências

  1. a b Rudolf Albert (em português) R7 Brasil Escola. Visitado em 05 de julho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Karl Gegenbaur
Medalha Copley
1897
Sucedido por
William Huggins




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Albert von Kölliker