Escola Estadual Governador Milton Campos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Escola Estadual Governador Milton Campos
Informação
Apelido Estadual Central
Localização Brasil
R. Felipe dos Santos, 245
Fundação 1854 (170 anos)
Cursos oferecidos ensino médio, ensino integral
Orientação religiosa Laicismo
Unidades 2 unidades
Entrada da Unidade I do colégio Estadual Central, hoje Governador Milton Campos.
Inscrição na entrada.

A Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida como Colégio Estadual Central, é uma instituição de ensino público localizada no município brasileiro de Belo Horizonte.

História[editar | editar código-fonte]

A escola possui mais de um século de história,[1] tendo sido inaugurada em fevereiro de 1854 em Ouro Preto, antiga capital de Minas Gerais com o nome de Liceu Mineiro de Ouro Preto, tornando-se assim a primeira escola pública estadual em Minas.

Com a mudança da capital mineira em 1897, no ano seguinte o então denominado Ginásio Mineiro foi transferido da antiga Vila Rica para Belo Horizonte, onde foi instalado provisoriamente em um prédio da Praça Afonso Arinos. Posteriormente, foi para a Rua da Bahia e, logo após, para o bairro da Serra. O destino seguinte foi um prédio na Avenida Augusto de Lima, onde hoje está o centro de exposições Minascentro, em frente ao Mercado Central. Rebatizado como Colégio Estadual de Minas Gerais em 1943, sofre nova mudança, para outro prédio na mesma avenida, onde posteriormente seria erguido o Fórum Lafayette. A atual sede, no Bairro de Lourdes foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1954 e erguida durante a gestão de Juscelino Kubitschek no governo de Minas Gerais no local onde antes funcionava o Regimento da Cavalaria da capital. Foi inaugurada em 1956. No final da década de 1970 foi adotada a atual denominação Escola Estadual Governador Milton Campos.

Várias personalidades estudaram no Colégio. Dentre elas a presidente do Brasil Dilma Rousseff, na década de 1960.[2][3][4] Após reforma, o Colégio Central foi reinaugurado em 22/04/2016 pelo governador Fernando Pimentel, ex-aluno do Colégio, em evento que contou com a presença do músico Juarez Moreira[5].

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.