Ford do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ford do Brasil
Ford logo.svg
Slogan Ouse ir mais longe
Indústria Automobilística
Fundação 1919
Sede São Bernardo do Campo, SP
Empregados 14 mil
Página oficial www.ford.com.br

Ford do Brasil é a subsidiária brasileira da montadora estadunidense Ford. Fundada em 1919, a Ford do Brasil dedicou-se inicialmente à importação de veículos produzidos no exterior. Foi a segunda filial sul-americana da Ford, depois da Ford Argentina, e a primeira a se instalar no Brasil, inicialmente num armazém na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, mudando-se um ano depois para a Praça da República, até a inauguração, em 1921, de instalações especialmente projetadas para funcionarem como linha de montagem de veículos, na Rua Solon, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. O automóvel Ford Modelo T e o caminhão Modelo TT foram os primeiros veículos montados pela Ford no Brasil. 1953 A Ford completa 50 anos e a partir de uma divisão criada em 1951, a Ford Archives, foi possível documentar toda a rica história da Ford. Inaugurada a nova fábrica da Ford no Brasil, no bairro do Ipiranga (São Paulo). Montando automóveis americanos e europeus, caminhões, tratores e chassis de ônibus, foi a mais moderna instalação industrial automobilística da época. Humberto Monteiro assume o cargo de Gerente-Geral da Ford brasileira e foi um dos grandes entusiastas da produção nacional de veículos.

1954 Surge o Thunderbird no cenário da indústria automobilística e, rapidamente, se torna um clássico americano. Muitos são importados para o Brasil. Nas comemorações do 4° Centenário da Cidade de São Paulo, o stand da Ford no Parque do Ibirapuera apresenta o veículo, modelo 1955. Líder em pesquisa e desenvolvimento em segurança, a Ford Motor Company coloca em prática o seu 1º crash-test.

1955 As primeiras cabines de pick-ups e caminhões, feitas com aço de Volta Redonda, marcam o programa de nacionalização da produção da Ford no Brasil.


O primeiro automóvel lançado pela Ford do Brasil foi o Ford Galaxie 500 em abril de 1967, igual ao modelo norte-americano de 1966 exceto pela motorização, e era na época o mais moderno automóvel fabricado no Brasil. Ainda em 1967 a Ford do Brasil adquiriu o controle acionário da Willys Overland do Brasil, herdando então um projeto de carro médio que viria a ser lançado, depois de extensas modificações, como o Ford Corcel em 1968.

O maior sucesso da Ford no Brasil foi o automóvel Corcel II, introduzido em 1978.

Atualmente a Ford é a quarta maior força no mercado automobilístico brasileiro, sendo que a divisão latinoamericana da Ford é a mais lucrativa da empresa. Os principais modelos da Ford do Brasil são o Ford Fiesta, Ford EcoSport e o Ford Fusion, este último importado do México.

Veículos comercializados no Brasil[editar | editar código-fonte]

A Ford Brasil também possui uma linha de caminhões - Ford Caminhões - cujos produtos dividem-se entre a Série F e Linha Cargo e uma montadora de veículos off-road, a Troller, localizada na cidade de Horizonte, no Ceará.

Recalls no Brasil[editar | editar código-fonte]

Data de anúncio Problema Modelos afetados Causa Solução
25 de setembro de 2014[1] Cilindro de ignição pode girar sozinho Novo Ka Hatch (chassi F8121717 a F8128826) Defeito Troca do cilindro de ignição, da fechadura da porta do motorista, e das chaves principal e reserva

Referências

  1. Novo Ka é chamado para recall no mesmo mês de lançamento (em português) G1 (25 de setembro de 2014). Visitado em 26 de setembro de 2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]