Freeride

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Freeride é uma modalidade relativamente recente dentro do MTB (Mountain Bike), que consiste em transpor obstáculos e saltos, que podem ser naturais ou criados pelo homem. O Freeride é uma combinação de Downhill e Dirtjumping. Pode ser praticado tanto na Rua (Street MTB, Urban Assault ou Urban Ride), no caso um Freeride Urbano, ou pode ser praticado também na Terra, em trilhas e pistas da modalidade. As bicicletas de freeride têm características especiais, são construídas normalmente em alumínio ou chromoly (mistura de ferro crómio e outros metais) e tem uma curta distancia entre eixos para permitirem uma boa maneabilidade nos saltos e manobras. Para freeride urbano, geralmente são utilizadas bikes rígidas (sem amortecedor) e com suspensões com curso entre os 80mm e 100mm. Freeride em terra é um pouco mais pesado, geralmente são usadas bikes de suspensão total o curso da suspensão e do amortecedor varia geralmente entre 100mm a 200mm. Hoje em dia a modalidade alem de ser praticada nas ruas das cidades, skate parks, pistas de dirt e trilhos locais é ainda praticada em bike parkes que são parques exclusivos para a pratica de BTT. O Freeride é um desporto que exige muita destreza e habilidade e deve ser sempre praticado utilizando equipamento de protecção, que inclui capacete, joelheiras/caneleiras, cotoveleiras , luvas e coletes para protecção das costas e peito.

Freeride é uma modalidade única e exclusiva.