Augusta Vitória de Hohenzollern-Sigmaringen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Augusta Vitória
Rainha de Portugal (no exílio)
Princesa de Hohenzollern-Siegmaringen
Governo
Consorte Manuel II de Portugal
Casa Real Hohenzollern-Sigmaringen
Vida
Nascimento 19 de Agosto de 1890
Potsdam,  Alemanha
Morte 29 de agosto de 1966 (76 anos)
Eigeltingen,  Alemanha
Pai Guilherme de Hohenzollern-Sigmaringen
Mãe Maria Teresa de Bourbon-Duas Sicílias

Augusta Vitória Guilhermina Antónia Matilde Luísa Josefina Maria Isabel de Hohenzollern-Sigmaringen (Potsdam, 19 de agosto de 1890Eigeltingen, 29 de agosto de 1966) foi a esposa do último rei de Portugal, D. Manuel II.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Augusta Vitória era a única filha do príncipe Guilherme de Hohenzollern-Sigmaringen e da princesa Maria Teresa de Bourbon-Duas Sicílias.

No dia 4 de setembro de 1913, em Sigmaringen, ela casou-se com D. Manuel II, o destronado rei de Portugal, que era seu primo de segundo grau, pois ambos eram bisnetos da rainha D.ª Maria II, sendo Augusta Vitória neta da infanta Antónia de Bragança.

Como o rei estava exilado na Inglaterra e como a monarquia havia sido formalmente abolida em Portugal, D.ª Augusta Vitória nunca recebeu oficialmente o título de rainha, embora, mesmo no exílio na Inglaterra, fosse assim tratada pelos monárquicos.

Seu casamento com D. Manuel II não gerou descendentes, e, depois da morte do rei, a chefia da casa real portuguesa acabou recaindo sobre D. Duarte Nuno de Bragança, neto de Miguel I.

Em 23 de abril de 1939, D.ª Augusta Vitória, aos quarenta e oito anos, casou-se com o conde Karl Robert Douglas, natural de Constança, Suíça. Douglas, que completaria cinquenta e nove anos no dia seguinte ao matrimónio, era divorciado de Sofie von Fine Blaauw.[1] O segundo casamento também não teve descendência, e ela ficou, novamente, viúva em 1955.

Faleceu aos setenta e seis anos de idade, em Münchhof, em Eigeltingen. Seu corpo foi enterrado no castelo de Langenstein, propriedade da família Douglas em Hegau.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Rainhas de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Precedido por
Amélia de Orleães
Hohenzollern-Sigmaringen-Bragance.png
Rainha de Portugal

(no exílio)
Sucedido por
Nenhuma
Portugal tornou-se
uma República.